TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia do Trabalho

Por:   •  22/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Veiga de Almeida

Engenharia de Produção

AVA2 Engenharia do Trabalho

Para resolver os itens abaixo você deverá realizar o experimento “Indicação de EPIs para Práticas Laborais”, disponível no módulo de “laboratório virtual” na página inicial da disciplina, uma atividade que envolve o tema Equipamentos de Proteção. Inicialmente, você investigará o conceito de Medidas de Controle e as aplicações dos Equipamentos de Proteção.

Portanto, leia com atenção todas as informações dadas sobre o experimento - que são: apresentação do experimento, sumário teórico, roteiro passo a passo, pré teste e pós teste – e responda:

1 - Com o objetivo de controlar, minimizar ou eliminar riscos, em qual a hierarquia as medidas de controle devem ser obedecidas?

Segundo Vidal (2017), com o objetivo de eliminar, minimizar ou controle os riscos, as medidas de controle devem obedecer a hierarquia: 1) equipamentos de proteção coletiva (EPC), 2) medidas administrativas ou de organização do trabalho e 3) equipamentos de proteção individual (EPI).

2 - É sabido que as medidas de controle devem ser também efetivadas em três zonas distintas. Quais são elas?

As medidas de controle devem ser efetivadas em três zonas distintas: 1. Na origem (fonte); 2. Durante o percurso do risco, da origem ao receptor (ambiente); 3. No receptor (trabalhador).

3 - Diferencie EPCs de EPIs.

Por definição, EPI é todo dispositivo ou acessório de uso individual, destinado à proteção do trabalhador contra riscos à sua segurança e saúde.

Já os EPCs são dispositivos instalados e utilizados no ambiente de trabalho para a proteção coletiva. Também têm o objetivo de proteger os trabalhadores, só que em relação aos riscos coletivos existentes nos processos.

4 - No canteiro de obras estudado na aula prática, quais foram os EPIs e EPCs adequados?

Os EPIs adequados para proteger a saúde e segurança dos trabalhadores deveriam ser: macacão, botinas de segurança, óculos de segurança, luvas, capacete e protetores auditivos.

Já em relação aos EPCs, deveriam ter sido utilizados cones sinalizadores de desníveis, fitas zebradas para delimitação de área de risco, guarda-corpo para trabalho em altura com risco de quedas (ou mesmo montagem de andaimes) e redes de proteção contra quedas de objetos entre pavimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com