TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conformação Mecânica

Por:   •  30/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.928 Palavras (12 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 12

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 - Processo de Laminação        9

Figura 2 - Processo de Trefilação        11

Figura 3 - Processo de Extrusão        12

Figura 4 - Processo de Estampagem        13

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        2

2.        DESENVOLVIMENTO        5

2.1.        CONCEITOS DE CONFORMABILIDADE        5

2.2.        FATORES DE INFLUENCIA NA CONFORMABILIDADE        5

2.3.        PROCESSO DE CONFORMAÇÃO MECANICA        7

2.3.1.        Principais Características        7

2.4.        PRINCIPAIS PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO        8

2.4.1.        Laminação        8

2.4.2.        Trefilação        9

2.4.3.        Extrusão        11

2.4.4.        Estampagem        12

2.6.        IMPACTOS AMBIENTAIS NO PROCESSO DE CONFORMAÇÃO        13

3.        CONCLUSÃO        15

REFÊRENCIA BIBLIOGRÁFICA        16

  1. INTRODUÇÃO

O processo de conformação dos corpos metálicos é basicamente como o processo de modificação da forma desse corpo metálico para outra forma definida. Os processos de conformação podem ser divididos em dois grupos: processos mecânicos, nos quais as modificações de forma são provocadas pela aplicação de tensões externas, e às vezes em altas temperaturas.

Os processos mecânicos são constituídos pelos processos de conformação plástica, para os quais as tensões aplicadas são geralmente inferiores ao limite de resistência à ruptura do material, e pelos processos de conformação por usinagem, para os quais as tensões aplicadas são sempre superiores ao limite mencionado, sendo a forma final, portanto, obtida por retirada de material. Devido à sua natureza, esses processos são também denominados “processos de conformação mecânica”.

Os processos de conformação plástica dos metais permitem a fabricação de peças, no estado sólido, com características controladas. De uma forma resumida, os objetivos desses processos são a obtenção de produtos finais com especificação de: dimensão e forma, propriedades mecânicas, condições superficiais.

O presente trabalho também apresenta uma visão sobre as questões ambientais no processo de conformação mecânica.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. CONCEITOS DE CONFORMABILIDADE

A conformabilidade plástica pode ser definida como a capacidade do metal, ou da liga metálica, poder ser processada por deformação plástica sem apresentar defeitos ou fraturas na peça trabalhada. A conformabilidade plástica está associada ao processo de conformação, a qualidade do metal fica mais especificada se determinada a sua capacidade de ser conformado por estampagem, ou por forjamento.

São as duas características de fabricação por conformação:

• Estampabilidade, ou capacidade de uma chapa metálica poder ser estampada profundamente - nesse caso, se evidencia essencialmente a conformação plástica de superfícies metálicas;

• Forjabilidade, ou capacidade de um corpo tridimensional metálico poder ser conformado por forjamento ou por outros processos (como laminação e extrusão), onde predomina o trabalho com volumes metálicos.

A temperatura é fundamental para as condições de conformação ou trabalho mecânico a frio ou a quente. Classificam-se as prioridades de fabricação (por conformação) em conformabilidade plástica a frio e a quente.

  1. FATORES DE INFLUENCIA NA CONFORMABILIDADE

Cada condição em particular precisa ser analisada para que se possa tirar o máximo proveito das características do material e do processo de conformação. Pode-se, afirmar que, que o material da peça a ser conformada, quanto maior a sua ductilidade, associada a uma resistência mecânica mínima para suportar os esforços de conformação, maior será a capacidade de ser processada com deformação plástica.

As condições mecânicas de influência se manifestam por meio dos diferentes estados de tensão e de deformação, que ocorrem diversos pontos do corpo sob processamento.

Nos processos quase estacionários, a distribuição de tensão e deformação se mantém constante para um mesmo ponto geométrico do corpo (como na laminação, extrusão e trefilação).

Nos processos não estacionários, um mesmo ponto geométrico, a cada instante, tem um estado de tensão e deformação diferente, e que se altera com a gradativa mudança da forma geométrica do corpo durante a deformação plástica (como na estampagem profunda e no forjamento).

O comportamento do material depende do estado de tensão e deformação em cada ponto do corpo sólido, a conformabilidade é sensivelmente influenciada pelo tipo de processo de conformação aplicado. O atrito entre a peça de trabalho e a ferramenta de conformação é fundamental devido aos esforços que induzem no corpo e que alteram as condições de conformação.

O atrito e as condições de lubrificação constituem-se em fatores de influência complexos para serem analisados. Outro fator é a velocidade de processamento, que evidentemente impõe uma velocidade de deformação ao corpo - o comportamento mecânico do material se altera com diferentes velocidades de deformação.

O material tem uma influência considerável na relação entre microestrutura e plasticidade. A temperatura com a sua elevação conduzem a uma melhor condição de plasticidade do material e de conformabilidade plástica. A análise de casos particulares, porém, de notável importância na prática industrial, permitirá, nos itens subseqüentes, avaliar a importância da relação: natureza metalúrgica e conformabilidade plástica. Os fatores de influência, na conformabilidade plástica dos metais, são os mesmos que condicionam a obtenção de determinadas propriedades mecânicas no produto final trabalhado: ao estudo da conformabilidade se associa a análise das condições que melhor podem conduzir a obtenção de um produto trabalhado nas dimensões e propriedades mecânicas especificadas e isento de defeitos de fabricação. Diferentes processos de conformação podem produzir, num mesmo material, diferentes propriedades finais em termos de dimensão, tolerância dimensional, acabamento superficial, microestrutura, resistência mecânica, ductilidade e probabilidades de aparecimento de defeitos de fabricação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (177.3 Kb)   docx (76.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com