TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Experiência do Usuário

Por:   •  3/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

A Experiência do Usuário

O tratamento da experiência do usuário na engenharia de software é uma questão subjetiva, uma vez que não se pode desenhar a experiência do usuário. Assim sendo, pode ser proposto um estudo para aprender a desenhar um produto ou serviço com a finalidade de proporcionar uma experiência satisfatória para os usuários.

De acordo com a ISO 9241-210, a experiência do usuário é entendida como todos os aspectos, de percepções a respostas de uma pessoa, resultante do uso de um sistema ou serviço.

Isto posto, a ISO 9241-210 possui seis princípios chaves, em que o projeto deve ser baseado no entendimento explícito de usuários, tarefas e ambientes, os usuários devem estar envolvidos em todo projeto e desenvolvimento do produto, deve ser conduzido e refinado por avaliações centradas ao usuário, o processo será interativo e terá de abordar toda a experiência do usuário, conjuntamente com a equipe de design que será responsável por incluir competências multidisciplinares e perspectivas.

O engenheiro de interface de software deve se atentar aos fatores de Utilidade para facilitar operações de rotina, Usabilidade, em que aborda a facilidade e eficiência no uso, a Rentabilidade, em que se dá à análise de aspectos de UX (visitantes, funil de vendas, comportamento do usuário) para aumentar a lucratividade e a Estrategibilidade, na qual engloba o design da Experiência do Usuário influenciando na estratégia do negócio.

Por conseguinte, pode se abordar, quatro atividades de projeto centrado no ser humano, que são recomendadas estarem presentes durante o projeto de qualquer sistema interativo: compreender e especificar o contexto de uso; especificar os requisitos do usuário; produzir soluções de projeto; avaliar o projeto. No contexto a ser seguido, é importante coletar e analisar a informação sobre o contexto, objetivando compreender e especificar o contexto que será aplicado ao futuro sistema. A análise de sistemas existentes ou similares pode fornecer informações sobre questões do contexto, incluindo deficiências e níveis de referência de performance e satisfação.

Bibliografia

https://simtec.fatectq.edu.br/index.php/simtec/article/download/281/223/

http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/6378/5937

https://www.caelum.com.br/apostila-ux-usabilidade-mobile-web/experiencia/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com