TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Classificação de Estoque

Por:   •  12/10/2018  •  Resenha  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

2.2 Modelos de controle de estoques:

Controlar e gerenciar um estoque e uma atividade de extrema complexidade, para melhor gerenciamento é necessário separar e controlar os diferentes itens estocados, de acordo com o nível de utilização de cada item. (SLACK ET AL, 2012).
Os modelos de controle de estoque tem o objetivo de definir qual o momento certo em que uma ordem de serviço será emitida para reposição do estoque. (TUBINO, 2009).

Temos quatro modelos de controle de estoque:

Segundo Tubino (2009) o modelo baseado no ponto de pedido, divide o estoque em dois, os itens que serão utilizados até ser lançada a ordem de reposição, este momento está representada por (pp) e os itens que serão  utilizados do momento em que a ordem foi gerada até a chegada do material .Pode-se observar isso no gráfico a seguir :

[pic 1]

                        Figura 1 .Modelo baseado no ponto de pedido. (TUBINO, 2009, p.89).

Segundo Tubino (2009) o método baseado nas previsões periódicas, diferente do método baseado no ponto de pedido que trabalha no eixo da quantidade, ele trabalha no eixo do tempo estabelecendo revisões periódicas, dentro destas revisões será feita uma avaliação de demanda e itens disponíveis em estoque.

Já o método de Prioridades de estoque(ABC), trabalhando com um estoque que contenha mais de um item ,realiza se uma analise de utilização e custo do produto .Em um estoque você tem produtos que são mais usuais que outros ,de modo que se ocorresse a falta do mesmo causaria uma insatisfação do cliente muito grande .Outros itens podem ter valores muito elevados estes devem ser controlador rigorosamente ,se tivermos níveis de estoque excessivo teríamos um valor de estoque muito alto . (SLACK ET AL, 2012).

Contudo ,só a constatação de que a demanda do item é grande ou pequena não e suficiente para definição de qual deve ser o modelo de controle de estoque a ser empregado outra variável importante nessa decisão é a frequência de ocorrência dessa demanda .Dessa forma, a sugestão das alternativas de modelos de controle de estoques a serem utilizadas passa pela ampliação da classificação ABC por volume de demanda , com a inclusão da frequência de sua ocorrência ,podendo se chamar de classificação ABC-VF.A figura 3 apresenta uma divisão em quatro quadrantes considerando volumes altos e baixos e frequências altas e baixas, que são: Classe A, pedidos especiais ,Classe B e Classe C .(TUBINO 2009).

[pic 2]

Figura3. Classificação ABC-VF e modelos de controles de estoques . (TUBINO, 2009, p.88).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (97.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com