TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conformação a Frio

Por:   •  11/12/2018  •  Artigo  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Conformação a Frio

É um processo mecânico que utiliza a técnica de compressão de metais em molde para preencher a cavidade do molde usando o processo de deformação plástica.

Para facilita a modelagem da peça o processo de ser a temperatura ambiente ou aquecendo a peça para que se chegue no resultado esperado.

O processo de modelagem da peça a conformação a frio é impulsionando a peça para frente a para trás no molde, assim que o processo é concluído a peça poderá ficar com quase a mesma medida e diâmetro do molde. Um exemplo disso é um pistão de motor que praticamente assume as mesmas medidas do molde no termino do processo de modelagem.

De acordo com J. D. Brooker (Seleção de Processos e Manufaturas, 2015 pag. 44) “Conformação a frio tendem a combinar extruxão para frente e para trás com o objetivo de produzir componentes próximos a dimensão finais pela aplicação de altas pressões e forças”  

[pic 1]

Os matérias que pode ser utilizado no processo de conformação a frio a temperatura ambiente são: Ligas de alumínio, cobre, zinco, chumbo e baixo teor de carbono.

O processo traz como vantagens como: O melhoramento nas dimensões e no acabamento da superfície da peça e aumento significativo na resistência e dureza do material.

De acordo com J. D. Brooker (Seleção de Processos e Manufaturas, 2015 pag. 44) “Baixo Custo com mão de obra, Baixo custo com acabamento”.

Porem possui desvantagens como: O aumento do tempo e de energia para finalização do processo de deformação, auxilio de ferramenta que suporta maiores tensões e diminuição considerável da ductibilidade.

De acordo com Alcir (Geometria Plana e Sólida: Introdução Aplicações em Agrimensura, 2014 pag. 137) “Em geral, um processo mais caro do que o de fundição, conformação a frio ou extrusão. Matérias de alta elevação dureza exigem velocidade de corte muito baixa”.

De acordo com J. D. Brooker (Seleção de Processos e Manufaturas, 2015 pag. 44) “Elevados Custo com ferramentas, Elevados custo de acabamento”

Existem alguns processos que facilitam a conformação a frio que são bastante utilizados nesse processo.  

Forjamento: matéria prima assumir as dimensões da ferramenta usadas nesse processo.

Laminação: O material passa por dentro do cilindro que é manejado para modificação da peça.

Trefilarão: Redução da seção transversal de uma barra que puxa via uma ferramenta para um canal convergente.

Extrusão: Processo no qual a peça a peça é empurrada, contra a matriz conformadora, com redução da sua transversal a parte que não foi extrudada fica dentro de um recipiente ou dentro de um cilindro.

De acordo com J. D. Brooker (Seleção de Processos e Manufaturas, 2015 pag. 44) “A extrusão a frio pode ser de frente ou para trás ou uma combinação entre ambas”.

Referencia:

Seleção de processos de manufatura - J.D. Booker, K.G. Swift – Google Books

HELMAN, H. e CETLIN, P. R., Fundamentos da Conformação Mecânica dos Metais, Ed. Artliber, 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (92.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com