TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Prática

Por:   •  29/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Topografia é a ciência que objetiva representar, no papel, a forma de uma porção de terreno. Etimologicamente a palavra topografia é formada pelas palavras gregas: TOPOS e GRAPHEN, que significam respectivamente, Lugar e Descrição. A Topografia permite a representação, em planta, dos limites de uma propriedade e dos detalhes que estão em seu interior como, por exemplo: cercas, construções, campos cultivados, benfeitorias em geral, córregos, vales e etc, sem levar em conta a curvatura da Terra.

Preliminarmente ao planejamento de uma construção, o projetista precisa conhecer quais são as dimensões e condições do terreno onde ela será alocada. Dados sobre a variação de cotas, presença e localização de elementos estranhos à obra, tais como: árvores, lagos etc., ajudam a determinar o local onde a construção será feita e a prever serviços futuros, preliminares ao processo de construção, como: terraplenagem, pavimentações entre outros.

A situação do terreno e suas peculiaridades são obtidas através de um levantamento topográfico. Este levantamento é que vai mostrar a situação do terreno, seus declives, imperfeições e a necessidade de aterro ou corte. Com este levantamento o projetista tem a possibilidade de avaliar quais os investimentos necessários para a construção e qual a viabilidade do projeto.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Levantamento Topográfico é conjunto de operações topográficas clássicas (poligonais, irradiações, interseções ou por ordenadas sobre uma linha-base), destinado à determinação das posições planimétricas e/ou altimétricas dos pontos, que vão permitir a representação do terreno a ser levantado topograficamente a partir do apoio topográfico. Estas operações podem conduzir, simultaneamente, à obtenção da planimetria e da altimetria, ou então, separadamente, se as condições especiais do terreno ou exigências do levantamento obrigarem à separação.

O levantamento topográfico pode ser dividido em: PLANIMETRIA, compreendendo o conjunto de operações necessárias para a determinação de pontos e feições do terreno que serão projetados sobre um plano horizontal de referência através de suas coordenadas X e Y e ALTIMETRIA, compreendendo o conjunto de operações necessárias para a determinação de pontos e feições do terreno que, além de serem projetados sobre um plano horizontal de referência, terão sua representação em relação a um plano de referência vertical ou de nível através de suas coordenadas X, Y e Z.

Os levantamentos planimétricos têm por objetivo determinar a situação de determinados detalhes na configuração do terreno e a sinalização ou a locação de pontos ou de distâncias e azimutes de alinhamentos dados, que haverão de servir de base para projetos construtivos.

Os métodos mais utilizados na realização de levantamentos planimétricos são: Irradiação, Interseção e Caminhamento.

No levantamento por Irradiação determina-se um único ponto que servirá de estação, de onde serão visados todos os detalhes necessários à construção da planta topográfica. Do ponto estação aos demais, serão medidos ângulos e distâncias, bem como um ângulo de orientação. Este método de levantamento, apesar de simples, possui limitações, sendo geralmente desenvolvido em pequenas áreas, desde que sejam relativamente planas (além de não aceitar obstáculos), pois a presença destes impediria as vizadas.

Figura 1 - Levantamento por Irradiação (Retirado de: http://www2.uefs.br/geotec/topografia/apostilas/topografia(8).htm)

Levantamento por intersecção consiste na determinação de pontos através da interseção de ângulos. Estes ângulos são obtidos de duas estações, localizadas estrategicamente para facilitar as visadas. É geralmente empregado na avaliação de pequenas superfícies de relevo acidentado.

Figura 2 - Levantamento por Irradiação (Retirado de: http://www2.uefs.br/geotec/topografia/apostilas/topografia(8).htm)

O método do caminhamento consiste em percorrer o polígono efetuando-se a medida de cada um dos lados, e dos ângulos horizontais em cada um dos vértices. Os ângulos horizontais podem ser medidos pelos processos das deflexões ou ângulos internos, sendo mais comum o processo dos ângulos internos. Este é o método utilizado no levantamento de superfícies relativamente grandes e de relevo acidentado. Requer uma quantidade maior de medidas que os descritos anteriormente, porém, oferece maior confiabilidade no que diz respeito aos resultados. O método de caminhamento é realizado conforme as seguintes etapas: Reconhecimento do Terreno: durante esta fase, costuma-se fazer a implantação das estacas para a delimitação da superfície a ser levantada; Levantamento da Poligonal: nesta fase, percorrem-se as estações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com