TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Discursiva

Por:   •  5/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

União Metropolitana de Educação e Cultura - FCT[pic 1]

Eloá Pessoa - 35186942569 - Eng Civil, 3º semestre. Noturno

Profº: Antônio Duarte - Tecnologia das Construções I

Atividade

[Pág 109.]

Situação-Problema

Em qualquer prática da construção civil, é imprescindível a realização de nivelamento, seja em lotes, alvenarias, paredes e entre outros.

A utilização da mangueira de nível é antiga nas construções, porém, muito eficaz. Utilizando o Princípio de Stevin, na área de hidrostática. Se ao observar a área a ser nivelada se for extensa, para facilidade de medição pode-se dividir a área em pedaços menores. Esta ferramenta é mais acessível e para obter cota exata do nível exige dois profissionais manejando o equipamento.

A utilização do nível a laser está ganhando espaço nas grandes construções e no mercado, pela sua eficácia e rapidez. Empregando nos serviços de construções em geral. O nível não funciona sem local para refletir, ou seja, ele não conseguirá fornecerá as linhas, se o dia estiver muito claro, não é possível visualizar o laser e a análise do custo x benefício pelo seu valor.

[Pág 110]

Questão 1

Resposta:
Alternativa   A   - Apenas a afirmativa II esta correta
[pic 2]

Questão 2

Resposta:[pic 3]

Alternativa   E   - F,V,V        

Questão 3

Resposta:[pic 4]

Alternativa   D  E18A: 0 e +103 cm; E18B: -87 cm e -49 cm; E18C: +87 cm e -49 cm

[Pág 131]

Situação-Problema

Primeiramente analisar as características do solo, o peso da edificação e seus materiais para elaborar o projeto estrutural. Um projeto bem feito economiza na compra dos materiais e evita problemas no futuro.

Em casas com até dois pavimentos é comum utilizarmos as fundações diretas ou rasas devido ao seu custo benefício. As fundações rasas transmitem as cargas diretamente para o solo por suas bases. Possuem profundidade igual ou inferior a 3 metros. Geralmente as escavações deste tipo de fundação são feitas manualmente.

Os tipos de fundações diretas mais comuns são:

Sapata Isolada - São recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência. O peso da edificação é transmitido para as colunas, que por sua vez, transferem o peso para as sapatas que distribuem para o solo. Geralmente as sapatas isoladas têm a base quadrada ou retangular e o topo pode ser reto ou piramidal.

Viga Baldrame - A viga baldrame fica localiza abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção. Ela conecta sapatas isoladas para melhor distribuição dos pesos da construção.  Contribui também para um melhor travamento das colunas ou pilares da construção.

Radier - É uma fundação rasa recomendada para solos com baixa resistência. O radier é uma placa de concreto armado ou protendido que fica abaixo da casa e em contato direto com o solo. Neste tipo de fundação a casa é construída logo acima dele o peso (carga) dela é distribuído de forma uniforme para o solo.

Sapata Corrida - A sapata corrida é uma fundação superficial muito utilizada na construção de casas com vãos pequenos, muros, paredes de reservatórios e piscinas. Ela é uma estrutura contínua de concreto armado que fica abaixo das paredes, se assemelha a viga baldrame, porém suas dimensões de largura e altura são normalmente maiores. O peso da construção é transferido para as colunas e depois distribuído linearmente para o solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com