TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dinamica Empreendedorismo

Por:   •  30/5/2019  •  Ensaio  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

1° Encontro (Conhecendo o Empreendedor Mirim)

Primeiro momento: Dinâmica inicial.

Antes da dinâmica é importante que um voluntário diga que somos um grupo chamado Engenheiros Sem Fronteiras, estudantes da Unifei e que estaremos junto com eles durante algumas semanas. “E antes de explicarmos o que vamos fazer aqui, borá conhecer um pouco de cada um?” (É bom que comece de algum dos voluntários a dinâmica e é importante que todos participem).

Qual seu nome?

Qual sua idade?

Comida favorita?

A dinâmica a ser desenvolvida visa conhecer os alunos e fazer com que eles se soltem um pouco. É importante ressaltar que você, durante todo o processo, precisa cultivar a confiança e respeito das crianças. É permitido brincar e fazer as crianças rirem durante a dinâmica, mas sem constranger nenhuma delas.

Tempo gasto: 15 min.

Segundo momento: Mão na massa!

Escrever: qual o seu sonho? (Levar bloquinho para escrever o sonho)

Desenhar tal sonho.

A dinâmica finalizada, iniciaremos o processo do empreendedorismo. É mais fácil pedir que todos sentem em roda para desenvolver este trabalho. Um voluntário começa perguntando se alguém ali tem um sonho.

(“E ai galera? Todo mundo já decorou o nome de todo mundo né? Espero que sim, porque estaremos juntinhos durante 6 semanas. Agora vamos sentar e acalmar um pouco. Eu queria saber uma coisa… quem aqui tem um sonho?? Quer muito alguma coisa, ou quer ser algo?? Um sonho! Quem? Então, eu e meus amigos aqui também possuímos um sonho e queremos muuuuito compartilhar ele com vocês. Mas, antes disso, gostaríamos que cada um, sem olhar do coleguinha, escrevesse seu sonho nesse pedaço de folha que o FULANO deu para vocês. Junto com o sonho, escreva seu nome.”)

Enquanto esse voluntário conversa com os alunos, outros voluntários vão distribuindo os pedaços de folha para que cada um escreva seu nome e seu sonho.

Após perceberem que todos já acabaram, um ou mais voluntários recolhem as folhas. Outro voluntário retoma falando que eles gostariam de visualizar como seria aquele sonho e por isso cada um irá pintar/desenhar este sonho, do jeitinho que imagina, em uma folha. (É legal que outro voluntário fale. Você desenvolve sua comunicação e as crianças não cansam de uma pessoa só falando. “Agora que já vi por aí tantos sonhos legais, eu e meus amigos gostaríamos muuuuito de visualizar como seria esse sonho de vocês. Para isso se tornar possível, trouxemos folhas e materiais para vocês desenharem/pintarem seu sonhos da maneira como vocês imaginam. Bora? Estou ansiosa para ver os sonhos de vocês.” Enquanto as crianças desenham os sonhos é importante elogios nos desenhos, preferencialmente que cada criança receba um elogio, incentivando cada uma a desenhar justamente do jeito que se imagina).

Acabado o tempo para a realização do desenho/pintura todos se levantam e um voluntário explica que nesse momentos cada pessoa vai mostrar o que fez e falar qual é esse sonho.

Material: Tinta, papel, lápis de cor, giz de cera.

Tempo gasto em realização da escrita dos sonhos: 5 min

Tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com