TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBLEMAS E POLITICA

Pesquisas Acadêmicas: PROBLEMAS E POLITICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  1.463 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE 03

Responder as 4 questões da unidade 2 do fascículo:

1. Pesquise, no site do MEC, o IDEB de sua cidade e de duas ou três outras, na mesma região. Consulte também os dados do IBGE da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, relativas à distribuição de renda da população dos municípios ou região já selecionados. De posse destes dados, analise a relação entre renda da população e o IBGE dos municípios selecionados e compartilhe sua análise com os colegas no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem.

Ideb observado no Município de Pedra Preta no ano de 2011, na rede pública de ensino – 4ª Série/5º Ano – 5,3

Ideb observado no Município de Primavera no ano de 2011, na rede pública de ensino - 4ª Série/5º Ano - 5,0

Ideb observado no Município de Rondonópolis no ano de 2011, na rede pública de ensino - 4ª Série/5º Ano– 5,4

Ideb observado no Município de Jaciara no ano de 2011, na rede pública de ensino - 4ª Série/5º Ano – 5,3

O que se percebe nesse caso aqui é que os municípios apresentam o potencial, até porque os mesmos fazem farte da região médio norte do Estado de Mato Grosso, região esta que apresenta uma população com renda um tanto quanto melhor se relacionada a outros municípios do estado, a exemplo disso pode se observar um diferencial nos municípios da região norte do estado que tem um desenvolvimento bem diferente dos citados anteriormente.

Não há uma relação clara entre iniquidade da educação e desigualdade econômica. Ao contrário, municípios que apresentam coeficiente de Gini bastante similar possuem coeficientes de variação de rendimento na educação bem diferentes.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, dinheiro explica apenas 50% dos resultados de desempenho de uma escola, cidade ou Estado.O restante depende de boa gestão, projetos pedagógicos consistentes e envolvimento.

Como vemos a educação é fruto da boa gestão dos recursos e projetos pedagógicos, é claro que dinheiro ajuda, mas não é tudo, as tabelas acima indicam o IDEB de Nova Olímpia, 17 mil habitantes, Barra do Bugres, 23 habitantes e tangara da serra Pólo regional com destaque nacional de produção agrícola e pecuária com cerca de 84 mil habitantes, e quando observados vemos que os índices são iguais e os avanços maiores nos municípios menores, com menos rendimento econômico.

2. Com base no que estudamos neste livro, comente, em no máximo duas páginas, a importância do SUS para a redução das desigualdades sociais e ampliação da cidadania dos brasileiros.

O SUS tem uma importância magnânima no que tange a redução da desigualdade social no Brasil, tendo em vista que este programa é realmente uma boa forma de demonstração de equidade onde todo cidadão brasileiro ou não tem o mesmo direito, ou seja, a partir do momento em que o mesmo apresenta-se na necessidade de serviços relacionados ao programa tem sua necessidade sanada de acordo com a possibilidade que o mesmo tem em suas mãos.

Sabemos da importância do SUS ao longo desses anos para incluir pessoas que eram absolutamente desassistidas do serviço de saúde ou de qualquer outra promoção de cidadania neste país, mas sabemos também, o que é outra contradição, que o fato das pessoas, ao serem atendidas no SUS, é isso o que as pesquisas mostram, elas saem dizendo que o atendimento foi satisfatório.

O debate atual da saúde como um direito humano reflete na consolidação do SUS como uma política viável cuja reorientação do sistema de serviços de saúde, não é o ponto mais importante, e sim a busca em responder de forma mais efetiva os desafios para promoção a saúde pública, promovendo também a redução das desigualdades sociais impostas por uma sociedade capitalista e por um governo ausente.

É indiscutível que a condição socioeconômica e educacional da população contribui para aumentar o risco de adoecer, tanto quanto os fatores ambientais e biológicos. Fatores socioeconômicos, como renda, educação, qualidade de moradia e ambiente de trabalho, determinantes sociais da saúde, são tão ou mais importantes que a assistência médica. A pobreza e as privações que ela implica em termos de nutrição, educação, moradia e falta de cuidados médicos têm impacto direto e significativo na saúde das pessoas.

Assim o SUS ajuda na diminuição da desigualdade social pois se a população de abaixo da linha da pobreza fosse arcar com despesas medicas, não teriam para a alimentação, que é onde esta centrado toda sua renda, o SUS tenta garantir os direitos universais dos Direitos Humanos, como o direito a saúde publica de boa qualidade. Mas independente disso o SUS é para todo cidadão que necessite de assistência medica independente da classe social.

3. Sobre princípios de justiça (mérito x necessidade), faça o que se pede:

a) Comente, em até 10 linhas, o debate sobre as condicionalidades do Programa Bolsa Família.

Olhando pelo lado mérito e justiça concordo com as condicionalidades do programa pois garante que a família se esforce para manter os filhos regularmente estudando, e fazendo o acompanhamento de saúde e assistencial social, pois isso garantira não apenas o auxilio do programa, mas a longo prazo mais possibilidades para esta família e desonera o gasto publico, e garante também que só ganhe o beneficio o cidadão que cumpra o seu papel junta a sociedade, e afaste os aproveitadores, logo isso da garantias pro governo e pra família.

O que falar de um programa que tem tudo para dar certo, assim como vem dando certo ao longo de sua existência, e suas condicionalidades é plausível por também exigir do contemplado uma responsabilidade para com os objetivos do programa, este é um programa que a meu ver dá início ao que podemos denominar de “o fim do paternalismo liberal brasileiro”, quando antes eram oferecidos inúmeras benesses ao cidadão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com