TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura de um Relatório

Por:   •  31/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 4

Turma F, Grupo 1

 

  1. Trabalho nº 1: Título do trabalho

Nome1 Apeeido1 (curso número), Nome2 Apeeido2 (EM 12345), Nome3 Apeeido3 (EM 23456), Nome4 Apeeido4 (EER 34567) [pic 1]

Universidade de Évora, UC: Física Geral I, Docente: Alfred Stadler [pic 2]

(.. de .. de 2019)

 

O relatório começa com um resumo sucinto. Aqui deve dizer-se num parágrafo com três ou quatro frases o essencial do relatório, nomeadamente o que foi feito, qual era o objetivo, o que foi encontrado e qual é a principal conclusão. O resume deve fornecer a um potencial leitor informação suficiente para poder decidir se vale a pena ler o resto do relatório ou não.

 

  1. Introdução

Descrição breve (um parágrafo) dos objetivos do trabalho e dos métodos usados. Devem ser incluídas as fórmulas relevantes para o trabalho, e os símbolos usados devem ser definidos. Todas as equações devem ser numeradas, e.g.,

        𝑇 = 2[pic 3] ,        (1) 

onde T é o período do pêndulo, l o comprimento do fio e g a aceleração gravítica na superfície da terra.

 

 

  1. Procedimento experimental

Esta secção inclui uma descrição da montagem da experiência (incluir desenhos esquemáticos, não fotografias!), uma listagem dos aparelhos e instrumentos usados com indicação da precisão respetiva, e as atividades desenvolvidas. O texto não deve ser simplesmente copiado da folha das instruções fornecidos pelo docente! Os alunos devem descrever o que fizeram com suas próprias palavras.

 [pic 4]

         Figura 1: Um pêndulo com massa m suspenso dum fio          com comprimento l. O fio é fixado num suporte.

 

  1. Apresentação das medidas  

As grandezas medidas originais devem ser apresentadas nesta secção, tipicamente em forma de tabelas. O desenho das tabelas deve ser bem pensado. Por exemplo, deve ser tomado em conta quais das medidas um leitor vai querer comparar. Pode ser melhor mostrar os resultados de vários ensaios diferentes na mesma tabela.  

Todos os símbolos usados devem ser definidos, e na tabela deve também ser especificado quais são as unidades usados (na cabeça da tabela, não escrever as unidades após cada número!). É importante indicar a incerteza estimada das grandezas medidas, e apenas os algarismos significativos devem ser escritos.  

 

x (cm)

y (s)

z (g)

v (m/s)

23.1

1.05

11.12

0.254

25.0

1.08

12.30

0.553

... 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

 

         Tabela 1: Resultados das grandezas medidas x, y, z e v. As

         incertezas em x são 0.3 cm, em y 0.06 s, em z 0.02 g, e em v

         0.001 m/s.  

 

É importante fornecer os dados originais, como foram realmente medidas (sem conversão de unidades ou cálculos intermédios). Isso permite eventualmente corrigir erros sistemáticos ou erros de cálculo.

 

  1. Análise dos dados

Nesta secção devem ser apresentadas as fórmulas e operações matemáticas usadas para chegar aos resultados finais. Deve ser dada toda a informação necessária para reproduzir os resultados finais a partir dos dados originais da secção anterior. Sempre que possível, os resultados devem ser apresentados em tabelas e gráficos. Todas as grandezas mostradas nas tabelas e nos gráficos devem ser definidas e as unidades especificadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (741.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com