TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE MONITORAMENTO DE CONSUMO E ENERGIA SOBRE AR CONDICIONADO

Por:   •  1/9/2018  •  Artigo  •  2.319 Palavras (10 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE MONITORAMENTO DE CONSUMO E ENERGIA SOBRE AR CONDICIONADO[pic 1]

CONSUMPTION AND ENERGY MONITORING SYSTEM ON AIR CONDITIONING

AUTORES: SOUZA, Alfeu Vinicius¹; ROCHA, Edson Diego¹; GOMES, Franklin Murilo¹; SANTOS, Lucas Pereira dos santos¹; FERNANDO, Luis¹; MAIA, Raphael Lessa¹; SOUZA, Thiago Menezes¹; OLIVEIRA, Gilze²; 

¹ Faculdades Integradas Pitágoras – Acadêmico de Eng. Mecânica; ² Faculdades Integradas Pitágoras: Professor orientador

Resumo

Palavras-chave

Ar condicionado;

Monitoramento;

Consumo;

Aparelho;

 

Para melhor forma de utilização do ar-condicionado sobre consumo elétrico, e encima disso criar situações de vantagem para o consumidor.  Este trabalho tem como finalidade criar um dispositivo de monitoramento por arduino, onde atende empresas ou até mesmo quem utiliza do conforto do ar-condicionado. Atualmente, com a evolução da tecnologia, a procura pelo lazer tem se aumentado bruscamente, onde o consumo de energia elétrica acaba sendo um empecilho na hora da utilização ou na decisão de adquirir esse produto por ter um consumo energético muito elevado. Apresenta como inserir a tecnologia de monitoramento, utilizando uma programação de arduino, em que o aparelho irá mostrar o consumo em dinheiro no momento em que estiver ligado, assim quem se utiliza do aparelho possa fazer um acompanhamento no gasto do dia a dia. Mostra ainda uma descrição detalhada dos componentes de um sistema arduino, e tem intenção de mostrar maior compreensão da tecnologia em questão. Sugere a aplicação de metodologia para economizar energia, podendo ser um exemplo para outras atividades. Esta analise mostra benefícios as empresas que utilizam do aparelho e como a sociedade poderia ser recompensado com este mecanismo.

Keywords


Air conditioning;

Monitoring;

Consumption;

Apparatus;

For the best way to use the air conditioner on electric consumption, and on top of that create situations of advantage for the consumer.  This work aims to create a monitoring device by Arduino, where it serves companies or even those who use the comfort of air conditioning. Today, with the evolution of technology, the demand for leisure has increased abruptly, where the consumption of electricity ends up being a hindrance in the time of use or the decision to acquire this product because it has a very high energy consumption. Presents how to insert the monitoring technology, using an Arduino programming, where the device will show the consumption in cash when it is switched on, so whoever uses the appliance can do a follow-up on the day to day spending. It also shows a detailed description of the components of an Arduino system, and is intended to show greater understanding of the technology in question. It suggests the application of a methodology to save energy, and can be an example for other activities. This analysis shows benefits to companies that use the appliance and how society could be rewarded with this mechanism.

INTRODUÇÃO

Com avanço tecnológico ao passar dos anos, e possível ver cada vez mais opção de conforto em diferentes áreas. Com a modernização, o setor de eletrônicos como aparelhos de condicionadores de ar tem uma grande variedade de equipamentos, com diversas marcas e modelos.

        O aumento na procura por ar-condicionado aumenta a cada ano, mais o que ainda desmotiva os consumidores a comprar e alto consumo de energia elétrica que o aparelho tem.

        Em prédios corporativos, a redução do consumo de energia elétrica é uma meta que precisa ser constantemente buscada. Motivos para isso vão desde a geração de economia nos custos de operação até a redução de impactos ambientais. Embora o monitoramento do consumo seja uma das estratégias mais importantes para subsidiar ações de racionalização do uso de energia, ele nem sempre é tratado com a devida atenção.

        Implementações de novas tecnologias para esse monitoramento, surgem aparelhos que consegue capta o consumo em watts enquanto o aparelho ligado. E um grande facilitador para empresas, residências para um controle adequado, onde pode planejar estratégias para economizar em tempos estratégicos.

O trabalho tem como objetivo a idealização de um sistema de monitoramento do consumo de energia elétrica gasta no funcionamento de sistemas de ar condicionado. Neste trabalho se propõe a criação de um sistema capaz de supervisionar a quantidade consumida dia a dia, juntamente com os valores em reais gastos com o ar-condicionado assim fazendo com que o consumidor tenha mais controle sobre sua utilização economicamente.

REFERENCIAL TEORICO

        Nos dias de hoje, com conforto proporcionado através da tecnologia, o ar condicionado e muito utilizado em lugares com altas temperaturas.

O chuveiro elétrico ficou para trás. Agora o novo vilão da energia elétrica é o ar-condicionado, apontado como um dos responsáveis pelo apagão que atingiu dez Estados e o Distrito Federal na segunda-feira. Naquele dia, a temperatura estava alta, acima dos 35º em São Paulo. Por volta das 14h30, na volta do almoço de muitos trabalhadores, a demanda de energia bateu recorde e ficou bem acima do programado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na terça-feira, o consumo voltou a ficar acima das expectativas (VEJA, 2015).

Além disso, com a ascensão da classe média, o uso do ar condicionado se popularizou a ponto de deslocar o pico de consumo. Antes a demanda máxima de energia ocorria quando o brasileiro voltava para a casa e ligava o chuveiro para tomar banho. Agora o pico é no meio da tarde, quando o calor é maior e os aparelhos de ar condicionado são ligados.

Nos últimos anos, o consumo de energia do setor residencial e comercial subiu bem acima do industrial. Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), entre 2011 e 2013 o consumo de eletricidade das residências brasileiras subiu 11,5%. Se forem consideradas as estimativas para 2014, o crescimento atingirá 18% no período (VEJA, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (376.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com