TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Concepção de uma colhedora de cana-de-açúcar de baixa potência e eficiência no corte destinada a agricultura familiar

Por:   •  29/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

Concepção de uma colhedora de cana-de-açúcar de baixa potência e eficiência no corte destinada a agricultura familiar

Justificativa

A cana-de-açúcar foi introduzida no país em 1532 e sempre teve importância destacada na economia do país. O país não é só o maior produtor da cultura, seguido por Índia e china, como também o maior produtor de açúcar e etanol de cana-de-açúcar, CONAB (2014).

Segundo CONAB (2014), a produção total de cana-de-açúcar moída na safra 2014/15 é estimada em 642,1 milhões de toneladas, queda de 2,5% em relação ao volume colhido na safra passada que foi de 658,8 milhões de toneladas. No Centro-Sul a produção estimada é 3,2% inferior à produção da safra anterior, avaliada em 602,1 milhões de toneladas. A Região Norte/Nordeste prevê um aumento de 4,4%, passando de 56,7 milhões de toneladas da safra 2013/14, para 59,2 milhões na safra 2014/15.

A cana é hoje uma cultura que contribui muito para a sustentabilidade da agricultura familiar no Rio Grande do Sul, seja diretamente pelo produto ou como alimentação animal, como é o caso de pequenos agricultores do noroeste do estado. Atualmente, o Estado do Rio Grande do Sul, tem uma produção de 37 mil ha (hectares) de cana-de-açúcar, segundo aponta a Embrapa Clima Temperado, REVISTA RURAL, (2013).  

A mecanização da colheita da cana-de-açúcar no Brasil ganhou impulso a partir da década passada. Os benefícios trazidos para a agroindústria açucareira, como a possibilidade de barateamento desta operação e maior produtividade do trabalho, são os principais fatores que estão contribuindo para a aceleração desse processo. A tecnologia das colhedoras empregada no setor ainda não permite a total mecanização da colheita, o que tem sido objeto de vários estudos e pesquisas. Isto se deve às características topográficas, variedades da cana-de-açúcar e excesso de mão-de-obra disponível. Entretanto, há grande margem para desenvolvimento, principalmente no que se refere ao aprimoramento de máquinas capazes de operar em terrenos com declividade desfavorável.

Os pequenos produtores situados em sua maioria no noroeste do estado do RS, não dispõem de tecnologia adequada que atendam suas necessidades no processo de colheita, realizando esta etapa de forma manual.

Objetivos

O objetivo da presente proposta de trabalho é estudar as necessidades dos agricultores quanto ao processo de colheita e propor através das analises realizadas uma colhedora de baixa potencia que apresente eficiência no processo de corte.

Metodologia

O presente trabalho será realizado no estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente na região noroeste do estado, onde produtores estão realizando o plantio de cultivares de cana-de-açúcar mais resistente ao frio e a seca e realizando a colheita de forma manual.

Para realização do trabalho é necessário a aplicação de algumas metodologias de projeto. O “Modelo de Fases” é o mais utilizado, abordando as fases de projeto informacional, conceitual, preliminar e detalhado.

Neste modelo, identificam-se os clientes e suas necessidades, que são convertidas em especificações de projeto, se estabelece a estrutura funcional (EF), à qual são atribuídos princípios de solução para suas funções, sendo desenvolvida uma concepção e após define-se o leiaute do produto, materiais, processos de fabricação, montagem, componentes e documentação técnica necessária à sua produção (STEFANELLO et al., 2014). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com