TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenheiro Mecânico

Por:   •  18/2/2020  •  Artigo  •  5.605 Palavras (23 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 23
  1. Engenharia de Mecânica  – 2016[pic 1][pic 2][pic 3]

Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – UNIFAE São João da Boa Vista - SP

DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE EXAUSTÃO LOCAL EM UMA FÁBRICA DE CARROCERIAS DE MADEIRA

Emílio Cazula Spezze– UNIFAE –  emiliocazula@gmail.com Felipe Manzoli Simões– UNIFAE –  felipemanzoli@live.com Matheus Henrique Campese– UNIFAE –  mazinhohc23@gmail.com

Rodrigo Leonardo Sasseron – UNIFAE –  rodrigosasseron92@gmail.com

Orientador: Prof.ª Dr.ª Mônica Maria Gonçalves

Resumo[pic 4]

Na fabricação de carrocerias de madeira observa-se grande volume de resíduos  sólidos  gerados  no  processo  de  beneficiamento,  causando  assim  o acúmulo em torno das máquinas, prejudicando o funcionamento e dificultando a circulação de operários. Diante dessa problemática, o presente estudo busca dimensionar um sistema de ventilação industrial para remover os inconvenientes na marcenaria da empresa. De forma a cumprir esse objetivo foi dimensionado um sistema de ventilação local exaustora. O projeto inclui a escolha de captores, cálculo de vazão de ar necessária em cada máquina, dimensionamento de dutos, dimensionamento de um equipamento de controle (ciclone) e cálculo da perda de carga total do sistema para a seleção de um ventilador centrífugo no mercado. Os resultados finais apresentaram uma potência relativamente baixa para o ventilador, confirmando a expectativa de viabilidade de implantação do projeto.

Palavras-chave: Resíduos de madeira. Ventilação Local exaustora. Captores. Vazão de ar.

Abstract

On the wooden truck body manufacturing, there is large volume of solid waste generated in wood treatment processes, causing accumulation on surrounding of machines, difficulting the operation and hindering the movement of workers. Faced with this problem, this study aims the design of an industrial ventilation system in order to get rid of this inconvenient in the joinery workshop. In order to fulfill this objective was been designed a local exhaust ventilation system. The Project includes the choice of captors, calculation of air flow rate required for each machine, duct dimensions, control equipment sizing (cyclone) and calculating the total system load loss for the selection of a centrifugal fan in the Market. The final results showed a relatively low power for the fan, confirming the expected viability for Project implementation.

Keywords: Wood Waste. Local ventilation exhaust. Captors. Air Flow

1.       Introdução

A   madeira   é   um   material   muito   utilizado   pelo   homem   devido   suas propriedades físicas. É aplicado frequentemente em várias etapas da construção civil, fabricação de móveis e carrocerias de madeira no setor rodoviário.

Com o processamento da madeira, são inevitáveis as perdas de material na forma de resíduos e sobras, porém, devido ao aumento do custo de matérias-primas e  insumos,  a indústria  vem  mudando  seu  conceito  para otimizar  o  uso  desses materiais, ainda assim, por motivos econômicos e ambientais. Atualmente com uma gestão ambiental, é crescente a preocupação de empresas para minimizar impactos gerados, assim como a melhoria dos processos, visando também, não menos importante, a saúde e o conforto de seus funcionários.

Os processos industriais são os maiores responsáveis pela geração de poluição. Na fabricação de carrocerias de madeira observa-se um grande volume de resíduos sólidos gerados nos processos de beneficiamento. Esses resíduos se acumulam,

dificultando a circulação de operários, aumentando o índice de manutenção em máquinas e oferecendo riscos de incêndio no ambiente fabril.

A ventilação industrial vem sendo uma ótima ferramenta no controle da poluição no ar. Quando dimensionado e selecionado equipamentos e sistemas apropriados, é possível capturar automaticamente os contaminantes através de um sistema  de  dutos  e  peças,  promovendo  segurança  à  saúde  de  funcionários, melhorias nos processos produtivos, além de garantir a homogeneidade do resíduo (sem contaminação).

O projeto propõe desenvolver um sistema de ventilação local exaustora para, de maneira eficiente, resolver os inconvenientes causados pelos resíduos de madeira, gerados na marcenaria de uma fábrica de carrocerias para caminhões situada em Santo Antônio do Jardim – SP, visando proporcionar a melhoria de processos, condições de trabalho, máquinas e reaproveitamento de resíduos.

2.       Objetivos

2.1     Objetivos Gerais

Dimensionar um sistema eficiente de ventilação local exaustora para remover o volume de resíduos de madeira gerados em uma fábrica de carrocerias para caminhões.

2.2     Objetivos Específicos

Identificar uma metodologia de cálculo aplicável; Definir os parâmetros do sistema de exaustão;

Dimensionar rede de dutos e seus acessórios como expansões e curvas; Definir a capacidade do sistema;

Selecionar um ventilador no mercado, adequado ao dimensionamento do sistema;

Dimensionar e selecionar um equipamento de controle da poluição do ar.

3.       Referencial Teórico

3.1     Ventilação Industrial

A ventilação de ambientes em geral, consiste na circulação do ar por meios naturais ou mecânicos, seja retirando ar de um recinto (exaustão), ou introduzindo- se ar num ambiente (insuflação). Constitui um dos mais importantes métodos de controle em processos e operações geradores de contaminantes (MESQUITA et al,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)   pdf (786.9 Kb)   docx (969.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com