TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA

Por:   •  28/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA

No processo de logística e escoamento dos produtos, concentra-se muito no lucro, e o fluxo de caixa positivo é muito importante para que se possa ter o gerenciamento financeiro qualificado e o controle das entradas e saídas dos recursos. Com a função de identificar os problemas e para ter uma visão do presente e futuro que permita visualizar e antecipar decisões e organizar uma série de medidas de ajustes.

Os problemas de viabilidade econômica acontecem por vários fatores, porém o principal é a má administração dos recursos financeiros e a falta de conhecimento da elaboração do fluxo de caixa ou preenchimento inadequado das suas movimentações conforme o cenário atual.

RESPOSTA PROVISÓRIA

É fundamental que seja feito o registre separadamente das entradas e saídas previstas e as que já foram efetivamente realizadas, e saibam de onde vieram, para onde foram e quando foram. É essencial o preenchimento correto do fluxo de caixa e a organização conforme a movimentação financeira diária.

De acordo com informações coletadas na visita a Comunidade do Igaraú, foi elaborado o fluxo de caixa em forma de book (livro de contas) para facilitar o manuseio diário e contendo à frente instruções de como preencher corretamente e calcular as despesas e lucros obtidos.

REFERÊNCIAL TEÓRICO

[...] o fluxo de caixa é de fundamental importância para as empresas, constituindo-se numa indispensável sinalização dos rumos financeiros dos negócios. Para se manterem em operação, as empresas devem liquidar corretamente seus vários compromissos, devendo como condição básica apresentar o respectivo saldo em seu caixa nos momentos dos vencimentos. A insuficiência de caixa pode determinar cortes nos créditos, suspensão de entregas de materiais e mercadorias, e ser causa da descontinuidade em suas operações. Assef Neto (2002, p. 35),

De acordo com Campos Filho (1999, p. 23) “[...] as movimentações dos recebimentos de caixa são relacionadas as operações que devem estar conforme com os pagamentos por elas instigadas [...]”.

Abordagem tática: é aquela que faz referência ao fluxo de caixa como um instrumento de utilidade restrita e acompanhamento. Abordagem estratégica: é aquela que afeta o nível de negócios da empresa não só a curto prazo, mas também, e principalmente, a longo prazo. Tem efeito sobre questões ligadas às decisões realmente estratégicas da empresa. Frezzati (2006, p. 25).

Segundo Piveta (2005, p. 7): “Elabora-se o fluxo de caixa a partir da coleta de dados relacionados a todas as etapas do processo, de acordo com a gestão de atividades em um determinado tempo (anual, mensal ou diária) de vendas e compras que são encaminhadas para o gerenciamento financeiro”.

Conforme Sá (1998, p. 3), [...] o fluxo de caixa apresenta-se como uma ferramenta de avaliação e execução das alterações dos valores positivos da empresa. É o produto final da agregação dos registos dos aumentos (entradas) e as reduções (baixas) de acordo com a venda de conceitos diferentes de produtos ou serviços com as obrigações financeiras que a empresa assume com seus fornecedores, de tal forma que, quando se comparam as contas recebidas com as contas pagas, obtém-se o fluxo de caixa projetado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com