TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia Sustentável

Por:   •  11/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM

BRENDO FRANÇA PORTELA

DALYANA SILVA

RAWER MALDYNI

[pic 1]

Santarém

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM

BRENDO FRANÇA PORTELA

DALYANA SILVA

RAWER MALDYNI

[pic 2]

        Trabalho referente à disciplina de Introdução da Engenharia Civil, ministrada pelo Prof. Fernando, como requisito de nota para o G1.

Santarém

2014

Engenharia sustentável

A construção civil cria, todos os dias, novas tecnologias verdes e maneiras diferentes de aplicá-las. Conheça alguns projetos de bairros e cidades que prometem mudar nossos hábitos.

A preocupação com a sustentabilidade já ganhou as pranchetas dos engenheiros. A nova maneira de pensar verde na construção civil adota medidas como a escolha de materiais menos poluentes e o descarte correto dos resíduos gerados pela obra.

Para regulamentar o setor sustentável, algumas certificações estão disponíveis no mercado. São selos que medem e pontuam parâmetros de sustentabilidade em diversas áreas de uma construção.

As mais conhecidas são o selo norte-americano Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), o britânico Breeam (BRE Environmental Assessment Method) e o brasileiro Aqua (Alta Qualidade Ambiental).

EXEMPLO PRÁTICO DE CONTRUÇÃO SUBSTENTÁVEL: CONTAINERS

        No Brasil, aproveitar contêineres para a construção de casas ainda não é comum, no entanto a procura pelo material vem crescendo muito. Para se ter uma idéia, nos últimos dois anos o preço dos contêineres reciclados subiu de R$ 3 mil para R$ 6 mil.

        Os equipamentos de carga são usados para o transporte durante dez ou 15 anos. Usá-los na construção de casa é uma forma de reaproveitar este material, que além de ser mais sustentável, pode ser econômico. Construções com contêiner duram até 90 anos e custam muito menos do que os materiais usados tradicionalmente para levantar uma casa.

        Empresas, lojas e escritórios também têm investido no uso de contêineres. O grupo Container é um exemplo de empresa que possui uma rede de lojas de roupas com cem franquias espalhadas pelo Brasil. Todos os espaços de venda são construídos com contêineres. Agora a empresa também está investindo em hotéis sustentáveis.

 [pic 3]                   [pic 4]

        Uma empresa holandesa, que em Amsterdã criou uma vila de estudantes em contêineres, também deve chegar ao Brasil nos próximos meses. Ela venderá seus produtos que incluem escritórios e hotéis. 

  • Vantagens

§  Economia de aproximadamente 35% no custo total da residência, desde a fundação da casa até o revestimento externo.

§  A estrutura é muito forte, pois é projetado para resistir às diversas intempéries e suportar grandes cargas, sua vida útil em construções pode durar até 90 anos.

§  Para a arquitetura, permite modularidade e grande flexibilidade, dado que as dimensões são padronizadas e as peças são facilmente encaixáveis entre si O que facilita a construção e/ ou montagem, permitindo diversas configurações.

§  Agilidade na construção, leva geralmente entre 60 a 90 dias para ficar pronta.

§  Reutilização de materiais nobre descartável (containers) o que proporciona economia de recursos naturais que não foram utilizados na construção da casa: areia, tijolo, cimento, água, ferro etc. Isso gera uma obra mais limpa, com redução de entulho e de outros materiais;

§  São leves, com isso podem ser facilmente transportados para qualquer lugar;

§  Podem ser facilmente levantados sobre estacas acima do nível do solo, útil principalmente em áreas com risco de inundação ou com dificuldades para aterrar/ fazer piso;

§  São leves, com isso podem ser facilmente transportados para qualquer lugar;

§   Respeito ao perfil do terreno: mais economia e rapidez na terraplanagem. Dependendo, em apenas um dia, os serviços de terraplanagem e limpeza do terreno são totalmente executados.

§  Impermeabilização máxima de 15% do terreno preserva o solo e lençol freático: o projeto respeita ao máximo o relevo natural do terreno, evitando interferências no solo e no lençol freático. Mais de 85% do terreno fica permeável, contribuindo para absorção da água das chuvas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (210 Kb)   docx (120.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com