TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Controle e Automação

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.928 Palavras (12 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

          Roteador e Switch

Bruno Souza, Douglas Elias, Jennefer Almeida, Victor Andrade

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Conselheiro Lafaiete

                                                      Engenharia de Controle e Automação

Resumo – O artigo mostra o conceito de Roteadores e Switches, quais suas finalidades de uso, quando surgiu, sendo mostrado sua evolução até os dias atuais e seus principais fabricantes no mercado. Além disso, informa como é o funcionamento dos equipamentos.

Palavras Chave – Roteador, switch, rede, internet, roteamento.

I. Lista de abreviaturas e Siglas

ARPA - Advanced Research Projects Agency

ASIC - Application Specific Integrated Circuits

CoS – Classe de serviço

DHCP – Dynamic Host Configuration Protocol

FDDI – Fiber Distribued Data Interface

HTTP – HyperText Transfer Protocol

IEEE – Institute of Electrical and Electronic Engineers

IP -  Internet Protocol

LAN - Local Area Network

MAC – Media Access Control

OSI - Open Systems Interconnection

QoS – Qualidade de serviço

RMON – Remote Monitoring

SNMP – Simple Network Management Protocol

TCP/IP – Transmission Control Protocol

URL - Uniform Resource Locator

VLAN – Virtual Local Area Network

WAN - Wide Area Network

WLAN – Wireless Metropolitan Area Network

WPAN - Wireless Personal Area Network

WWW - World Wide Web

II. Introdução

Com menor custo de venda, os computadores estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Com isto, surgiu a necessidade de criar uma única rede nas casas ou empresas para que uma comunidade de pessoas consiga acessar ao mesmo tempo a internet. Isso é possível, graças aos roteadores ou aos switches.

A fase dos computadores em redes teve seu início quando, por meio de um sistema chamado tecnologia de nós, composta de roteadores, comutadores eletrônicos e novas conexões, os computadores se comunicavam, mesmo em locais diferentes.

O desenvolvimento tecnológico e científico propiciou a integração das potencialidades de cada sistema resultando na Internet, uma estrutura global que interliga os computadores e outros equipamentos para possibilitar o registro, a produção, transmissão e recepção de informações e permite a comunicação entre as pessoas independentemente da posição geográfica.

III. Objetivo

O objetivo deste artigo é proporcionar ao leitor o conhecimento aprofundado da utilização e funcionamento do roteador e do switch.

IV. Desenvolvimento

A. Redes de computadores

Com o novo arranjo dos computadores, juntamente com a comunicação e telecomunicação, necessitou-se uma mudança no cenário, assim, não existe mais a forma em que um computador realiza todas as atividades. Assim, foi criada a rede de computadores, em que cada computador realiza um trabalho e isso não seria simplesmente uma conexão entre cabos e placas. Foram criados uma série de protocolos para regulamentar a comunicação em todos os níveis, desde o cabo instalado até o programa utilizado [3].

As redes de computadores são classificadas de acordo com a dimensão geográfica que ocupam e todas elas são concebidas de forma que possam se comunicar com outras redes. Assim, as redes podem ser classificadas em: • LAN (Local Area Network – Rede de Área Local), • MAN (Metropolitan Area Network – Rede de Área Metropolitana) e • WAN (Wide Area Network – Rede de Área Extensa).[3]

Com o advento das novas tecnologias de redes wireless (sem fio), novas classificações foram adotadas: • Wireless Personal Area Network – Rede sem Fio de Área Pessoal (WPAN), • Wireless Local Area Network – Rede sem Fio de Área Local (WLAN), •Wireless Metropolitan Area Network (WMAN) – Rede sem Fio de Área Metropolitana) e • Wireless Wide Area Network – Rede sem Fio de Área Extensa (WWAN).

A Fig. 1 abaixo, mostra uma rede LAN com interligação a uma rede wireless para os portáteis (notebooks). A rede tem dois servidores. O seu roteador (router) interliga a rede LAN propriamente dita (representada pelo microcomputador e multifuncional – impressora, scanner e fax) com a internet e com o ponto de acesso (que permite o acesso sem fio). Exemplifica também uma rede WLAN, já que o acesso sem fio pode ser caracterizado como uma rede WLAN. Neste tipo de rede as taxas de transmissão e as distâncias são menores e as taxas de erro, maiores [3].

[pic 3]

Fig.1.  Exemplo de uma rede local [3]

Já a Fig. 2 abaixo, mostra a interligação de vários subsistemas locais por meio de uma rede MAN. TV a cabo, redes locais (LAN) e sistemas públicos de telefonia são todos ligados por um enlace que pertence a uma rede metropolitana [3].

[pic 4]

Fig. 2.  Exemplo de rede metropolitana [3].

B. Redes definidas por software

Em redes IP-s tradicionais, roteadores e switches fazem o papel da camada de controle e da camada de dados. Estas duas camadas são embutidas nos dispositivos de rede, reduzindo a flexibilidade, inovacãoo e evolucão da infraestrutura. Sobretudo, geralmente a configuracão destes dispositivos deve ser feita manualmente através de um software do fabricante ou utilizando uma linguagem específica [4].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (232.8 Kb)   docx (116.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com