TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Empresarial

Por:   •  22/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

[pic 1]

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Comunicação Empresarial

ALUNO:

Rodrigo Brasil Paulino dos Santos (20151109308)

PROFESSOR (A):

Ana Cristina Rosado França Tesserolli

Rio de Janeiro, 22 de maio de 2020.

ANALISAR A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL DE UMA EMPRESA (escolha livre)

Situação-problema:

O aluno escolherá uma empresa na internet e depois analisará a sua comunicação nas redes sociais, principalmente nos tempos de pandemia, comparando-a com a parte teórica, Sabemos que as agências de comunicação foram privadas de seus recursos habituais, mais isso não amorteceu a capacidade de criar e de se comunicar. 

Procedimentos para elaboração do TD:

Instrução 1: Introdução – Apresentar a empresa escolhida (Histórico (se tiver), localização, ramo de atuação).

Instrução 2: Contextualizar a importância da comunicação empresarial, citando autores, e descrever como ela funciona e suas aplicações .

Instrução 3: Análise crítica da comunicação da empresa nas redes sociais, principalmente nos tempos de pandemia, comparando-a com a parte teórica. Seria interessante ilustrar com prints das postagens e interpretar!

INTRODUÇÃO

ENEL é considerada a maior empresa privada do setor elétrico brasileiro e desempenhamos papel de liderança no desenvolvimento das fontes renováveis de energia no país. Atuam em toda a cadeia energética, com atividades nas áreas de geração, distribuição, transmissão e comercialização, além de soluções em energia.  Por meio de quatro distribuidoras, nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e São Paulo, levam energia a cerca de 17 milhões de clientes[pic 2]

 residenciais, comerciais, industriais, rurais e do setor público. Em geração, é a líder em energia solar no país em capacidade instalada e portfólio de projetos. Operam a maior planta solar do Brasil, Nova Olinda, no Estado do Piauí, e também estamos entre os maiores players eólicos do mercado brasileiro. Têm ainda em geração, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) em diversos estados, uma usina hidrelétrica em Goiás e uma usina termoelétrica de ciclo combinado (gás e vapor) no Ceará. No mercado de comercialização, compramos e vendemos energia convencional e incentivada no Mercado Livre, em diversos estados. E em transmissão, mantem um ativo estratégico para a integração energética do MERCOSUL – uma companhia responsável por converter e transmitir energia do Brasil para a Argentina, e vice-versa. Para seguir exercendo protagonismo no mundo da energia, atuam também como uma empresa integradora de soluções inteligentes, para conectar nossos clientes residenciais e empresariais às tecnologias que estão transformando o setor elétrico tradicional – geração distribuída, automação, armazenamento de energia e mobilidade elétrica, entre outras soluções inovadoras.

A ENEL RIO é localizada na Rua Gen. Osório, 250.

[pic 3]

CONTEXTUALIZANDO

Quando vemos aquela pessoa que só sabe falar sobre o quanto o trabalho e sua equipe são bons e suas metas acabam sempre sendo alcançadas pode-se verificar o quanto a comunicação no ambiente de trabalho é EFICIENTE, EFICAZ e EFETIVA. Ela é de extrema importância para a sua sobrevivência, pois nada mais é do que uma forma que a empresa acaba se comunicando tanto com seus funcionários como com seu público, contudo, só é eficiente quando existe a interação que deve ser desenvolvida pela mesma.

No dia a dia a empresa de trabalho tendo uma interação eficiente faz com que seus serviços e atendimentos ao público sejam eficientes, onde acaba sendo visto pelo público como o exemplo na plataforma “RECLAME AQUI” (através dela muitas pessoas realizam consultas sobre como as empresas se deparam ao mercado para assim obter mais credibilidade).

INCOMUNICAÇÃO

Imaginemos a seguinte situação:

Um amigo chega e lhe pede a indicação de um “MECÂNICO MUITO BOM” para poder mexer em seu veículo. E o que realmente seria isso?

Mesmo a pergunta sendo simples a comunicação precisa ser clara. Não é apenas dar uma informação vazia, mas sim detalhar o que se espera mais a frente. Então podemos ver que um exemplo de MUITO BOM seria um serviço BARATO E RÁPIDO como exemplo, porém outro pensamento de MUITO BOM também poderia ser um serviço de QUALIDADE. Onde vemos que uma coisa simples pode obter varias interpretações diferentes.

Como no dia a dia, no ambiente de trabalho a interpretação acaba atrapalhando e muito o convívio de sua equipe.  Na pesquisa realizada pela Elaine Bez Birolo (secretária executiva), no ano de 2010, em uma empresa do ramo alimentício 52% dos funcionários entendem parcialmente as informações que recebem e apenas 22% compreendem por completo, gerando assim um grande desalinhamento, atrasos entre outros, assim resultando na desmotivação do funcionário pela empresa. A falta de comunicação faz com que seus integrantes tenham cada vez menos vontade de realizar funções na empresa, onde um grande exemplo são os próprios estagiários, que acabam sendo cobrados por determinadas tarefas e muitas vezes não são explicados como realiza-las acabando tendo que buscar informações e muitos acaba não passando ultrapassando o prazo a ser entregue e acabando sendo mal visto pelos seus “superiores”.

“O processo de comunicação, ocorre quando o emissor emite uma mensagem ao receptor, através de, por exemplo, uma chamada telefônica. O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira e, a partir daí, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_de_comunica%C3%A7%C3%A3o)

Após este breve informe e analisando a empresa citada pela plataforma RECLAME AQUI temos os seguintes dados:

[pic 4]

(ATUALIZADO: 22/05/2020 às 12h56min)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (295.6 Kb)   docx (522.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com