TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Artigos Científicos: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  1.085 Visualizações

Página 1 de 6

Sistemas Operacionais Online

Os sistemas operacionais online ou em nuvem surgiram na Web 2.0. Para entender melhor, o que é a Web 2.0? Por muitos ela é considerada a segunda geração da internet. Nessa geração há um aumento da interação entre a Web e o usuário.

Com isso os serviços disponibilizados na rede começam a se integrar, assim em todos os sites que se vai há botões de compartilhamento para as redes sociais e em todo e qualquer site que se entre, há a possibilidade de compartilhar aquilo com os outros.

Web 2.0 é mais interativa, integra o mundo real ao mundo digital, tornando a internet uma grande sociedade. E então, conforme as utilidades da Web 2.0 foram se revelando aos usuários, foi inventada a computação nas nuvens, que é a ideia de "suba seus arquivos para os nossos servidores, aqui eles estarão mais seguros!" e aí foram criados os sistemas operacionais online.

A computação em nuvem é bastante legal nesse ponto de gerenciamento de arquivos. Se o seu computador estragar, por exemplo, seus arquivos correm um risco enorme de serem perdidos se não houver um backup. Com a computação em nuvem é feito o upload dos seus arquivos para o servidor correspondente ao serviço escolhido, e é claro, eles tem toda uma tecnologia de backup para manter seus arquivos seguros.

Assim, com os sistemas operacionais você tem aplicações, seus arquivos, tudo online, pode acessá-los de qualquer lugar. É mais útil do que parece, principalmente se não houver um computador em casa, assim a pessoa pode ir a uma lan house e lá terá o seu computador todinho online. É útil também pra quem não para em casa, trabalha viajando para vários lugares, ao precisar acessar um documento importante, pode acessá-lo online.

A parte ruim vem para os usuários que não querem gastar nada, é que grandes empresas visam grandes lucros, óbvio, e com isso o que era todo grátis acabou passando a ser parte pago. Limitaram o armazenamento e alguns serviços específicos em vários SOs, mas nada que atrapalhe o uso, muito pelo contrário, até porque se o usuário quiser estender os serviços, é tudo barato.

É possível acessar qualquer um dos sistemas online, tendo apenas um navegador com os serviços de flash player e java atualizados. É bastante leve, e trás uma experiência de interação bem legal. Uma coisa que atrapalha um pouco é a velocidade da internet, principalmente para upload de arquivos. Se o usuário estiver usando uma wireless ou 3G, dependendo da estabilidade da internet, o serviço pode desconectar e um arquivo que estava sendo editado se perder, ou perder um upload, o que atrapalha um pouco. Mas com tanta facilidade de acesso, tem sempre algum ponto contra, porém nada que atrapalhe a experiência, repito.

O primeiro SO onilne foi o Palm WebOS, criado por um estudante sueco Fredrik Malmer em XHTML e JavaScript. Sistemas operacionais comuns são feitos em linguagem C, Assembly, dentre outras, enquanto os online tem de ser criadas em linguagem que possam ser lidas pelo próprio browser, assim são feitos comumente em PHP ou Java.

Cada sistema tem características próprias, portanto os aplicativos iniciais variam de serviço para serviço. A maioria dos sistemas tem processador de texto, serviço de upload de arquivos, calendários, calculadoras, apenas aplicações básicas, e as avançadas vão depender do objetivo da empresa e variam de um sistema a outro.

Já outros serviços apostam no conhecimento avançado do usuário para a customização do serviço, assim há sistemas que disponibilizam ferramentas para criação de aplicativos, um exemplo é o falecido YouOS.

Testando sistemas operacionais online

Falarei agora sobre três sistemas operacionais online diferentes: o EyeOS, o ZeroPC e o Google Chrome OS. Os dois primeiros são online, grátis, já o terceiro é o primeiro SO da Google, e traz a mesma ideia de computação em nuvem.

EyeOS

O eyeOS é simples, tem aplicações básicas como cliente de e-mail, processador de texto, gerenciador de arquivos, calendário, calculadora etc. Com uma interface limpa até demais, é mais voltado a comunicação e compartilhamento de arquivos online.

Não serve para gerenciar nada pesado, porém o foco da empresa é a mobilidade. O lema deles é "Everywhere, on any device", ou seja "Em qualquer lugar, em qualquer aparelho", onde quer que você esteja, pelo computador, notebook, celular, você pode acessar seus arquivos, e de forma rápida e segura.

Não é necessário fazer download de nada, ele funciona no browser perfeitamente.

Caso queira criar um servidor com o SO, é possível, é baixar o cliente, para o Ubuntu ele tem 26mb. Como o código do EyeOS é open source, várias empresas que o utilizam alteram suas funções e criam novos apps, e é aí que ele se diferencia.

Uma dessas empresas que o utilizam é a Biblioteques de Barcelona, que interliga cerca de 60 bibliotecas através do EyeOS. O mesmo acontece com a empresa de telefonia SFR, que nas modificações que fez no SO inclui programas para envio de SMS, messengers para celulares, sincronização de calendário etc.

Não é divulgada nenhuma informação de preço inicialmente, para comprar os serviços, o usuário preenche e envia alguns dados informando sobre o seu interesse em algum produto e algum atendente responde o protocolo iniciando uma negociação.

ZeroPC

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com