TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação Resistência dos Materiais Avançada

Por:   •  30/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.955 Palavras (12 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE PITÁGORAS — CAMPUS IPATINGA/MG CURSO/HABILITAÇÃO: Engenharia Mecânica NATUREZA DO TRABALHO: 22 Prova OFICIAL DISCIPLINA: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS AVANÇADA PROFESSOR(A): Marco Antonio WoLFF

pitágoras TURMA: Cbm O PERÍODO: 5º 6?

DATA: |-12-17 VALOR: 10 Pontos NOTA: 9

ALUNO(A): E caco Fecraca

14

ORIENTAÇÕES

Leia atentamente as questões.

A prova é individual e sem consulta.

A prova tem duração de duas horas e trinta minutos improrrogáveis. O aluno(a) somente poderá ausentar- se da sala de aula após decorrida (01) uma hora do início da prova.

Durante a prova você poderá utilizar caneta, lápis, borracha e calculadora (quando autorizado pelo professor Docente da disciplina), não sendo permitida a permanência de qualquer material adicional sobre a carteira.

É expressamente proibido o empréstimo de qualquer tipo de material durante ou mesmo após a prova.

A cola será punida com o recolhimento da prova e o aluno receberá nota zero automaticamente.

Não serão feitos esclarecimentos sobre a matéria ou interpretação das questões durante a realização da prova.

O uso de aparelhos celulares é expressamente proibido. O desrespeito a esta regra acarretará perda de pontos para o aluno.

Para que a prova sirva de documento de comprovação, em caso de alteração de nota, ela não deve conter

rasuras ou borrões. Portanto devem ser preenchidas totalmente com caneta azul ou preta. Não deve

ser utilizado corretivo.

A resposta de cada questão deverá se apresentar no campo definido pelo professor. Preencha o gabarito com sua resposta utilizando caneta azul ou preta, pois somente ele será considerado

para a correção da questão (quando existir).

O aluno que não comparecer no dia da vista da prova, deverá solicitá-la em até 72h através de requerimento junto ao setor específico.

A vista de prova (conferência desta prova) e o detalhamento da nota final do semestre serão realizados na primeira semana após a semana de provas.

As notas de encerramento do semestre estarão disponíveis no portal do aluno até o dia 10/12/2017. Todos os cálculos devem configurar-se com um dígito após a vírgula.

Em caso de dúvidas, sugestões ou críticas, comunicar diretamente ao docente aplicador da prova. Ele terá a responsabilidade de fazer o registro na ATA de prova.

q, « 19,09, 0,06) tn a Ando

Assinatura do Aluno Assinatura do Docente da Disciplina

PITÁGORAS SISTEMA EDUCACIONAL SUPERIOR Drica Campus Horto — Ipatinga/MG Assinatura do Aluno Curso: Engenharias

pitágoras

  1. Na prática da engenharia, são construídas estruturas com vários elementos (ou partes), a fim de aumentar a resistência do conjunto. A união entre as várias partes da estrutura é feita por meio de elementos de fixação, tais como pregos, parafusos, cordões de solda ou de cola, dentre outros, que tem a função de evitar o deslocamento relativo entre elas. O projeto destes elementos requer o conhecimento da força cortante que atua sobre eles ao longo do comprimento da estrutura. Tal carregamento, quando medido como força por unidade de comprimento, é denominado fluxo de cisalhamento q. Assim sendo, pode-se entender que o fluxo de cisalhamento mede a força por unidade de comprimento ao longo do eixo longitudinal de uma viga. Esse valor é usado para determinar a força cortante desenvolvida em elementos de fixação que prendem as várias partes da estrutura. Neste contexto, a viga mostrada na figura abaixo está sujeita a uma força de cisalhamento de 800 N. Determine a tensão de cisalhamento média desenvolvida nos pregos ao longo dos lados A e B sabendo que eles estão espaçados de 100 mm um do outro. Cada prego tem 2 mm de diâmetro.

| Resposta: Vu 7S Er F 675s09 4] | os! - sy Ge E] E mo ya Eis 2050 |-352> ça a “e |] IM ú r K EN id 2 2 go | bas 66 la E dm ui ri Aso. Jo 4 Ãs-10227)232- 254 - q L a dE ç É c vob ) 3. Sé. ve K o q M. S (Io AUS UaSs calo te E Vo tia pulo Mt Í qo E 9422 Uso. 5) as c - A SR Jus US

