TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da Produtividade no Brasil: Comparações Internacionais

Por:   •  17/3/2020  •  Tese  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 6

SILVA F, MENEZES NF, KOMASTSU B. Evolução da produtividade no Brasil: Comparações Internacionais. Policy Palper- n°15, Insper, janeiro, 2016.

O presente artigo trata-se de uma analise de dados apresentados a partir de gráficos comparativos de questões econômicas em relação a produtividade no Brasil em relação à outros países.

Para um crescimento ao longo prazo de uma produtividade em um país é essencial converter seus insumos em produtos. O presente artigo teve como objetivo examinar o comportamento da produtividade brasileira em relação à outros países em longo prazo, e de que forma as mudanças estruturais influenciaram na produtividade agregada a economia.

O trabalho foi dividido em 6 seções, essa divisão possibilitou uma boa organização de ideias e facilitando a busca por um tópico em especifico, foram abordadas a metodologia para mensurar as variáveis como também definições conceituais, no segundo momento de apresentação do texto os autores apresentaram uma comparação internacional de longo prazo. Em sequência o Brasil foi analisado em um período mais recente. Na quarta seção foi analisado o setor industrial. Na penúltima seção houve um comparativo entre a indústria brasileira com a norte americana e por fim, as conclusões.

A metodologia utilizada pelos autores foi didática e de fácil compreensão, para análise da produtividade foi mensurada a partir do valor adicionado bruto (VAB) e o total de ocupação de cada setor. Para o comparativo foram selecionados os seguintes países: Chile, México, Estados Unidos e Coreia do Sul. Foram usados dados que cobrem o período de 1965 à 2010, a escolha dos períodos de análise foi devido aos períodos em que a produtividade brasileira viveu comportamentos distintos, com variações de crescimento e queda. A economia de cada país escolhido foi divido nos três principais setores ( Agricultura, Indústria e Serviços).

No segundo momento os autores traz uma comparação internacional de longo prazo. Foi percebido neste ponto que o Brasil, México e a Coreia do Sul no período de 1965 à 2010 tiveram comportamento semelhante partindo de uma predominância da agropecuária no início do período. O setor industrial e de serviços tiveram comportamentos parecidos até a década de 90. O setor industrial no total teve maior produtividade se tornando o setor mais produtivo em todas as economias analisadas em 2010. O Brasil mesmo apontando ganhos na produtividade entre 1950 à 2010 , o desempenho foi o menor comprando

aos outros países . Em relação ao crescimento da participação da mão de obra no setor de serviços, no Brasil e México aa produtividade acompanhou o crescimento da sua participação , os trabalhadores da agricultura contribuíram pouco em termos de valor adicionado.

No período de 1965 e 1980, houve uma taxa elevada de crescimento da produtividade agregada, onde o Brasil e Coreia do Sul apresentaram maiores taxas de crescimento. Fatos que ocorrem por consequência do avanço tecnológico como da mudança estrutural, que contribuíram de forma equivalente para o aumento da produtividade. O Brasil na década de 80 sofreu uma decomposição da produtividade de cerca de -18,7% , e nesse período foi o efeito tecnológico responsável pela queda , por outro lado a economia coreana manteve seu crescimento .

No último subperíodo de 1990 à 2010 , o México foi o único a apresentar queda da produtividade, enquanto o Chile e Coreia do Sul tiveram crescimento semelhante e o Brasil apresentou um crescimento lento. O Brasil e a Coreia do Sul tinham uma alocação de mão de obra entre os três setores parecidos em 1965, porém o Brasil apresentou dificuldades a partir de 1980, o setor de serviços foi o que apresentou maior contribuição, integralmente explicada pelo efeito da composição no Brasil. O setor industrial foi o que menos contribuiu para o crescimento da produtividade agregada. Já a Coreia do Sul teve o setor industrial com o principal contribuidor.

O Brasil teve um aumento de 18,3% na produtividade total por trabalhador em 2000, resultado que teve grande contribuição do setor de serviços com contribuição do setor agropecuário. Os dados do SCN ( Sistema de Contas Nacionais) possibilita uma análise desagregada dos que nos macrossetores. Os serviços imobiliários, Financeiros e Informação foram os setores com maior produtividade em 2013. Fato que explica o nível elevado de produtividade por esta captando parte da valorização extraordinária dos preços dos imóveis.

Na indústria o setor com maior destaque é o da extração mineral e dos serviços industriais de utilidade pública. Em relação a mão de obra que tem um grande impacto na produtividade agregada da economia. O setor agropecuário teve uma queda de 7,20 % na participação da mão de obra , correlacionado seu crescimento com a redução das suas ocupações. A indústria os setores de construção civil e a Indústria de Transformação detém a maior parte das ocupações do marcossetor. Os setores mais relevantes para a mão de obra são os Outros serviços, Comércio e Administração Pública.

A Indústria Extrativa no período de 2000 e 2013 se destacou como a setor industrial mais produtivo, porém esse crescimento não impediu uma queda de produtividade na indústria no geral. No setor de serviço os destaques foram os Serviços Financeiros, Serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com