TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental no Mundo e no Brasil

Por:   •  12/12/2021  •  Resenha  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ

FACULDADE DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

Poliana Dias de Farias

A Educação Ambiental no Mundo e no Brasil

Para iniciarmos este debate achamos por bem fazermos um breve resgate na história sobre os movimentos ecológicos e ambientalistas que marcaram o inicio do mais longo e importante movimento do planeta ou seja a  fundamentação da educação ambiental onde a partir  desse acontecimento nasceu a base das futuras leis e ciências que tornou o nosso marco mais importante do conhecimento ambientalista.

Podemos citar uma publicação do livro “Primavera Silenciosa”(1962),da americana Raquel Carson , como ponto histórico onde o mundo permitiu-se olhar diferente sobre ações globais para a conservação do meio ambiente.

Sabemos que após a década de 1970, o campo semântico associado à palavra  ambiente obteve grande repercussão no mundo onde surgiu muitos termos para a palavra natureza dando assim um maior significado, Souza et al.

Argumentamos que no Brasil A lei de Política Nacional do Meio Ambiente foi fortemente influenciada pelos princípios da Conferência da ONU realizada em Estocolmo sobre Meio Ambiente Humano, onde foi  iniciado uma das grandes mudanças dentre as quais a de criação e alteração de legislações na esfera interna dos países.

No Brasil com criação do PNMA, inaugurou uma visão integrada do meio ambiente, onde foi criado muitos dispositivo dos quais deram destaque na Constituição Federal de 1988 para o uso dos recursos naturais e de estudos prévios de impactos ambientais para fiscalização e controle pelo poder público, foi criado o (Sisnama) Sistema Nacional do Meio Ambiente e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O senso comum diz que a grande maioria dos problemas atuais podem ser resolvido pela comunidade cientifica onde traduz-se que a humanidade e capaz  de inserir novas tecnologias econômicas, podendo gerar respostas aos problemas que surgem, logo esse paradigma civilizatório permanece, portanto considera-se a crise ambiental como uma crise civilizatória) e que a forma clássica subdividi os aspectos a serem analisados isoladamente por áreas deferentes do conhecimento, isso não é o suficiente para a compreensão dos fenômenos ambientais.

Partimos então em busca de um pressuposto que evidencie uma viabilidade para a educação ambiental de modo que essa problemática seja passível de elucidação.

Sabemos que relação homem-natureza fica viável o estudo da Teoria das Representações Sociais (TRS),nos permite centralizar, analisar a construção e a transformação do conhecimento social. Portanto vamos entender o significado da Representações Sócias, sabemos que a Teoria Representação Sócias  (TRS) trata-se da produção dos saberes sociais.

Onde esse conhecimento de acordo com o pensamento de Moscovici (2003),o que de fato importa não são as representações do passado ou de uma sociedade primitiva mas as do presente ou seja a sociedade atual, considerando-se que todo conhecimento produzido é muito relativo a quem fala e de onde se fala e qual o grupo pertence, e não diretamente o objeto em si então a partir daí  nasce a importância do grupo de pertencimento, consequentemente esse conhecimento se centraliza na análise da construção e transformação social e tentar elucidar com a ação e pensamento de dinâmica social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com