TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DELIMITAÇÃO E CÁLCULOS DE ELEMENTOS DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA

Por:   •  20/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ[pic 1]

CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPERTAMENTO DE TRANSPORTES

DISCIPLINA: FOTOINTEPRETAÇÃO

PROFESSOR: ROGÉRIO DE CARVALHO VERAS

CURSO: ENGENHARIA CARTOGRÁFICA E DE AGRIMENSURA

DISCENTE: GEAN SOUZA E SILVA JUNIOR

DELIMITAÇÃO E CÁLCULOS DE ELEMENTOS DE UMA BACIA

HIDROGRÁFICA

Teresina-PI

Maio 2017


  1. Introdução.

A Fotointepretação é a extração de informação  qualitativa dos objetos fotografados por análise visual humana, ou seja, a técnica de examinar as imagens dos objetos na fotografia e deduzir seu significado. A Fotointepretação é fundamental na elaboração de mapas temáticos, como por exemplo, nas áreas de uso do solo, planejamento urbano, entre outras.

Através da mesma, podemos fazer uma delimitação de Bacia Hidrográfica, que é uma ferramenta de suma importância para o gerenciamento de eficientes diretrizes e análise da gestão d’água, tanto de aquífero quanto de rios.

Pois com a delimitação de uma Bacia Hidrográfica, é possível saber quanto aos seus aspectos de drenagem, para uso em geral de obras de grande porte que envolvam engenharia e para o uso geral da sociedade que é abastecido por determinada bacia hidrográfica. Contudo ainda existe vários problemas ocasionados por enchentes, o que faz parte da realidade de alguns localidades do território brasileiro, sofre problemas em determinados períodos do ano, mas com estudo da bacia hidrográfica é possível prever uma relação de possíveis incidentes causados por enchentes, para fins de minimizar as perdas (humana e material) do meio em que ela se encontra.

Assim esse trabalho tem como objetivo de proporcionar a delimitação de uma bacia hidrográfica, através da identificação, traçados dos cursos d’águas, e divisor de águas, utilizando assim os aparelhos necessários para realizar da melhor maneira o presente trabalho.

  1.   Conceitos

Segue abaixo alguns conceitos necessários para dar embasamento teórico, e suporte ao trabalho prático sobre delimitação e cálculos de elementos de uma bacia hidrográfica:

  • Visão Estereoscópica: é a visão tridimensional da imagem de um objeto. Para se chegar a esta visão utilizamos diferentes processos e métodos, ou seja, através de processos ótico- mecânico ou diretamente com os olhos.
  • Estereoscopia: é o processo de visão tridimensional. Segundo Wolf: “é a ciência e a arte que permite a visão Etereoscópica (terceira dimensão): é o estudo dos métodos que tornam possíveis estes efeitos. Como segunda definição, pode-se estabelecer a estereoscopia como um fenômeno natural onde uma pessoa observa simultaneamente duas fotos de um objeto, tomados de dois pontos de vista distintos.
  • Paralaxe: deslocamento aparente de um objeto, causado pelo deslocamento do observador.
  • Paralaxe absoluta: também paralaxe horizontal de um ponto é a diferença algébrica de suas paralaxes parciais obtidas do par estereoscópico:

[pic 2]

  • Paralaxe parcial: é a abcissa do ponto, considerando a origem do sistema de coordenadas, o centro de cada foto.
  • Diferença de Paralaxe: é a diferença entre as paralaxes absolutas de dois pontos conhecidos:

[pic 3]

  • Utilização da paralaxe: é utilizada para a determinação de cotas no terreno da imagem.  
  • Equação da Paralaxe:

[pic 4]

[pic 5]

Comparando-se as duas equações acima;

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

Logo:

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

Como:

[pic 18]

[pic 19]

[pic 20]

[pic 21]

  • Cálculo das Alturas com a Paralaxe: Consiste na determinação das alturas no terreno imaginado, apoiando-se nos dados de altitude de tomada das fotos, base aérea e a diferença de paralaxe:

[pic 22]

  • Bacia Hidrográfica: Área definida topograficamente, drenada por um curso d’água ou por um sistema de captação natural da água de precipitação que faz convergir os escoamentos para um único ponto de saída, que é chamado de exutório. A bacia é constituída por um conjunto de superfícies vertentes- terreno sobre o qual escoa a água precipitada- e de uma rede de drenagem formada por cursos d’água que confluem até resultar num leito único no exutório. Também pode ser considerada com um sistema físico, cuja a entrada é o volume de água precipitado e cuja saída é o volume de água escoado pelo exutório.
  • Divisor de águas:  Divisor de Água: linha que representa os limites da bacia, determinando o sentido de fluxo da rede de drenagem e a própria área de captação da bacia hidrográfica. Existem dois tipos de divisores: o topográfico e o geológico ou freático. O primeiro diz respeito à linha que une os pontos mais elevados do relevo e o segundo, os pontos mais elevados do aqüífero. O divisor geológico varia ao longo do ano em função das estações. Normalmente, não há coincidência entre os dois divisores, prevalecendo, quase sempre, o topográfico, por ser fixo e de mais fácil identificação.

Figura 1. Bacia Hidrográfica

[pic 23]

 

Fonte: Mundo Geo  acesso: maio, 2017

  • Declividade entre dois pontos: é a diferença de altitude/cotas entre dois pontos materializados no terreno. Esta, influencia na velocidade de escoamento, no tempo de concentração e no pico das cheias. Pode ser determinadas, por meio de SIG (sistema de informações geográficas) a partir de um MDT (modelo digital do terreno); através de sistemas GNSS e, no caso deste trabalho, através das diferenças nas leituras de paralaxe.
  1. Objetivo

O objetivo deste trabalho é habilitar o aluno de Fotointerpretação quanto aos procedimentos e mecanismos necessários para a delimitação de uma Bacia Hidrográfica. Através de instrumentais oferecidos pela Universidade Federal do Piauí, deverá ser apresentada uma planta bidimensional com a delimitação de uma Bacia Hidrográfica e seus afluentes classificados em ordens. Deverá conter também, os cálculos referentes á delimitação da mesma e para a confecção da planta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (533.8 Kb)   docx (165.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com