TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade de floculadores, que se decompõem em hidráulicos e mecânicos

Por:   •  14/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.000 Palavras (8 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

CENTRO DE ENGENHARIAS – CE

DISCIPLINA: TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS

PROFESSORA: MARCELO PRATA VIDAL

FLOCULADORES

INTEGRANTES:

Edmilson Barros de Albuquerque Júnior Mat: 2016003473

Hugo Andersson Dantas Medeiros Mat: 2016003339

Peterson Yamagushi Gomes de Medeiros Mat: 2016003320

MOSSORÓ-RN

2017

FLOCULADORES

Há uma diversidade de floculadores, que se decompõem em hidráulicos e mecânicos.
Em um processo, após a coagulação, vem o processo de floculação. Na coagulação a água ainda está em estado bruto. Recebendo produtos químicos e, numa velocidade mais rápida, fazendo com que haja a aglomeração das impurezas suspensas ou coloidais e aquelas dissolvidas em partículas maiores para que possam ser removidas por decantação ou filtração. Chegando, assim, no processo de floculação, que continua o processo de aglutinação das impurezas feita na coagulação. As partículas se aglomeram e se transformam em flocos mais densos que se sedimentam a uma velocidade mais amena. Fazendo uma pequena agitação facilitará o contato dos flocos, sem rompe-los. Quando o processo de floculação não ocorre, A sedimentação se torna mais lenta. Por isso, é necessário o uso de floculantes, que otimizam a clarificação, a filtração e as operações de centrifugação. Sendo também responsável pelo processo: velocidade de escoamento (m/s), tempo de detenção (min) e gradiente de velocidade (s
-1). (REVISTA TAE, 2013)

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O processo de floculação para fornecer a dispersão e a ligação dos agentes de desequilíbrio normalmente é realizado em tanques de agitação mecânica (floculadores mecanizados) ou em sistemas que aplicam o fluxo hidráulico (floculadores hidráulicos) (PELISSARI, 2006). A classificação estar sujeito ao tipo de dispositivo utilizado para fornecer a energia necessária ao processo. A apuração do tipo de sistema de floculação está associada com diversos fatores, como a qualidade da água bruta, mecanismos de coagulação, tamanhos das unidades, existência de profissional qualificado para operação e manutenção, regime de funcionamento e outros (DI BERNARDO; DANTAS, 2005). Nas unidades mecanizadas, a agitação da água é feita por equipamento mecânico, comumente são empregados agitadores providos de paletas ou agitadores do tipo hélice ou turbinas. Nas unidades hidráulicas, a água cursa possibilidades com modificações de direção para promover sua agitação.

A coagulação, ou seja, a desestabilização e agregação inicial da matéria coloidal pela adição à água de produtos químicos floculantes, tais como sulfato de alumínio e sulfato de ferro III, realiza-se na câmara de mistura rápida. Segue-se o processo de floculação que consiste na aglomeração das partículas já desestabilizadas, pelas colisões induzidas por seu movimento relativo. O processo é chamado floculação pericinética, quando o movimento das partículas é causado pelo movimento browniano e; ortocinética, quando por gradiente de velocidade gerados na água por seu movimento ou por agitadores mecanizados. Se os gradientes de velocidade na água são maiores que 5s-1 e as partículas têm tamanho maior que um mícron, o efeito da floculação pericinética é negligível e, assim, somente a floculação ortocinética tem interesse prático.

O modelo teórico da floculação, em sua forma mais geral, combinando os efeitos de agregação e quebra de flocos, pode ser representado pela equação 1.

[pic 2]

(1)


DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DE KA E KB

A determinação de KA e KB pode ser feita através das curvas de determinação do tempo ótimo de floculação a gradientes constantes. As curvas são obtidas através de ensaios de coagulação efetuados com velocidades de rotação constante (RICHTER, 1991).

[pic 3]

(2)

Foi determinado em (1970) por Bratby que o coeficiente de quebra de flocos KB é dependente do gradiente de velocidade

[pic 4]

(3)

Onde k1 e k2 são constantes para uma determinada água.

Sendo:

KA: constante de agregação, determinada experimentalmente em reatores com escoamento contínuo;

KB: constante de ruptura, determinada experimentalmente em reatores com escoamento contínuo (s).

SIGNIFICADO E APLICAÇÕES DE G

Em 1917 Smoluchowski demostrou que a taxa de floculação, em condições de fluxo laminar, é diretamente proporcional ao gradiente de velocidade em um determinado ponto. Todavia, como os gradientes de velocidade localizados não são conhecidos no regime turbulento, em 1943 Camp e Stein substituíram a função pontual gradiente de velocidade, dv/dy, por um valor médio mensurável (RICHTER, 1991).

Definido como:

 = (W/µ)1/2 = (ε/v) 1/2[pic 5]

(4)

 

Avaliando a existência de tensões de cisalhamento por decorrência de turbidez, Richter e Arboleda, demostraram que o parâmetro G, perde muito de seu sentido físico para a maioria dos floculadores reais, onde o regime é turbulento. Da mesma forma do regime laminar, no qual a tensão longitudinal devida ao atrito entre duas lâminas de corrente é igual a µ dv/dy, existe outra de origem turbulenta, denominada esforço cortante de Reynolds, determinada por τ = ղ dv/dy, onde ղ é o coeficiente de viscosidade virtual ou de turbulência ou viscosidade de redemoinho (RICHTER, 1991).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (425.5 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com