TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EMISSÁRIO SUBMARINO

Por:   •  16/8/2021  •  Seminário  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE TIRADENTES

ALEF PASSOS

CASSIA TAISE

JULIO OTAVIO SOUSA

LÚCIA BEATRIZ COSTA

RODOLFO

RODRIGO NASCIMENTO

YGOR DIAS

SANEAMENTO

EMISSÁRIO SUBMARINO

                                                      ARACAJU

 2015

ALEF PASSOS

CASSIA TAISE

JULIO OTAVIO SOUSA

LÚCIA BEATRIZ COSTA

RODOLFO

RODRIGO NASCIMENTO

YGOR DIAS

SANEAMENTO

EMISSÁRIO SUBMARINO

Trabalho apresentado à disciplina de Saneamento no curso de Engenharia Civil da Universidade Tiradentes - UNIT, como meio de avaliação da capacidade dos estudantes registrarem e organizarem dados resultantes de experimentos, bem como a habilidade em obtenção de conhecimentos e aplicação dos mesmos na explicação e compreensão dos fenômenos ocorridos, sob orientação do professor: Marcos Prudente

ARACAJU

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................3

OBJETIVOS..........................................................................................................3

FUNDAMENTACAO TEORICA........................................................................3

EXEMPLOS..........................................................................................................5

CONCLUSAO.....................................................................................................7

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO....................................................................7

1. INTRODUÇÃO

O emissário submarino é um sistema de alta tecnologia utilizado para o recolhimento e lançamento de esgotos domésticos no mar.         Vale ressaltar que o esgoto passa por uma estação de tratamento (ETE), onde são retirados os materiais sólidos. Esta tecnologia é utilizada em diversos países do mundo, como por exemplo, Inglaterra. No Brasil existem diversos exemplos de emissários: Cidade de Santos (situado do litoral de São Paulo), Rio de Janeiro, Maceió, Salvador e etc.

2. Objetivo

O trabalho tem como finalidade mostrar uma das soluções para o despejo dos efluentes domésticos, os emissários submarinos.

3. Desenvolvimento

3.1 Histórico

Os mares e oceanos de todo o mundo tem sido testemunhas do assentamento de populações humanas em suas margens continentais. As enseadas naturais, incluindo baías e estuários, forneciam ao homem alimento e refúgio criando condições favoráveis ao estabelecimento dos primeiros colonos.

Posteriormente a revolução industrial incrementou de forma exponencial este tipo de emissão no litoral, primeiro no entorno dos núcleos econômicos (portos) e, mais adiante, em todo litoral. A expansão dos núcleos populacionais e o aumento das indústrias impulsionaram também a criação das primeiras redes de esgotos nos centros urbanos que se encarregavam de coletar e transportar estas águas residuárias até o mar.

Como consequência dessa ocupação e do lançamento indiscriminado de águas residuárias, a qualidade ambiental de várias zonas costeiras atingiu um nível de degradação tão elevado que serviu como ponto de partida para implantação de diferentes de proteção e recuperação dos sistemas aquáticos alterados.

Uma vez que as medidas de conservação de água, incluindo o reuso de efluentes tratados, são maximizadas, ações de engenharia são adotadas visando reduzir a concentração das substâncias no corpo receptor através da redução da carga de poluentes (tecnologia de tratamentos) e o aumento da dispersão das substâncias (tecnologias de lançamento de efluentes). Os sistemas de engenharia consistem, consequentemente, na instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) combinada a uma estrutura de descarga – nesse caso o Emissário Submarino.

O maior emissário do mundo foi construído em Boston, EUA, do em 1910 em Santa Mônica (Califórnia). O seu funcionamento é extremamente simples e eficiente no tratamento dos esgotos. Geralmente é precedido por um interceptor de esgotos e por um emissário terrestre. Para o cálculo da diluição, da dispersão e do decaimento bacteriano ou químico são utilizados, normalmente modelos matemáticos e, eventualmente, em lançamentos de efluentes industriais, com grandes vazões, como o de uma usina nuclear, também modelos físicos.

3.2 Definição

3.2.1 Esgoto Sanitário

Esgotos Sanitários são águas de abastecimento às quais, pelos usos que são feitos nas residências, unidades comerciais e industriais, foram acrescentadas substâncias sólidas, semi-sólidas e líquidas, muitas das quais consideradas poluentes ou patogênicas, alterando suas características físicas, químicas e biológicas.

Um dos maiores problemas acarretados pelo lançamento de substâncias dissolvidas no meio ambiente marinho é o surgimento de eventos de eutrofização, ou seja, o processo natural caracterizado pelo crescimento excessivo de algas devido ao aporte de nutrientes para o ambiente marinho.

[pic 1]

3.2.2 Emissários Submarinos

O sistema de disposição oceânica de esgotos sanitários é aquele destinado a promover o tratamento desses efluentes utilizando a capacidade potencial de autodepuração das águas marinhas para promoção da redução das concentrações de poluentes a níveis admissíveis pela legislação vigente, mas sem que haja um deterioramento da qualidade ambiental das zonas costeiras.

De maneira geral, um sistema de disposição oceânica de esgotos sanitários é composto, quando completo, por cinco unidades: (1) Estação de Pré-condicionamento (EPC) dos efluentes a serem lançados às águas marinhas, (2) Emissário Terrestre, destinado a transportar estes efluentes até a (3) câmara ou chaminé de equilíbrio, (4) Emissário Submarino, destinado a transportar os efluentes pré-condicionados até a (5) Tubulação Difusora, situada a uma distancia e profundidade tais que venha a proporcionar a formação de um adequado campo de mistura de efluentes pré-condicionados e águas marinhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com