TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia Econômica

Por:   •  23/7/2021  •  Artigo  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 3

6 Gestor x Administrador

Quando você aplica diretamente em algum ativo (ações ou títulos públicos, por exemplo), é o responsável por administrar a sua própria carteira de investimentos e tomar as decisões de compra e venda, com objetivo de conseguir mais rentabilidade.

A grande diferença de aplicar em fundos de investimentos é que você transfere esta tarefa de decisão para uma terceira pessoa: o gestor do fundo, que é um profissional habilitado e qualificado para este tipo de atividade. “O gestor é responsável pela compra e venda dos ativos do fundo, segundo objetivos e política de investimento estabelecida no regulamento”, define a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Isso quer dizer que é ele quem escolhe em quais ativos aquele fundo vai aplicar, quais os percentuais de alocação do portfólio e o momento de entrada e saída dos investimentos (também conhecido como zeragem de posição ou simplesmente stop), sempre dentro das regras definidas pelo regulamento do fundo e de acordo com a sua classificação.

Por exemplo: se aquele for um fundo de renda fixa, o gestor precisa alocar pelo menos 80% da carteira em títulos públicos federais. Se for um fundo de ações, é preciso investir ao menos 67% da carteira em ações à vista ou em outros valores mobiliários.

Por isso, é importante que, antes de você optar por determinado fundo de investimento, faça uma pesquisa sobre o gestor daquele fundo, verifique o seu currículo e sua experiencia no mercado financeiro e analise a rentabilidade passada dos fundos geridos por ele – se possível, em um período longo de tempo, para conseguir ter uma noção melhor.

Já o administrador que cuida do dia a dia do fundo e controla os prestadores de serviço – tais como gestor, auditor, custodiante -, além de acompanhar os fluxos de caixa do fundo e principalmente defender os direitos dos cotistas. “É o responsável pelo funcionamento do fundo”

7 É seguro investir em fundos imobiliários?

O fundo possui personalidade jurídica própria, um CNPJ próprio, então o fundo é o dono dos imóveis. E o patrimônio do fundo de investimento e do fundo imobiliário não se mistura com o patrimônio de ninguém, de nenhum prestador de serviço desse fundo.

Existe a figura de um custodiante do fundo, a figura de um administrador e a figura de um gestor. Se qualquer um deles quebra não tem nenhum problema para o fundo, por ser dos cotistas.

Há vários riscos no FII,como por exemplo:

1° Risco físico do imóvel: os imóveis também correm um risco físico, de sofrer com enchentes, incêndios, depredações, desabamentos e desapropriações (que são mais raras). Esse é um risco de qualquer investimento imobiliário, seja ele direto ou indireto, por meio de fundos.

2° Risco de vacância: O risco de vacância é, aliás, próprio de qualquer imóvel ou fundo imobiliário cujo objetivo seja gerar renda com aluguéis. Inquilinos podem deixar o imóvel e, em alguns casos, pode ser muito difícil encontrar um novo locatário.

Uma superoferta daquele tipo de imóvel em uma região ou uma economia desaquecida podem fazer com que o período de vacância seja longo. E enquanto os imóveis não geram renda, estão gerando despesas para o fundo – e para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com