TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Automação de uma Retroescavadeira e sua empregabilidade na industria

Por:   •  27/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 6

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI/SE[pic 1]

DEPARTAMENTO REGIONAL SERGIPE

CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

ALUNO 11'\

ALUNO 2

ALUNO 3

ALUNO 4

Automação de uma Retroescavadeira e sua empregabilidade na industria.

Aracaju

2016


ALUNO 1

ALUNO 2

ALUNO 3

ALUNO 4

Automação de uma Retroescavadeira e sua empregabilidade na industria.

Trabalho apresentado ao curso Técnico em Automação Industrial – SENAI/SE à disciplina Fundamentos da Comunicação para fins de nota na disciplina Fundamentos da Comunicação.

Orientadora: Camilla Correia Freitas

Aracaju

2016


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4.

1.1 PROBLEMÁTICA        5.

1.2 OBJETIVO GERAL        5.

1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5-6.

1.4 JUSTIFICATIVA        6.

2 DESENVOLVIMENTO        6-7.

3 METODOLOGIA        7.

CONCLUSÃO        8.

REFERÊNCIAS        9.


1 INTRODUÇÃO

Ao longo da história, o homem sempre preocupou em soluções para os problemas que foram surgindo. Em uma das muitas soluções é a escavação. O trabalho braçal tinha inúmeras desvantagens como tempo, volume, precisão, conflitos, cansaço, ergonomia. Segundo Holmes (2011) , em 1835, foi construído uma escavadeira movida à vapor, montada sobre os trilhos de um trem. Tinha uma concha para coletar terras, pedras, e outros materiais, que era acoplada com um braço de elevação feito de madeira para girar a concha. Esse trabalho começou nas minas, devido à grande dureza que o solo proporcionava.

Diariamente, nos relacionamos com sistemas automáticos desenvolvidos com o objetivo de facilitar o nosso cotidiano. A influência da automação industrial é tão forte que, na maioria das vezes, passa-se desapercebida. Entretanto, ela pode ser facilmente encontrada em nossas casas, quando, por exemplo, a roupa é lavada em uma lavadora automática, ou quando um controle remoto é usado para abrir e/ou fechar o portão da garagem, ou até mesmo quando se esquenta a comida com o auxílio de um forno de microondas. Exemplos de automação industrial também estão presentes nas ruas, quando alguém retira dinheiro em um caixa eletrônico, ou quando alguém faz compras com cartão de crédito. Sendo assim, pode-se afirmar que estamos cercados pela automação industrial por todos os lados, e que até o nosso corpo pode ser considerado um prodigioso sistema de controle. A automação industrial, além de presente em nossas vidas, está, também, presente nos processos industriais com o objetivo básico de facilitar os processos produtivos. Sendo assim, estima-se o desenvolvimento de um sistema otimizado capaz de proporcionar a redução dos custos, o aumento da quantidade, assim como da qualidade de itens produzidos e, também, reduzir o tempo necessário gasto para a produção. Portanto, pode-se notar que a automação industrial não atinge apenas a produção em si com a susbtituição do trabalho braçal humano por máquinas computadorizadas e robôs. Pelo contrário, ela encontra-se intimamente ligada aos sistemas de qualidade uma vez que é através dela que se garante a manutenção de uma produção sempre com as mesmas características e com alta produtividade, permitindo maiores ganhos na produção através da integração de tarefas distintas com a elaboração de projetos, com o gerenciamento administrativo e com a produção visando, por fim, atender o cliente num menor prazo, com preço competitivo e com um produto de qualidade.


1.1 PROBLEMA

 Diante das exigências do mercado industrial por comodidade e um trabalho com menos esforços físicos. Foi abordado esse assunto com o objetivo de demonstrar a tecnologia aderida na Retroescavadeira Caterpillar, o Joystick. A função desse controle eletrônico é de direcionar a escavação de qualquer tipo de solo com diversas aplicações através da intervenção manual do operador. O Joystick substitui as alavancas mecânicas, para proporcionar ao operador uma melhor ergonomia, devido a pouca mobilidade e mínimo esforço braçal, um maior espaço físico e uma melhor estética na cabine de operações. Além do trabalho manual, acrescenta-se o Controlador Lógico Programável, para que a escavação do solo seja realizada por meio automático. Para isso, foram estudados os conceitos de Retroescavadeira, Automação, cilindros, atuadores e válvulas Hidráulicas, Joysticks e Controladores Lógico Programáveis. No laboratório foi apresentado o sistema eletropneumático com a movimentação dos cilindros via Joystick e CLP. Apesar de a hidráulica apresentar tal complexidade na máquina, o funcionamento em relação à pneumática é o mesmo.

  1. OBJETIVO GERAL

Apresentar com clareza a importância da implantação tecnológica da automação industrial nos sistemas manuseados e operados pelo homem. O objetivo da automação é justamente transformar os trabalhos mecanizados em trabalhos automatizados.

Fornecendo para o mercado industrial mais opções como: uma rápida produção; um melhor controle de qualidade em geral; uma ampla capacidade de produzir com menos esforço físico do trabalhador.

  1. OBJETIVOS ESPECIFICOS

Objetivos da automação

A automação é a tecnologia relacionada com aplicação de sistema mecânicos, elétricos, apoiados em meios computacionais, na operação e controle dos sistemas de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (199.4 Kb)   docx (63.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com