TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia Química

Por:   •  11/7/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha – Minissérie: Chernobyl HBO

No dia 10 de maio de 2019 estreou no Brasil a minissérie Chernobyl da HBO. A minissérie conta ao longo de 5 episódios os eventos em torno do acidente nuclear conhecido como o mais desastroso e perigoso acidente nuclear, ocorrido no dia 26 de abril de 1986 em Pripyat, Ucrânia, onde o reator nuclear número 4 da usina nuclear de Chernobyl explodiu durante a realização de testes de segurança, deixando o núcleo exposto e lançando material radioativo na atmosfera. Após a explosão houve um incêndio no prédio e bombeiros foram chamados para conter as chamas. A explosão gerou um brilho incomum produzido pela radiação visível no céu, atraindo a atenção das pessoas da cidade.

A minissérie foca nos acontecimentos de como e por que tal desastre aconteceu. Na tentativa de criar uma minissérie que contasse de forma diferenciada os acontecimentos do desastre de Chernobyl, a HBO lançou mão de mostrar através da perspectiva política como as decisões tomadas pelas autoridades da época influenciaram durante a tratativa do acidente e anos após o ocorrido. Trata-se de uma manobra arriscada, uma vez que é de costume focar em personagens e suas histórias para criar imediatamente a empatia do público, porém a HBO foi completamente na contramão, não criando personagens favoritos e focando no que de fato importa, o acidente e seus desobramentos. A série utiliza de um tom didático para a narrativa, utilizando termos químicos e físicos que à primeira vista podem parecer desinteressante para o espectador, porém não é o que ocorre já que não reduz em nenhum momento o impacto dramático e a força da narrativa. A minissérie ainda traz à tona a questão da guerra fria, de como a União Soviética tentou esconder o acontecimento do maior desastre nuclear da história e os impactos sobre a estrutura política da época.

A minissérie Chernobyl sem dúvidas é uma forma diferente de entender os acontecimentos que levaram ao acidente e de entender os desdobramentos que culminaram no agravamento do mesmo, trazendo uma reflexão para os dias atuais sobre a importância que as autoridades devem dar para questões que envolvam segurança de processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com