TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Locação de Obra

Por:   •  9/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

EXERCÍCIOS – LOCAÇÃO DE OBRAS

        1 - Quais os procedimentos para execução da locação de uma obra?

Os procedimentos para a execução da uma locação de uma obra são:

 Eixos principais – Projeto Estrutural Bate-Estaca, quando arrastada desmancha locação prévia das paredes;

Estaqueamento pronto locar as paredes;

        2 - Faça um comparativo entre a locação por cavaletes e por tábua corrida, indicando pelo menos 3 pontos positivos e negativos de cada modo.

Cavaletes: A locação por cavaletes é indicada para obras de menor porte – garagens, barracões e ampliações - e com poucos elementos a serem locados. Nesse tipo de locação, os alinhamentos são definidos por pregos cravados nos cavaletes constituídos de duas ou três estacas cravadas diretamente no solo e travadas por uma travessa nivelada pregada nas estacas. A grande desvantagem dos cavaletes por serem isolados é a dificuldade de se perceber deslocamentos provocados pela circulação de equipamentos e operários, resultando com isso alinhamentos e locações fora do previsto.

Tábua Corrida: A locação por tábua corrida, também chamada de tabela ou tabeira, é indicada para obras com muitos elementos a serem locados. Consiste em contornar toda a futura edificação com um cavalete contínuo constituído de estacas e tábuas niveladas e em esquadro (polígono em esquadro).

        3 - Realizar a determinação do gabarito sobre as plantas baixas apresentadas utilizando algum dos métodos de locação apresentados em aula. Indicar o método utilizado.

a)

[pic 1]

b)

[pic 2]

        4 - Quais as consequências de uma locação de obra mal feita?

As consequências são problemas como paredes tortas, localização errada de portas ou janelas, tamanhos incorretos de cômodos, até problemas no alinhamento das fundações e estruturas, entre outros.

        5 - Quais os cuidados que devemos ter para iniciar a locação de uma obra?

Para iniciarmos uma locação devemos estar com o terreno limpo,) e, preferencialmente, na cota de arrasamento das fundações (estacas ou sapatas). É necessário conseguir a referência inicial que pode ser um ponto definido no terreno e um rumo ou uma parede de construção vizinha. A referência mais comum em obras urbanas é o alinhamento predial que geralmente é marcada por equipe de topógrafo da prefeitura ou por empresa prestadora de serviços contratada pelo município. Estudar os projetos. Providenciar todos os equipamentos e ferramentas necessários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com