TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BRIQUETAGEM NA INDUSTRIAS METALÚRGICAS

Por:   •  29/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.442 Palavras (10 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADES INTEGRADAS PITÁGORAS

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

ALAN JUNIO

FELIPE LEITE

HEBERT FERNANDES

LINDOLFO LOPES

MARCOS ANTONIO

ROMARIO GOMES

VICTOR CAVALCANTI

BRIQUETAGEM E A SUA IMPORTÂNCIA PARA AS INDÚSTRIAS METALURGICAS.

MONTES CLAROS

2016

ALAN JUNIO

FELIPE LEITE

HEBERT FERNANDES

LINDOLFO LOPES

MARCOS ANTONIO

ROMARIO GOMES

VICTOR CAVALCANTI

BRIQUETAGEM E A SUA IMPORTÂNCIA PARA AS INDÚSTRIAS METALURGICAS.

[pic 1]

MONTES CLAROS

2016

Sumário

1. INTRODUÇÃO        

2. OBJETIVO        

2.1 Objetivo Geral        

3. JUSTIFICATIVA        

4. METODOLOGIA        

5. REVISÃO TEÓRICA        

5.1 O sistema de briquetagem        

5.2 Por que briquetar e qual, a sua importância na indústria?        

5.3 Vantagens do uso de briquetes na indústria        

5.4 Principais materiais que permitem ser Briquetados        

5.4.1 Ferro Fundido | Aço:        

5.4.2 Alumínio | Silício | Magnésio:        

5.4.3 Cobre | Bronze | Latão:        

5.4.4 Pós Metálicos:        

5.5 Mercado Consumidor        

6. RESULTADOS E DISCUSSÃO        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


1. INTRODUÇÃO      

Hoje em dia com a crescente preocupação com o processo de produção e com produtos ecologicamente corretos. Vem a necessidade de se promover o desenvolvimento sustentável através de fontes renováveis. A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. (ABRINO, 2016) Muitos materiais podem ser reciclados através do processo de briquetagem, e os exemplos mais comuns são os cavacos dos mais diversos tipos de metais. As maiores vantagens da reciclagem são: a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis, e a minimização da quantidade de resíduos que necessitam de tratamento final, como aterramento, ou incineração. O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características.  (ABRINO, 2016) Uma alternativa de reciclagem é o processo de briquetagem, que é considerado uma grande fonte de reaproveitamento de resíduos, atendendo a exigência da sociedade contemporânea sobre responsabilidade, ética, qualidade, redução do impacto ambiental e garantindo o compromisso com um mundo melhor. O presente projeto aponta o estudo realizado em artigos e sites, com o intuito de promover e viabilizar o aproveitamento de resíduos gerados das indústrias metalúrgicas, tendo como base o processo de briquetagem, levando em consideração que há uma grande quantidade de resíduos produzidos pelas indústrias metalúrgicas, torna-se relevante o investimento em processos de reciclagem, que tragam benefícios à população, gerando maior rentabilidade para essas indústrias.

2. OBJETIVO

2.1 Objetivo Geral

  • Verificar o processo de briquetagem de metais nas indústrias metalúrgicas.  

3. JUSTIFICATIVA

   No mundo todo se procura formas de poupar energia juntamente com meios sustentáveis, o nosso projeto criará subsídios para demonstrar formas de chegar a tal objetivo, com o intuito de promover e viabilizar o aproveitamento de resíduos de metais que foram utilizados em processos como torneamento, fresamento, desbaste e outros dentro das indústrias metalúrgicas, tendo como base o processo de briquetagem onde o resíduo é prensado através de cilindros hidráulicos em moldes, gerando o briquete. A cada ano que passa, aumenta a quantidade de resíduos descartados na natureza sem qualquer tipo de tratamento ou reaproveitamento. Isto resultou na criação de rígidas leis e normas internacionais para a proteção ambiental, cuja fiscalização cada vez mais presente e atuante, gerou uma profunda mudança operacional dentro das empresas, as quais foram obrigadas a tratar ou reciclar todos os seus resíduos. O processo de briquetagem vem contribuir neste esforço global de proteção ao meio ambiente, compactando uma grande variedade de resíduos industriais, transformando-os em briquetes para serem utilizados como matéria-prima reciclável.

4. METODOLOGIA    

O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica. Foram consultados na internet artigos, teses, dissertações e documentos, na língua portuguesa, do período  2000 a 2016, utilizando os seguintes descritores briquetagem na metalurgia,  a cada momento procurou-se focar no processo de briquetagem de metais visando demonstrar de forma clara a maneira com que o processo seria uma alternativa na indústria metalúrgica para economia de espaços, mão de obra e redução de custos, tais alternativas procuram justificar objetivo  geral.

O material documentado, bem como, as respectivas análises será organizado em forma de projeto de pesquisa e compiladas e dispostas do melhor modo possível para o entendimento.

5. REVISÃO TEÓRICA

5.1 O sistema de briquetagem

A briquetagem consiste na aglomeração de partículas finas por meio de pressão, permitindo a obtenção de um produto não só compactado, porém com forma, tamanho e parâmetros físico-químicos metalúrgicos adequados. A redução de volume de material, em alguns casos, além dos benefícios tecnológicos, permite que materiais finos possam ser transportados e armazenados de forma mais econômica. (Komarek,1991).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (279.2 Kb)   docx (175.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com