TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Digital E A Globalização

Trabalho Universitário: A Economia Digital E A Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

A Economia Digital e a Globalização

A economia digital pode ser definida como sendo um novo modelo econômico, surgido em decorrência do desenvolvimento de novas tecnologias, oferecendo novas possibilidades de crescimento e expansão, impulsionando as relações comerciais e econômicas.

No contexto da economia digital as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) permitem a troca de informações e cooperação entre as empresas e fazem surgir novas oportunidades de negócios. Desta forma, além de novas formas de relações entre as empresas, a economia digital também modificou a forma de trabalhar e de se relacionar das empresas no novo ambiente.

Silva Filho (2009) comenta que se inicialmente as TICs eram utilizadas como mero instrumento tecnológico, com o tempo, além de alterar a forma de obter a informação e estabelecer a comunicação, alteraram também a estrutura das empresas, criando novas regras e relações de negócios. Hoje a Internet pode ser considerada a mais importante infraestrutura de comunicação em nivel global, sendo um dos pontos centrais da nova economia digital.

A globalização se caracteriza por um processo de intensa internacionalização de territórios, economias e culturas, integrando os mercados mundiais e eliminando as fronteiras entre os países.A globalização se caracteriza pela utilização de tecnologias, em especial a informática que, com recursos como a Internet, proporciona um maior acesso à informação e ampliaas possibilidades de comunicação entre pessoas e organizações.

Atualmente pode-se utilizar uma videoconferência para comunicar-se com maior frequência com funcionários que estão em regiões distantes, principalmente no momento dos acontecimentos, mantendo-os melhor informados e permitindo uma tomada de decisões mais adequada possível. Permite também reunir todo o pessoal que normalmente não poderia participar por questões de viagem e de orçamento ou ainda congregar os colaboradores de diversas filiais localizadas em outros pontos do país e do mundo.

O uso da videoconferência também permite gerenciar unidades de negócios que estão sendo incorporadas à sua organização, em casos de fusões e aquisições, assimilando as novas equipes à cultura de sua corporação mais rapidamente e com menos viagens ou ainda realizar conferências ao vivo com especialistas de outras regiões sem ter a despesa de trazê-los para o seu local. Este método tem sido utilizado, inclusive, pela categoria médica, fazendo o acompanhamento de cirurgias.

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »