TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Da Obra Saberes Pedagógicos E Atividade Docente -selma Garrido Pimenta

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Da Obra Saberes Pedagógicos E Atividade Docente -selma Garrido Pimenta. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  4.659 Visualizações

Página 1 de 4

SABERES PEDAGÓGICOS E ATIVIDADE DOCENTE, DE SELMA GARRIDO PIMENTA (RESENHA)

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Roberta Domingues Machado

A obra, Saberes Pedagógicos e Atividade Docente, organizada pela professora Selma Garrido Pimenta reúne textos de professores universitários que abordam aspectos, princípios e saberes que agregam valor ao fazer pedagógico. Considerando de suma importância o processo em que se dá a relação professor/aluno, e a instituição como meio que se vincula como ambiente sistematizador e de gestão.

É uma obra que se destina a professores no exercício de sua profissão e professores ainda em formação. E é indicada para todos que desejam descobrir ou compreender quais os saberes pedagógicos necessários para uma pratica docente mais efetivamente transformadora. Nessa obra, os autores retratam a formação docente como ponto de partida para uma pedagogia que embora pautada no conhecimento deve considerar que é na prática cotidiana que se faz, presente, o ato docente. Essa prática docente pode permear por concepções distintas da pedagogia, contudo que leve o discente à libertação. Pois é através da educação que a sociedade pode ser transformada. O livro está dividido em oito capítulos:

No capítulo 1, Formação de professores: identidade e saberes da docência, : Selma Garrido Pimenta propôs-se estudar a construção da identidade profissional e os saberes da experiência adquirida no espaço docente. Pimenta buscou consolidar novos saberes sobre os processos identitários e de construção de saberes por professores em suas práticas. As reflexões da autora apresentam caráter inconcluso.

No capítulo 2, Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico, : Sandra Azzi estudou o exercício da docência, a qualificação docente permeada pela práxis e suas contribuições para o saber pedagógico. A autora fez um estudo das condições dos professores em sua formação profissional e em seu trabalho docente considerando a unidade entre a teoria e a prática.

No capítulo 3, Concepções pedagógicas e emancipação humana: um estudo crítico, : Regina Maria G. Pereira Lopes fundamentou o estudo sobre a libertação do homem através da educação e a influência das concepções pedagógicas na construção do sujeito. O propôs conhecer o trabalho educativo em uma realidade prática, afim de verificar se essa prática permite a possibilidade de transformação social ou a emancipação humana.

No capítulo 4, Juventude, escola e sociabilidade, : Maria Ornélia da Silveira Marques estudou a escola como espaço de socialização e como meio de busca dos jovens a sua identidade. A autora fez uma analise a fim de verificar se os papeis assumidos pela escola, viabilizam transformar os jovens atores do meio social em construtores de suas identidades.

No capítulo 5, Educação e solidariedade: a pedagogia jesuítica hoje, : Luis Fernando Klein estudou a influência da educação jesuítica, seus paradigmas, princípios e valores. O autor fez uma associação das contribuições da pedagogia jesuítica as ciências da educação, propiciando a formação de homens e mulheres competentes e motivados a contribuir para a sociedade.

No capítulo 6, Os conceitos de público e privado e suas implicações na organização escolar, : Marlene de Oliveira Lobo Faleiro propôs um estudo que distingue aspectos da prática educacional e a experiência de gestão nas instituições públicas e privadas. A autora propôs uma reflexão sobre os discursos e práticas para entender seus sentidos e reflexos no trabalho em geral e, em especial, na escola pública.

No capítulo 7, Supervisão e avaliação institucional: construindo um caminho que reafirme o caráter público da educação, : Maria de Fátima B. Abdalla estudou a importância da supervisão e avaliação institucional dentro de uma reconstrução de significados possibilitando a produção do conhecimento. A autora discutiu as implicações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com