TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Determinação de Oxigenio Disolvido

Por:   •  29/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório

DETERMINAÇÃO DE OXIGÊNIO DISSOLVIDO PELOS MÉTODOS WINKLER E POTENCIOMÉTRICO

- LIMNOLOGIA

Resumo :

O método de winkler é um dos métodos utilizado para determinação de oxigênio dissolvido na agua. As principais fontes de oxigênio são a aeração natural, a fotossíntese das plantas aquáticas e alguns fatores que contribuem para a diminuição do oxigênio dissolvido (OD), como a demanda bioquímica de oxigênio de materiais orgânicos, respiração das plantas sedimentos e íons inorgânicos. O método mostra através do oxigênio dissolvido um indicador de poluição da agua. O experimento realizado através da amostra retirado da torneira do (laboratório de análise físicas e químicas) UNIFEI. E para fins de comparações realizou o teste da amostra no método oxímetro.

Palavra-chave: método winkler. Oxigenio dissolvido. Indicador de qualidade da agua.

Sumario:

Resumo.........................................................................................2

Introdução.....................................................................................4

Objetivos.......................................................................................5

Metodologia .................................................................................5

Procedimentos............................................................................ 6

Resultados....................................................................................7

Analise de dados e conclusão .....................................................8

Referencias...................................................................................9

Introdução:

A medição do oxigênio dissolvido na agua tem uma grande importância em questão de qualidade da agua e podemos avaliar as condições que se encontra, detectar impactos ambientais, acompanhar as condições de manter a vida aquática. Além disso, a sua concentração e distribuição no meio aquático depende fatores químicos e físicos, tais como salinidade, pH, e especialmente temperatura, também é afetado por processos biológicos, como por exemplo respiração e fotossíntese.

A medida da concentração do oxigênio dissolvido numa água é geralmente utilizada para avaliar a ocorrência de atividades biológicas que requerem oxigênio sendo, consequentemente, um importante indicador de poluição (DBQ). Por exemplo, resíduos orgânicos provenientes do escoamento de águas oriundas de atividades humanas agem como uma fonte de alimento para as bactérias que decompõem estes materiais orgânicos utilizando o oxigênio dissolvido, diminuindo dessa maneira a quantidade de oxigênio dissolvido presente, pois sofre um processo natural denominado autodepuração.

Nas amostras de agua o oxigênio estiver com níveis de baixa concentração de (OD) oxigênio dissolvido é um indicador de necessidade de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

OBJETIVO

Determinar a concentração de oxigênio dissolvido (O.D) em três amostras de água:

Água da torneira

Água do lago da UNIFEI

Água do riacho que corta o bairro Boa Vista.

METODOLOGIA

Método Winkler:

Reagente e materiais utilizados:

Frasco Âmbar;

Pipeta Volumétrica;

Béquer;

Solução de sulfato manganoso (MnSO4)

Solução de azida sódica (NaN3)

Ácido sulfúrico

Indicador de amido

Tiossulfato de sódio (Na2S2O3).

Para obter um bom resultado da amostragem, o lugar onde a coleta é feita deve ser um lugar não exposto a luz diretamente ao sol na maior parte do tempo. Antes de colher a amostra e necessário ambientar o âmbar com a agua do ponto a ser coletado, evitando a entrada de se sedimento e a formação de bolhas de ar no frasco, e protegendo o contato direto com a luva ou a mão, em seguida medir a temperatura do ambiente e da amostra.

O local da coleta do nosso grupo foi a agua da torneira, no entanto foi necessário deixar a torneira ligada por alguns minutos para evitar possíveis contaminantes da torneira e tubulação.

Para fins didático, reuniram outros grupos de alunos da disciplina de limnologia com o propósito de comparações de amostras. Dois grupos ficaram responsável pela amostra da agua da torneira incluindo o nosso grupo, dois grupos fizeram a amostra do lago da UNIFEI, e os outros dois amostraram um riacho do bairro boa vista em Itajubá-MG.

Procedimento:

Coletou-se as amostras de água em um frasco âmbar, com o cuidado de não formar bolhas de ar. Em seguida, adicionou-se 2,0 ml de sulfato manganoso, justamente abaixo do gargalo do frasco, e 2,0 ml de azida na superfície do frasco. Logo após, se recolocou a tampa do frasco, agitando na sequência o frasco para realizar a mistura, até a completa precipitação.

Então, adicionou-se 2,0 ml de ácido sulfúrico para disolver o precipitado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com