TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução Da Tecnologia 3G

Trabalho Escolar: A Evolução Da Tecnologia 3G. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 7

EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO MOVEL 3G E O ADVENTO DA 4G

A comunicação móvel revolucionou o mercado das telecomunicações, desde a descoberta da telefonia ate hoje, tornou-se um campo abrangente e de mudanças constante. A demanda por serviços de voz e dados sem fio, com cobertura satisfatória, tem crescido demasiadamente e com perpesctivas de evolução constante. Entretanto, esta revolução tecnológica só tornou possível graças ao conceito de comunicação celular.

O grande desafio atual das operadoras é proporcionar serviços com qualidade, e capaz de suprir uma área cada vez mais exigente e com amplo mercado em pleno desenvolvimento, porém em pleno auge da tecnologia 3G e com a entrada da 4G, ainda em muitos estados do território nacional este sinal está longe da realidade apresentada pelo marketing das operadoras, sendo que em muitas áreas o 2G tem sido a solução de comunicação.

A primeira geração dos sistemas moveis ficou caracterizada pela modulação analógica de sinal, que logo foi substituída pela tecnologia digital, dado inicio a segunda geração. No entanto antes mesmo da exploração desta fase tecnologia, iniciou-se o desenvolvimento da terceira geração, cujo objetivo era fornecer aos usuários taxas mais elevadas de transmissão com maior qualidade e volume de dados.

Este trabalho tem o objetivo de efantizar a tecnologia 3g e apresenta-la de forma clara, seu conceito, sua arquitetura e suas principais características e demonstrar os principais pontos entre esta tecnologia e a próxima que iniciou-se apartir de 2011 no Brasil a 4G.

1 - A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO MOVEL

1.1 - Primeira geração 1G

O primeiro sistema funcionava em pequenas cidades ou região denominada de células, nome que deu origem ao sistema de telecomunicação sendo que estas regiões são servidas pelos seus próprios rádios transmissoras de baixa potencia. Quando a chamada de um celular alcança a torre de transmissão e recepção, a mesma é transferida para um sistema de telefonia fixa. Cada celular possui diversos canais com o objetivo de fornecer serviços a muitos usuários simultaneamente, sendo que estas celular são automaticamente transferidas de uma para outra a medida que um usuário se movimenta dentro de uma determinada área de cobertura de sinal daquela célula, sem sofrer qualquer tipo de interrupção, técnica chamada de handoff.

O primeiro sistema celular conhecido foi denominado de AMPS (Advance Mobile Phone Service) e entrou em operação comercialmente em 1983. Neste tipo de rede, um circuito de voz é alocado permanentemente enquanto dura a chamada, ou seja trata-se de um serviço a conexão , neste caso só permitindo transmissão de voz. Esta tecnologia opera na faixa de 800MHz e é ultilizada em operadoras da banda A.

1.2

2- SEGUNDA GERAÇÃO 2G

O sistema analogico havia atingindo o seu limite e a necessidade de nova tecnologia que utilizaria o sistema digital, era necessário, então-se surgiu a segunda geração, apresentando diversas vantagens em relação a analogia como codificação digital de voz mais poderosa, maior eficiência espectral, melhor qualidade de voz, facilidade a comunicação de dados e criptografia.

Porém mesmo com todas as vantagens oferecidas, o sinal que agora é digital, ainda era transportado sobre tecnologia comutada a circuito, semelhante a 1G.

A primeira tecnologia 2g implantada no Brasil foi a TDMA, logo em seguida a CDMA. Entrentato logo dois grandes grupos evoluíram e se forma o CDMA e o GSM.

2.2 – TECNOLOGIAS UTILIZADA NO 2G

a) TDMA (acesso Multiplo por Divisão de Tempo)

Essa tecnologia de celular opera em 800 MHz. Os canais de freqüências são divididos em até 6 intervalos de tempo diferentes e cada usuário usa um espaço especifico, para impedir problemas de interferências. Sendo que cada portadora TDMA (AMPS) utiliza a largura de banda de 30Khz.

b) CDMA (Acesso Multiplo por divisão de codico)

Tecnologia que utilizava a técnica de espalhamento espectral (spead spectrum), na qual para um determinado canal, seria usada toda largura de banda dispovivel (1,23 MHz), muitas vezes maior do que necessária, a principio, para transmissão de um único sinal. Esse tipo de tecnologia se tornou vantajosa pois quando era considerada o modo como era utilizada. Como diversos assinantes podem utilizar exatamente a mesma banda e ao mesmo tempo, seu diferencial entre cada assinante é feita por códigos especiais associados a cada transmissão , do móvel para ERB e da ERB para o móvel sendo que cada ligação em andamento porta um código especifico, não ocorrendo o uso do mesmo código para outra chamada. Esse código permite a separação eficiente entre todas as chamadas que estão utilizando a mesma banda. A capacidade máxima alcançada depende, entre outros fatores, principalmente do controle de potencia de cada chamada e dos sinais interferentes. Quanto menor potencia, maior a capacidade (numero de chamadas simultâneas) do sistema. Esta tecnologia opera nas freqüências de 800 a 1900 MHz e concorre diretamente com o GSM. No Brasil a VIVO adotou essa tecnologia.

c) GSM (Comunicação Movel para Sistema Global )

Desenvolvida na Europa e adotada em boa parte do mundo, se difertencia-se das outras tecnologia pelo uso de cartão de memória “SIM CARDS” nos aparelhos, o que possibilitalevar as características do assinante para outros aparelhos GSM. Essa tecnologia opera nas faixas de 850, 900, e 1900MHz. Utiliza a combinação de técnicas de acesso FDMA e TDMA onde a portadora de RF do GSM (denominada de ARFCN) possui largura de banda de 200KHz que por meio da técnica TDMA, é subdividida em oito intervalo de tempo. Até 8 conversação simultâneas compartilham uma única portadora de canal 2 X 200KHz. No Brasil essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com