[O

) PITÁGORAS SISTEMA EDUCACIONAL SUPERIOR

Campus Horto — Ipatinga/MG ê i AI : i pitágoras Assinatura do Aluno Curso: Engenharias Resposta: a vê 3,05) wu | vo Dn Tosa so = À vom Sa SE x .—— DO mr vw Se á É ade QL Ses a q PT aa . ae al S e AR AT NOS ASS SQL (DI) (E os» 4. dia dm Sd À C1 ATUAL, q q :

ça DV vo tms-( 300.225 | 50. T5a7 ota So co” . É o Àrea q E 3 mm «É eo CanmrT DO DO. + SAI3AD Das: 3, 1946 o. AÁXRAO!. Joe CL VIuo 4 . ima OSSS mPA ————4 N é

E | tt amima DG DS A Os

PITÁGORAS SISTEMA EDUCACIONAL SUPERIOR Dacia ato) Campus Horto — Ipatinga/MG Assinatura do Aluno Curso: Engenharias

pitágoras

  1. Vigas são elementos estruturais projetados para suportar cargas aplicadas principalmente na direção perpendicular ao seu eixo longitudinal. Elas suportam, em geral, tanto esforços de cisalhamento como de momentos fletores. O cisalhamento V é o resultado de uma distribuição de tensões transversais que age sobre a seção da viga e de tensões longitudinais associadas, que atuam ao longo de planos longitudinais da viga. Essas tensões variam parabolicamente ao longo da seção transversal, partindo de uma tensão igual a zero, nas superfícies superior e inferior, e atingindo um valor máximo sobre a linha neutra. As tensões de cisalhamento longitudinais e transversais são numericamente iguais, a fim de garantir o equilíbrio da estrutura. Neste contexto, sabe- se que a viga mostrada abaixo tem seção transversal retangular e é feita de madeira. Se for submetida a uma força de cisalhamento de 50 kN, determine: (a) a tensão de cisalhamento no ponto “A”, localizado a 100 mm da superfície superior da viga, (b) a tensão de cisalhamento máxima da viga e (c) trace o diagrama de distribuição da tensão de cisalhamento ao longo da seção transversal da viga. Considere a=300 mm.

V=50 kN

| Resposta: a: 322 mm hos [xÊ = Y | | «-A4So Po == me] a X: 309

aee

% À SIR OR sa 720384 UPA,

a 3 E E Vo sd So.10.S un LÍSNE L S I L da-o

4 PITÁGORAS SISTEMA EDUCACIONAL SUPERIOR

Dk AS ar LAN RA LS Campus Horto -— Ipatinga/MG

t Assinatura do Aluno Curso: Engenharias pitágoras E

  1. O estado geral de tensão em um ponto é caracterizado por seis componentes

independentes de tensões normais e de cisalhamento, que atuam nas faces de um elemento do material localizado em tal ponto. Esse estado de tensão, entretanto, não é encontrado com frequência na prática da engenharia. Em vez disso, os engenheiros fazem simplificações dos carregamentos, a fim de que a tensão produzida no elemento possa ser analisada em um plano mais simples, em que duas faces do elemento cúbico estão livres de tensões, por exemplo. Nesse caso, diz-se que o material está sujeito a um estado plano de tensões. Durante o dimensionamento de uma estrutura não importa conhecer um estado de tensão qualquer, mas o estado de tensão máximo a que a estrutura estará submetida. A determinação desse estado tem uma solução gráfica, conhecida como círculo de Morh, em homenagem ao engenheiro alemão que o desenvolveu. Sabendo disso, durante um teste de aterrissagem em pista molhada, foram medidas as deformações específicas em um ponto da fuselagem de um avião, utilizando extensômetros elétricos (strain gages), e as tensões correspondentes foram calculadas, resultando nos valores, expressos em MPa, apresentados na figura. Com base nessas tensões, desenhe o círculo de Mohr para o estado de tensão plana mostrado abaixo e identifique os planos principais, as tensões principais, a tensão de cisalhamento máxima e a tensão normal correspondente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com