TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENGENHARIA APLICADA NA PRODUÇÃO

Por:   •  8/1/2021  •  Resenha  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 2

 RESENHA IBF

Nome: THIARA EVELYN CEZÁRIO PRATES - COD 549787

Curso: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS;

Disciplina: INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

A ENGENHARIA APLICADA NA PRODUÇÃO

        

A engenharia é de grande importância para os processos de produção, por se através dela que se tem a possibilidade de controlar, melhorar e aumentar a produção de uma indústria.

David A. Garvin detalha as possíveis fontes, nas quais a excelência de produtos pode ser obtida e esse detalhamento é feito desde o estágio inicial da produção, o projeto, onde passa pela seleção de fornecedores e termina no gerenciamento da força de trabalho.

É durante a fase de projeto do produto que a engenharia se mostra imprescindível, pois é nesta fase que se coloca em pratica uma ideia e nada ainda foi decidido, desde os componentes utilizados aos fornecedores. É necessário um bom trabalho em equipe entre os responsáveis pelo planejamento e a produção, nesta fase, a engenharia tem o papel de desenvolver o conceito, criar protótipos e produzir unidades.

De acordo com Garvin existe três procedimentos considerados muito importantes:

A utilização de e efeito de falhas, nesta fase a engenharia utiliza as análises de falhas para identificar e localizar possíveis pontos com falhas o que faz com que se possa diminuir custos de fabricação e aumentar a qualidade do produto e marca.

Outra fase é a de seleção e gerenciamento de fornecedores, onde o engenheiro vai fazer a seleção de fornecedores e confere as peças recebidas, ficando assim sob a responsabilidade dele buscar materiais de qualidade e com bom custo.

Por fim temos a fase de desenvolvimento do processo e as definições da capacidade produtiva, onde o engenheiro apresenta as duas primeiras fases traduzidas em projeto.

Após essas fases a engenharia entra com o seu papel diretamente ligado a produção do produto, onde o engenheiro se torna responsável por suprir matéria prima, gerenciar produção e fabricação. O produto final deve refletir o que foi especificado no projeto inicial e nessa fase que também se faz necessário o uso da engenharia, controlando os processos de qualidade.

A engenharia aplicada na produção é responsável por quase todo processo de fabricação de um determinado produto, tornando-se indispensável para industrias e empresas que desejam obterem eficiência e qualidade do produto final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com