TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Técnica Produção Sistema Agroalimentar

Por:   •  14/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

Escolha do Caso: O estudo de caso escolhido foi a chácara do Rogério. O proprietário faz o manejo de bioinsumo em sua propriedade no cultivo de diversas plantas como alternativa à adubação convencional que normalmente é utilizada em grandes monoculturas no País. O proprietário aborda a importância em utilizar insumos locais e como é possível a substituição do esterco bovino pelo bioinsumo produzido na propriedade.

Primeira Parte: Caracterização Geral e Produção Agropecuária

1 - Segmento principal do caso escolhido: A chácara do Rogério caracteriza-se por ser um sistema de produção orgânico que visa a produção ecologicamente sustentável, economicamente viável e socialmente justa, que seja capaz de integrar o homem ao meio ambiente. O proprietário diz que seu principal segmento é geração de tecnologia, e que busca diferentes alternativas de manejo que viabilizem uma maior interação no manejo sem a utilização de produtos químicos.

2 - Tipo de empreendimento, comercialização: Propriedade privada com 3 hectares. O espaço é trabalhado em 15 módulos. Em cada módulo a área é trabalhada de forma diferente com diferentes tipos de espécies de planta.

3 - Localização: Ponte Alta / GAMA - DF.

4 - Histórico:

A propriedade Jacarepaguá foi adquirida pelo Rogério em 1987 e o mesmo tinha intenção de mostrar à sociedade que era possível o cultivo de diversas culturas sem a utilização de agroquímicos. Dessa ação deu origem à primeira feira de produtos orgânicos do DF com produtos produzidos na chácara dele, como: hortaliças e fruticulturas. Após o sucesso na comercialização dos produtos orgânicos, o produtor decidiu investir em produtos provenientes da produção animal, em especial o bovino, com: leite, queijo e iogurte com essa pegada do orgânico, que, também, acabou dando muito certo, porém, pela falta de água na região, o produtor teve que desacelerar a produção em questão. O objetivo do proprietário era ter um sistema máximo de produção e ambientalmente equilibrado sempre com o objetivo de produzir na área apenas com insumos provenientes da região. Do ponto de vista temporal, a área foi reflorestada em sua integralidade, visto que, quando adquirida era apenas pasto de capim braquiara, e atualmente, contém diversas plantas nativas e do cerrado, além das árvores frutiferas e medicinais que foram sendo reflorestada ao longo do tempo. Além de agricultor, Rogério era servidor no Ministério da Agricultura e manter ambas atividades (servidor versus agricultura), segundo ele, “pesou”, então, decidiu abrir mão da produção na região para ficar apenas com desenvolvimento tecnológico na área, não deixando até hoje de testar novas tecnologias na região, como os bioinsumos.

5 - Principais produtos e cadeia produtiva: A região é composta por diversas árvores frutíferas, vegetação arbóreas, espécies nativas (cerrado) trazidas de outras regiões por meio dos polinizadores- animais que circulam na região. Desse ecossistema são extraídos biofertilizantes e feitos estudos em manejo de plantas.

Através do estudo da cadeia produtiva é possível estabelecer a relação entre os diferentes tipos de agentes envolvidos. Através de sua análise é possível identificar pontos de estrangulamento e planear intervenções ou estratégias de ajustes e desenvolvimento. A cadeia produtiva de alimentos orgânicos conforme proposta por Ormond et al., foi a primeira descrita para o segmento de orgânicos, conforme mostra a Figura 1, nela são identificadas as funções que compõem a cadeia produtiva, os agentes que as executam e as formas de relacionamento entre eles.

É na produção de insumos que se encontra a produção de mudas, sementes, adubos, fertilizantes, controladores de pragas e doenças, defensivos, embalagens e outros itens que são necessários ao manejo orgânico de uma propriedade. Já na produção agropecuária, composta principalmente por empresas e proprietários rurais, caracteriza-se pelas commodities e pela produção verticalizada, atuando também no processamento secundário, com predomínio de hortifrutigranjeiros ligados a associações de produtores, cooperativas e indústria processadora. O processamento primário trata de empresas, cooperativas ou associações de produtores que atuam na coleta de produção regional fazendo a seleção, higienização, padronização e envase de produtos a serem consumidos in natura sendo responsáveis pelo transporte e comercialização da produção. Compõem o processamento secundário desde tradicionais indústrias de alimentos a pequenas indústrias, algumas quase artesanais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com