TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competitividade No Mercado Atual

Artigo: Competitividade No Mercado Atual. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  2.044 Palavras (9 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade analisar e mostrar algumas formas de uma empresa se manter competindo no mercado atual. Para isso será analisadas algumas formas de pesquisas bem como contabilidade de custos e o direito do trabalhador.

2 DESENVOLVIMENTO

Com uma crescente competitividade no mercado atual, as empresas se vêem na necessidade de investir cada vez mais em pesquisas. Para isso, a empresa pode utilizar dos métodos científicos da estatística para coleta, organização, resumo, apresentação e analise de dados.

A estatística parte da observância de grupos geralmente numerosos que podemos dar o nome de população. A amostragem, que é uma das teorias que citaremos aqui, pode ser definida como qualquer subconjunto da população. E para o processo de amostragem ser valido e atender seus objetivos, são necessários cuidados como os procedimentos científicos de amostragem.

Para fazer um levantamento amostral, é necessário:

• Explicitar os objetivos com bastante firmeza, a fim de evitar dúvidas posteriores;

• Definir a população a ser amostrada;

• Escolher as variáveis a serem observadas;

• Especificar o grau de precisão desejado, pois os levantamentos são sujeitos a incerteza, devido a erros de medida ou devido ao fato de apenas uma parte da população ser examinada;

• Escolher os instrumentos de medida e a forma de abordagem;

• Escolher a unidade amostral, que é definida como a menor parte distinta e identificável da população, para fins de enumeração e sorteio da amostra;

• Executar a prova experimental, prova-piloto ou pré-teste, pois é quando se verificam potenciais erros

• Selecionar a amostra, após ser decidido qual deve ser o respectivo tamanho.

Tipos de amostragem

A amostragem é dita como probabilística quando cada unidade amostral na população tem uma probabilidade de pertencer à amostra. Essa probabilidade é conhecida e diferente de zero. De outra forma, a amostragem é dita não-probabilística. A amostragem probabilística possibilita maiores inferências sobre a população estudada do que a amostragem não-probabilística. A amostragem probabilística pode ser simples, estratificada, sistemática, por conglomerados entre outras.

Amostragem simples sem reposição

É um processo simples onde cada unidade amostral, antes da tomada da amostra, tem igual probabilidade de pertencer a ela. Seja uma população numerada de 1, 2,... , N, e deseja-se obter uma amostra de tamanho n. Então, cada unidade amostral terá probabilidade n/N de pertencer à amostra.

Amostragem estratificada simples

Muitas vezes uma população é composta de subpopulações (estratos) bem definidos, havendo maior homogeneidade entre as unidades amostrais dentro de cada estrato do que entre as unidades amostrais de estratos diferentes. Sexo, idade, condição sócio-econômica são exemplos típicos. Nestas condições, tais estratos devem ser levados em consideração e o sorteio da amostra deve ser feito em cada um deles independentemente; daí o nome de amostragem estratificada.

Geralmente, a amostra de cada estrato é proporcional ao número de indivíduos que compõem a população do mesmo. Essa amostragem é chamada de amostragem estratificada proporcional.

Amostragem sistemática

É possível colher uma amostra utilizando a ordenação natural dos indivíduos, como prontuários, quarteirões de uma cidade e etc. Sendo N o total de unidades amostrais e n o tamanho da amostra desejada, define-se a quantidade N/n = k, a que se dá o nome de intervalo de amostragem; admitindo-se que k seja um número inteiro, faz-se então um sorteio entre os números 1, 2, ..., k, podendo ser obtido, por exemplo, o valor i, que será chamado de início casual. A partir daí, toda a amostra é definida: o segundo termo será i k, o terceiro termo será i 2k e assim por diante.

Nesse tipo de amostragem, deve-se ter o cuidado de verificar se a ordenação das unidades amostrais não apresenta periodicidade, com certas características se repetindo em intervalos iguais.

Amostragem por conglomerados

Chama-se conglomerado (ou cluster) um conjunto de unidades elementares da população. Se as unidades amostrais definidas na população, para efeito do sorteio para obtenção da amostra, forem conglomerados, ter-se-á uma amostragem por conglomerados.

Na amostra por conglomerados, cada conglomerado é visualizado como uma espécie de miniatura da população; portanto, será tanto melhor quanto maior a heterogeneidade da população. Conglomerados podem ser quarteirões, domicílio e etc.

Amostragem por etapa dupla

É uma modificação da amostragem por conglomerados. Na primeira etapa são selecionados conglomerados, e na segunda etapa são sorteadas as unidades amostrais que se encontram dentro de cada conglomerado selecionado.

Em uma pesquisa usando variável, teremos itens levantados para realizar a pesquisa. Por exemplo, uma indústria automobilística pretende lançar um novo modelo de carro. Para isto, ela levantou uma pesquisa para saber a preferência dos consumidores sobre o tipo de combustível, numero de portas, preço cor etc. Cada uma dessas características é uma variável da pesquisa. Sendo que elas podem ser:

- Variável qualitativa: seus valores não são numéricos, mas sim determinadas características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com