TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FABRICAÇÃO DE RESISTÊNCIA ELÉTRICA PARA CHUVEIROS

Por:   •  13/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  1.143 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo

A proposta do trabalho é mostrar de forma breve o processo de fabricação da resistência elétrica, explicando as etapas de sua fabricação até o produto em sua forma final, de principal uso em chuveiros elétricos a resistência popularmente conhecida como resistência de chuveiro está na grande maioria dos lares do Brasil, mas nem sempre é lembrada como um ítem de suma importância no cotidiano das famílias.

Palavras chave: Resistência, chuveiro, fabricação.

1. Introdução

Largamente utilizados pela sociedade em geral o dispositivo denominado resistor elétrico é aplicado em diversos equipamentos como chuveiros, torneiras, aquecedores, entre outros. Pode ser encontrado em diversos locais como em indústrias, área comercial ou residências tendo como função transformar energia elétrica em energia térmica, neste caso popularmente conhecido como resistência elétrica para chuveiros.

A invenção do resistor revolucionou a eletrônica abrindo um enorme campo para o desenvolvimento do setor industrial nesta área, originando ao longo do tempo pequenas fábricas e até grandes indústrias, devido a alta demanda principalmente nos países menos desenvolvidos o mercado absorve com facilidade a produção.

Por ser um produto de fabricação relativamente simples, pode ter sua produção industrializada em larga ou pequena escala e até mesmo artesanal a depender da necessidade do cliente, gigantes do setor se especializaram em produções de larga escala tendo inclusive o seu nome associado ao produto.

O objetivo deste estudo é entender como ocorre fabricação de resistência elétrica para chuveiros, item de suma importância no cotidiano das pessoas e popularmente conhecido, com vida longa ainda em suas principais aplicações.

2. Referencial teórico

Será apresentado aqui um breve parecer sobre as origens do resistor elétrico e da resistência de chuveiro, dando enfoque ao funcionamento do chuveiro e fabricação do seu principal componente.

2.1 Resistor elétrico

Em meados de 1826 o Físico alemão George Simon Ohm publicou seu trabalho “Exposição Matemática das Correntes Galvânicas”, demonstrando as leis de Ohm e dando nome a unidade de medida da resistência elétrica.

Segundo Ohm, resistência é a característica elétrica dos materiais que representa a oposição a passagem da corrente elétrica, essa oposição é provocada pela dificuldade dos elétrons livres se movimentarem pela estrutura atômica dos materiais, através da lei de Ohm foi identificado que a corrente é inversamente proporcional a resistência, sendo assim quanto mais curta for a resistência maior será a corrente circulante, resultando em geração de calor.

2.2 Chuveiro elétrico

Não se sabe ao certo a origem exata do chuveiro elétrico, mas segundo o jornal Comércio do Jahu seu primeiro registro seria de 1950 pelo italiano Lorenzo Lorenzetti, mas há relatos de que sua criação foi em 1940 pelo brasileiro Francisco Canhos, sendo este o primeiro chuveiro seguro que se tem conhecimento.

Baseado no princípio de Joule para o aquecimento através da resistência elétrica, o inventor desenvolveu um sistema onde através do uso de uma membrana de borracha e um resistor metálico de cromo, níquel ou uma liga dos dois metais consegue chegar a altas temperaturas gerando o aquecimento da água, a membrana é acionada através da pressão da água e exerce o acionamento de uma chave fazendo com que a corrente elétrica percorra a resistência gerando calor, desta forma a água em contato com o metal também se aquece.

2.3 Início da fabricação dos chuveiros elétricos

Não tem como abordar o tema “fabricação de resistência elétrica para chuveiros”, sem mencionar o próprio chuveiro elétrico, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) pode-se dizer que a certidão de nascimento do chuveiro elétrico é o "Ensaio Official nº 1 do Gabinete de Electrotechnica da Escola Polytechnica de São Paulo" (atual IEE USP - Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo), datado de 18 de janeiro de 1927. Segundo o site Wikipedia data-se de 1940 através da empresa Fame o início da produção em massa dos primeiros chuveiros elétricos, ainda em 1940 a empresa Sintex passou a comercializar um modelo mais seguro acionado por alavanca sendo a base para a fabricação de chuveiros ao longo da década, ainda em 40 Francisco Canhos desenvolveu o chuveiro automático sendo referência na fabricação até os tempos atuais, assim como o modelo de pistão desenvolvido em 1955 pela Lorenzetti, uma nova revolução foi gerada pela Corona com o lançamento do primeiro chuveiro totalmente de plástico, tornando o chuveiro seguro sendo seguida por todos os fabricante.

Com a popularização do chuveiro, tivemos claro a popularização e produção em larga escala da “resistência elétrica para chuveiro”, tema deste trabalho.

3- Metodologia da pesquisa

O trabalho será realizado com base na metodologia descritiva documental, nesse tipo de pesquisa, o cientista observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos, mas não os manipula; o pesquisador não interfere ou controla as possíveis variáveis interferentes na ocorrência estudada.

A função do pesquisador aqui é exclusivamente a de investigar a causa, a natureza, a frequência e a intensidade da ocorrência ou de determinado fenômeno e a sua relação com os demais.

O objetivo principal da pesquisa descritiva é o de estudar, levantar informações sobre um tema específico e, desta forma, auxiliar na formulação do problema de pesquisa.

4- Processo de fabricação

O processo de fabricação de um resistor passa pelas etapas de fundição da liga, trefilação, estampagem e prensagem do terminal, conforme etapas descritas a seguir.

4.1- Fundição da liga

Conforme descrito no site fultecinox (2018) a fundição de níquel cromo é o nome de um processo no qual um determinado metal é liquefeito, purificado, colocado em um molde e deixado lá para esfriar e tomar a forma pretendida, é extremamente versátil sendo um dos tipos mais comuns de fundição que existe. Por conta disso, esse processo costuma ser realizado para produzir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com