TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS

Exames: A EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  201 Palavras (1 Páginas)  •  367 Visualizações

A evolução dos sistemas operacionais está relacionada com a evolução dos computadores, ou seja, conforme a arquitetura das máquinas foi mudando, os sistemas operacionais foram evoluindo.

A evolução dos sistemas operacionais está dividida em quatro fases.

1ª fase (1939 – 1955):

Nessa época surgiram os primeiros computadores digitais. A programação dessas máquinas eram feitas através dos painéis que controlavam as funções básicas dela. Quem programava nelas precisava ter um grande conhecimento de sua arquitetura. Nessa época não tinha o conceito de linguagem de programação e nem sistema operacional.

2ª fase (1955 - 1965): A partir dessa fase o sistema operacional passou a ter o seu próprio conjunto de rotina para operações de entrada e saída (Input/Output Control System - IOCS). Essas rotinas facilitaram o processo de programação.

3ª fase (1965 - 1980): Nessa fase novas técnicas foram implementadas nos sistemas operacionais. A introdução de interrupções e de canais autônomos de entrada/saída possibilitaram o uso da multiprogramação.

4ª fase (1981 - hoje): Foi nessa fase que surgiu os computadores pessoais e houve a popularização dos mesmos. Com essa popularidade os softwares precisavam parecer mais agradáveis para os usuários e foi necessário “esconder” a complexidade do funcionamento do computador. Essa tendência foi implantada na criação dos sistemas operacionais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com