TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eletricidade Aplicada

Por:   •  16/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O multímetro é um aparelho destinado à medição de diversas grandezas elétricas, de forma com que seja possível avaliar os efeitos causados pela eletricidade em diversos dispositivos, circuitos, redes, etc.

Existem diversos modelos de multímetro, podendo ser classificados entre analógicos (as medições são dadas a partir de um ponteiro) e digitais (as medições aparecem em uma tela de LED ou LCD). Além disso também existem modelos específicos para o uso doméstico (mais seguros) e para o uso em ambientes industriais (capaz de medir em maiores escalas).


Objetivo

A realização deste trabalho tem como objetivo obter um melhor entendimento sobre o funcionamento do aparelho estudado, a forma correta de utiliza-lo sem causar danos e como interpretar os resultados alcançados na medição.


Relatório

Acompanhamos no laboratório o uso de um multímetro digital, aparelho que combina a função de três outros aparelhos utilizados em medições envolvendo eletricidade, sendo esses aparelhos o Voltímetro, o Amperímetro e o Ohmímetro.

O multímetro apresentado trabalha com as escalas de 200 e 1000, que devem ser observadas para obter maior precisão nos resultados pretendidos e possui uma função ‘hold’ que faz com que o último valor medido seja congelado na tela, permitindo a realização de medições em lugares onde a visibilidade da tela do aparelho é ruim.

Antes de começar as medições é importante seguir algumas medidas de segurança, como o uso de luvas.

Cada uma de suas funções é idêntica à do aparelho em que ela é baseada, conforme descrito abaixo:

Voltímetro: É o aparelho utilizado na medição da tensão elétrica presente entre dois pontos. O aparelho possui uma função que permite selecionar se a tensão medida será continua ou alternada, essa seleção deverá ser feita antes de conecta-lo ao circuito. Ao conectar o voltímetro ao circuito, suas pontas de prova devem ser colocadas em paralelo (uma ponta em cada condutor), caso contrário o aparelho poderá ser danificado. As medições apresentadas por ele serão dadas na unidade ‘v’ (volt).

Amperímetro: É o aparelho utilizado na medição da intensidade de uma corrente elétrica. Esse aparelho precisa ter uma resistência interna inferior à do circuito à ser medido, assim obtendo um resultado mais preciso. O aparelho possui uma função que permite selecionar se a intensidade medida será continua ou alternada, essa seleção deverá ser feita antes de conecta-lo à corrente. O amperímetro pode ser utilizado de duas formas: colocando as pontas de prova em série no condutor à cuja corrente será medida ou envolvendo apenas um dos condutores (fios) entre as garras do alicate amperímetro. As medições apresentadas por ele serão dadas na unidade ‘a’ (ampère).

Ohmímetro: É o aparelho utilizado na medição da resistência elétrica presente em um circuito. O Ohmímetro nunca deve ser utilizado em circuitos que estejam conectados à alguma fonte de energia. Antes de realizar o uso deste aparelho deve-se verificar se as pontas de prova estão funcionando corretamente. Além da medição de resistência, esse aparelho também pode ser utilizado para realização de testes de continuidade, onde ele indicará através de um bipe sonoro se o disjuntor em questão dá continuidade ou não. Esse bipe sonoro também permite a realização de testes para identificar quais pontas são correspondentes a quais condutores (fios). As medições apresentadas por ele serão dadas na unidade ‘Ω’ (Ohm).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com