TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dependência Dos Combustíveis Fósseis

Por:   •  21/9/2023  •  Artigo  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Dependência Dos Combustíveis Fósseis

Eric Suca 495/22

[pic 2]

Figura 1

 

Trabalho De TIC

22/23

Indíce

Objetivos        1

Introdução        1

Desenvolvimento        1

Análise        3

Conclusão        3

Glossário        4

Palavras chaves        5

Metodologia        5


Objetivos

Com este relatório tenho objetivo de mostrar como a dependência dos combustíveis fósseis pode impactar o meio ambiente, positivamente ou negativamente. E como a utilização destes recursos pode afetar a nossa sociedade.

[pic 3]

[pic 4]

 


Introdução

Contexto

Os combustíveis fósseis são uma fonte de energia não renovável, normalmente este recurso vêm de animais ou plantas em decomposição. Estes recursos, normalmente, levam milhões de anos para se regenerar. Atualmente os combustíveis fósseis são a fonte de energia mais utilizada do mundo.

[pic 5]

O consumo dos combustíveis fósseis vem aumentado todos os dias, onde os mesmos estão associados a diversos problemas ambientes. Isso consequentemente resulta em uma grave diminuição dos reservatórios, devido a intensa exploração de recursos.

[pic 6]


Desenvolvimento

O mundo moderno é altamente dependente dos combustíveis fósseis. De acordo com o Relatório de Energias Renováveis feito em 2016(REN 21), o consumo da energia elétrica gerada através dos combustíveis fósseis atingiu a marca de 78,3% do total de energia utilizada no mundo. Apesar de ser a principal fonte energética do mundial, pela sua eficiência, estes recursos geram graves impactos ambientais ao planeta Terra.

A produção e consumo de energia derivada do petróleo, gás natural, carvão e dos seus derivados, vem aumentado cada vez mais todos os dias. Todavia, as reservas destes recursos não são infinitas, sendo previsível que elas se esgotem em uma expectativa de 41 anos para o petróleo, 63 anos para o gás natural e 147 anos para o carvão. Dessa forma, os vê se uma situação a qual o planejamento energético é muito importante, pois estes recursos daqui à uma ou duas gerações estará escasso. A escassez deste recurso não é o único problema, os combustíveis fósseis também estão associados a outros problemas, e um dos mais agravantes é a poluição do meio ambiente. A poluição ambiental é uma das grandes desvantagens da utilização dos combustíveis fósseis. O dióxido de carbono (CO2), o gás liberado durante a queima destes combustíveis, é o principal responsável pelo aquecimento global. A poluição originada deste recurso pode causar sérios riscos à saúde. As doenças variam de leve a grave e pode afetar significativamente a qualidade de vida. A poluição do ar, pode resultar em várias doenças como a asma, câncer do pulmão e pneumonia.

Para conter esse avanço nas emissões do dióxido de carbono, iniciaram-se vários planos para acabar com a dependência dos combustíveis fósseis. Um dos maiores projetos que existem atualmente para acabar com está dependência é o REPowerEu, que é um plano da comissão europeia para tornar a euro menos dependente dos combustíveis fósseis antes de 2030.


Análise

Quais são os principais tipos de combustíveis fósseis?

  • O petróleo

O petróleo é considerado o principal recurso natural da era moderna. Apesar de existir vários esforços governamentais em todo mundo para diminuir a dependencia neste recurso, o mesmo ainda é o recurso mais utilizado.

  • O carvão mineral

O carvão mineral é uma rocha sedimentar com uma alta percentagem de carbono na sua estrutura.

  • Gás Natural

É um combustível fóssil pela deposição da matéria orgânica em grandes profundidades.

Problemas

Apesar das vantagens, os usos dos combustíveis fósseis podem apresentar vários problemas, como o aquecimento global, chuva ácida e reduzida disponibilidade desses combustíveis.

  • Aquecimento Global[pic 7]

Os combustíveis Fósseis causam vários danos ao meio ambiente pois o CO2 (gás liberado na queima deste tipo de combustível) é o principal responsável pelo aquecimento global.

  • Disponibilidade

Os combustíveis fósseis estão cada vez mais escassos, devido ao intenso uso dos seus reservatórios, mais elevados ficam seus preços no mercado.

  • Poluição do Mar

O derramamento de combustíveis fósseis nos oceanos é um problema ambiental grave, pois causa vários prejuízos aos seres que ali vivem

        

Como estes problemas podem afetar nos e as gerações futuras?

A utilização dos combustíveis fósseis está relacionada há vários problemas. E estes mesmos problemas afetam gravemente a população em geral, e consequentemente irá afetar as gerações futuras.

        Os combustíveis fósseis estão associados a vários problemas, mas um dos mais preocupantes é o aquecimento global, que tem vindo a aumentar nestes últimos anos, devido a grande libertação de CO2 na atmosfera terrestre.

[pic 8]

        

        

 

As emissões de CO2 pela queima de combustíveis fósseis, em um período de 219 anos (1800-2019)

Segundo um relatório da ONU aponta que as mudanças climáticas fruto das ações dos seres humanos devem afetar a vida na Terra já nos próximos 30 anos, se as coisas continuaram como estão. Então devemos refletir as nossas ações, e se é este futuro que queremos dar aos nossos futuros filhos e netos.

Como podemos resolver este problema?

Para conter o avanço das emissões de CO2, será necessário a substituição gradativa destes recursos como fonte de energia dos países e dos setores. Para isto temos a opção de utilizar a energia limpa que causa muito menos impacto ambiental, além de reduzir as emissões de gases poluentes. Podemos optar pela energia eólica, energia solar, energia hídrica e muito mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (920.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com