TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da Engenharia Civil

Por:   •  7/6/2021  •  Artigo  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACISA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA CIENTÍFICA

PROF.: JOSELITO SANTOS

ALUNO(A): DAIANE FARIAS SIQUEIRA

ATIVIDADE I DA UNIDADE I – DATA DE ENTREGA: 24/03/2021

TÍTULO: A EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA CIVIL

A Engenharia Civil iniciou na Pré História, quando o homem procurava apenas

desenvolver ambientes aconchegantes e seguros contra a natureza e seus fenômenos. O grau de complexidade se ampliou ao decorrer do tempo, demandando estruturas cada vez mais eficientes. Esses aprimoramentos trouxeram a definição de Engenharia Civil em meio à guerras e revoluções.

Passeando pela Antiguidade, verificam-se obras de irrigações, pavimentação,

construções de muros e templos entre os sumérios. As pirâmides no Egito como projetos de grande notoriedade na aplicação da Engenharia Civil. A Grécia através Arquimedes, vinculou a engenharia à ciência com aplicação de princípios físicos e matemáticos num sistema de transporte de águas em vários níveis de elevação. Roma, descobrindo o concreto, descrevendo técnicas, comportamentos, conhecimentos das ciências, da filosofia e da ética que forjariam os profissionais da área. A China desenvolveu projetos de fundações de pedra, casas de tijolos e telhados de argila, pontes suspensas de fibra de bambu e sua maior obra foi a muralha. Civilizações americanas, Maias e Incas, desenvolveram grandes complexos urbanos recheados de infraestrutura.

Já na Era Medieval (Era das Trevas) houve restrição de todo avanço a mero conhecimento prático e pouco estruturado através de artesãos, observando numeroso colapso estrutural baseado no sistema de tentativa e erro. Porém, as rodas de água foram o grande marco do período para transporte de água e movimentação de moinhos.

O Modernismo trouxe crescimento vertiginoso dos polos industriais e suas demandas para abrigar a população rural que migrava em busca de trabalho. Antes, Engenheiros Militares eram seus idealizadores, mas John Smeaton se autointitulou Engenheiro Civil, marcando o início de nova e respeitosa profissão. Logo, centros educacionais foram sendo gerados para treinar novos profissionais especializados.

Novas técnicas, novos materiais, novas demandas continuam surgindo. Logo, a

Engenharia Civil se torna a grande protagonista na transformação do meio ambiente em busca da melhoraria na qualidade de vida, respeitando aspectos sociais, econômicos e ambientais, focada na sustentabilidade, na experiência do usuário e automação de processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com