TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA DE MARKETING - MERCADO E COMPETITIVIDADE

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

aDMINISTRAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

LEANDRO VARGAS DIAS

ESTRATÉGIA DE MARKETING

MERCADO E COMPETITIVIDADE

                                       

 

[pic 3]

SÃO LOURENÇO DO SUL

2009

LEANDRO VARGAS DIAS

ESTRATÉGIA DE MARKETING

MERCADO E COMPETITIVIDADE

Trabalho apresentado ao Curso Administração de Pequenas e Médias Empresas)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina

Estratégia de Marketing

Prof:Alexandre Cabral

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................4

1-Faça um resumo dos tipos de segmentação de mercado consumidores em variáveis de segmentação....................................................................................... 4

2- Você sera covidado a participar de um grupo responsável  pela criação de um novo produto ecológicamente correto. Para isso será necessário descreve o píblico-alvo com detalhes. Com base na reportagem acima "Geração sustentável" descreva quem é este público-alvo.

3- Sugira um produto que atenda a demanda do público -alvo  que você sugeriu no item 2. Descreva este produto  com base nos 4 P's, detalhado as características que você gostaria de ter em cada composto mercadológico.

4- Faça um resumo dos possíveis diferenciais que um produto pode  exibir.

5- Descreva que diferencial este produto terá e justifique o motivo que lhe levou a sugerir esse diferencial.

6- Agora, sugira maneiras que este diferencial será comunicado ao mercado (quer dizer, como quer que o mercado veja esse seu produto- isso é o que significa "posicionamento do produto") você vai descrever aqui como vai ser sua propaganda, colocando fotos ou figuras que demonstrem o seu produto, descrevendo os textos que você ressaltará na propaganda, descrevendo onde ela será publicada, Para qual Público-alvo, descrevendo também que tipo de mídia irá usar(se baner,  panfleto, outdoor, propaganda em rádio ou tv, mala direta ou panfletagem.)

Introdução

Neste trabalho iremos falar em estratégia de marketing onde os consumidores são o principal alvo, segmentação de mercado, público-alvo, possíveis diferenciais de produtos . Criação de um produto com apelo ecológico, trançando sua missão e principal objetivo, até  o momento de apresenta-lo ao mercado com imagem de sustentabilidade.

1-Faça um resumo dos tipos de segmentação de mercado consumidores em variáveis de segmentação

Segmentação geográfica:

Precisa de uma divisão do mercado  em  diferentes unidades geográficas, como países, estados, regiões, cidades  ou bairros. A segmentação divide  um mercado global em grupos homogêneos. As empresas podem optar atuar em um ou mais mercados geográficos. Na segmentação geográfica, as diferenças regionais são consideradas. As regiões geográficas podem ser  usadas para segmentar  mercados para esforços de marketing especializados. Geralmente a segmentação geográfica é usada em conjunto com outros descritores de segmentação.

EX: Erva Mate, do chimarrão do Gaucho, fabrica dentro e fora do estado do Rio Grande do Sul, e, diga-se de passagem, que ao meu gosto a melhores ervas vem de Santa Catarina.

Segmentação Psicográfica

Segmenta o mercado pelos perfis do estilo de vida dos diferentes consumidores. Segmenta os grupos na classe social, na personalidade, nas atitudes e na percepção. A segmentação psicográfica produz uma descrição muito mais rica de um mercado-alvo potencial do que seria possível de outro modo. Essas bases de segmentação permitem que o profissional de marketing entenda como
funciona a parte interna (Atitudes, sentimentos e crenças e etc.) dos consumidores  potenciais antes de desenvolver um conjunto de marketing focado para eles. Ex: Roupas em couro voltadas para o estilo de quem viajam só de moto. (Encontros de gênero, neste segmento em sua grande maioria são empresários e profissionais liberais que buscam no prazer de viajar ao relento um forma de aliviar o stress do dia-a-dia.

Segmentação demográfica                                                                                    Divisão do mercado em diferentes grupos, com base em variáveis demográficas. São as bases mais populares para segmentação dos grupos de consumo, pois as necessidades e desejos variam conforme as mudanças demográficas. Estas são as mais fáceis de serem avaliadas. A maioria das empresas segmenta o mercado combinando duas ou mais variáveis demográficas, como por
exemplo, sexo e idade, renda, religião e etc.. Ex: Carro básico sem qualquer item luxuoso de série voltado pára publico de renda mais baixa, geralmente adquirido em financiamentos de longas prestações.

Segmentação comportamento de compra
Os  profissionais de marketing podem segmentar o mercado de acordo com  o comportamento de compra do consumidor(datas sazonais do tipo dias dos namorados, natal, dia das mães e etc.) O comportamento de compra pode ser: prudente, impulsivo, pessimista, tradicional e confiante. A segmentação baseada no comportamento dos consumidores geralmente centra-se em alguma combinação de freqüência de uso, situação de lealdade a algum produto ou marca,  situação de usuário. Ex: Chocolates em forma de coração, cestas de flores com ursinhos e outros mimos para o dia dos namorados.

2- Você sera covidado a participar de um grupo responsável  pela criação de um novo produto ecológicamente correto. Para isso será necessário descreve o público-alvo com detalhes. Com base na reportagem acima "Geração sustentável" descreva quem é este público-alvo.

3- TABELA[pic 4]

  1. TABELA

4- Faça um resumo dos possíveis diferenciais que um produto pode exibir.

A primeira diferença que identifico é o público-alvo deste produto, que camada de nossa população ele quer chamar atenção,  A,B,C,D OU E. Pode também ser na embalagem chamativa, mais conhecido como apelo visual, muito encontrado em artigos para crianças, tudo muito colorido. Na essência do  marketing encontramos a estratégia, qual a idéia ou imagem que este produto quer mostrar ou transparecer, confiança, durabilidade, maciez, tradição, compromisso com a qualidade. O mais comum hoje é um serviço, produto ou marca ser conhecido por segmentação, várias propagandas mostram diferenciação de um mesmo produto, porém criando para ele um serviço novo, uma imagem nova, como no caso dos bancos. Cliente especial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (243.2 Kb)   docx (196.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com