TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de controle e automação

Por:   •  2/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.966 Palavras (8 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 8

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAI-RS VERGILIO LUNARDI

        

ARTIGO

 DE

SENSORES INDUSTRIAIS

Edson Scremin

Gustavo Perin

Gabriel Bamberg

Santa Rosa

2015

EDSON SCREMIN

GUSTAVO PERIN

GABRIEL BAMBERG

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAI-RS VERGILIO LUNARDI

Artigo realizado nas aulas da disciplina de Fundamentos da Comunicação, com intuito de desenvolver um estudo sobre sensores industriais, com o auxílio da professora Monica Canal.

Santa Rosa

2015

Resumo: O principal objetivo deste trabalho foi realizar um estudo amplo na área de sensores industriais. Este equipamento serve para designar dispositivos sensíveis alguma forma de energia do ambiente que pode ser luminosa, térmica, cinética, relacionando informações sobre uma grandeza que precisa ser medida, com temperatura, pressão, velocidade, corrente, aceleração, posição, entre outros. Realizamos uma pesquisa ampla sobre a origem dos sensores, como eles eram empregados na antiguidade e como eles são fundamentais no ramo da indústria e afins nos tempos modernos. Normalmente os sinais emitidos pelos sensores são enviados para uma “base” que os lê, essa “base” é composta por sistemas de controles que são basicamente um sistema de entrada(s) e saída(s).

Palavras-Chave: Automação, Sensores, Sistemas.

  1. INTRODUÇÃO

No estudo da automação em sistemas industriais, comerciais, automobilísticos, domésticos, entre tanto, É preciso determinar as condições do sistema. É necessário obter os valores das variáveis físicas do ambiente a ser monitorado, este trabalho é feito pelos sensores. Os principais elementos que atuam na automação industrial são os sensores e atuadores, pois eles verificam e interferem no ambiente. A grande diversidade de sensores vem sendo aperfeiçoada ao longo do tempo, principalmente com o desenvolvimento da microeletrônica nos anos de 1970. Novos materiais foram descobertos e a tendência de miniaturização foi incrementada com a possibilidade cada vez maior de integração do sensor e o circuito de condicionamento dos sinais. Já em 1980 iniciou-se o desenvolvimento da produção de sensores integrados e hoje, com as novas tecnologias disponíveis, surgiram vários tipos de sensores inteligentes que podem trabalhar em redes de comunicação serial do tipo barra (pares traçados) com programação endereçável independente.

  1. SENSORES INDUSTRIAIS

Os sensores são dispositivos sensíveis a alguma forma de energia do ambiente (luminosa, térmica, cinética), mudando seu comportamento sob a ação de grandezas físicas, e podendo fornecer diretamente ou indiretamente um sinal que indique esta grandeza.

  1. Sensores analógicos

Esse tipo de sensor pode assumir qualquer valor no seu sinal de saída ao longo do tempo, desde que esteja dentro da sua faixa de operação. Algumas das grandezas físicas que podem assumir qualquer valor ao longo do tempo são: pressão, temperatura, velocidade, umidade, vazão, força, ângulo, distância, torque, luminosidade.

[pic 1]

  1. Sensores digitais

Esse tipo de sensor pode assumir apenas dois valores no seu sinal de saída ao longo do tempo, que podem ser interpretados como zero ou um. Não existem naturalmente grandezas físicas que  assumem esses valores, mas eles são assim mostrados ao sistema de controle após serem convertidos pelo circuito eletrônico do transdutor.

[pic 2]

  1. Transdutor

       É um dispositivo completo, que contém o sensor, usado para transformar uma grandeza qualquer em outra que pode ser utilizada nos dispositivos de controle. Um transdutor pode ser considerado uma interface ás formas de energia do ambiente e o circuito de controle ou, eventualmente entre o controle e o atuador.

3. ORIGEM DOS SENSORES

        A radiação primeiramente foi descoberta em 1895 na Alemanha, pelo cientista Wilhelm Conrad Roentgen durante experiências com descarga de alta tensão em tubos contendo gases. A partir da evolução dos experimentos com partículas radioativas, teve-se necessário o uso de equipamentos para monitoração dos níveis perigosos ao homem.

        Os sensores são atualmente utilizados amplamente em diversas atividades do cotidiano. Geiger-Muller(GM), desenvolvido por Geiger e Muller em 1928, foi um dos primeiros equipamentos desenvolvido para detectar e medir níveis de radiação.

[pic 3]

     

        

4. TIPOS DE SENSORES

4.1 Sensores de Presença

        Sensores ópticos que são os sensores de presença são componentes eletrônicos de sinalização e comando que executam detecção de qualquer material sem que haja contato mecânico entre eles. O princípio de funcionamento do sensor óptico baseia-se na existência de um emissor e de um receptor, a luz gerada pelo emissor deve atingir o receptor com intensidade suficiente para fazer com que o sensor comute sua saída. O sinal de luz gerado pelo emissor do sensor óptico é modulado numa determinada frequência, ou seja, o emissor gera um sinal com um certo número de lampejos por segundo. O receptor do sinal do sensor é acoplado a um filtro que semente considera sinais com a mesma frequência do emissor.

4.2 Sensores de Posição 

        Em processos industriais ou comerciais, os sensores de posição são utilizados em várias aplicações em que a precisão e a sensibilidade do instrumento devem ser ajustadas em função do tipo de operação que é monitorado. Tem grande importância na fabricação de máquinas de ferramentas entre outros.

4.2.1 Sensores de proximidade indutivos

        São dispositivos de proximidade sem contato que utilizam um campo de frequência de rádio com um oscilador e uma bobina.

4.3 Sensores de Velocidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com