TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contaminação de Diesel

Por:   •  21/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 4- ADNP Tribologia

Aluno: Reinaldo Henrique Debiazzi Filho

  1. Refino de petróleo

Na nossa sociedade se faz necessário uma política energética eficiente para o desenvolvimento do país. Nesse cenário a nossa principal fonte de energia, o petróleo, exige um gerenciamento eficaz tendo em vista a nossa dependência em relação a essa fonte de energia (cerca de 40% do consumo mundial de energia é advinda do petróleo). Temos um pensamento errôneo em ligar o petróleo com os combustíveis utilizados em nossos meios de locomoção, sem nos darmos conta que grande parte do nosso meio está relacionado ao petróleo, ex: energia elétrica, plástico, tinta, fertilizantes e outras infinidades de aplicação.

Toda essa maleabilidade do petróleo se deve principalmente pela sua composição química flexível que permite uma gama imensa de produtos, para a obtenção de diferentes substratos advindo da matéria bruta o petróleo e submetido ao processo de refinamento que consiste em aquecer o petróleo extraído e através de uma torre com diferentes níveis obtemos seus diferentes condensados diretamente relacionados com a sua densidade, ou seja, a fração mais leve sobe até o ultimo prato e assim dependendo da sua composição química atinge um andar na torre de resfriamento.

Apesar de o processo de refinamento seja “simples” em teoria, as refinarias precisam de uma grande estrutura para canalizar e estocar os produtos de refinamento exigindo uma consciência dos operadores em relação a questão de segurança do trabalho para prevenir a sua integridade. As refinarias cada dia se automatizam mais para fornecer diferentes misturas de substratos do petróleo para o mercado, essas misturas são feitas através de válvulas automáticas e armazenadas em um tanque até sua coleta.

Entre os derivados do petróleo o condensado mais bruto (moléculas mais densas) é utilizado para a parte de lubrificação, esse substrato e misturada com uma gama diversa de componentes visando sua aplicação final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com