TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FACULDADE ANHANGUERA DE CAXIAS DO SUL

Por:   •  13/3/2021  •  Resenha  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2


ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE CAXIAS DO SUL

[pic 1]

Ciclo de Vida  

DOCENTE: Gabriela Jesus

ACADÊMICO:

 Giovani Gabriel Bertin RA: 386909416067

Caxias do Sul, 09 de Setembro de 2020

CICLO DE VIDA DO PRODUTO TURÍSTICO

Segundo Rose (2002), o produto turístico é constituído pelo conjunto de bens e serviços colocados no mercado para a satisfação das necessidades dos turistas. Na forma mais simples, trata-se do composto de atrativos naturais, culturais, estrutura turística, preço e comercialização. Com isso o produto turístico e o grupo de atividades econômicas de determinada região especifica visando o entretenimento do público.

 O artigo em resumo trata de uma região específica conhecida pelo turismo sustentável esse local trata-se de Bonito (MS), esta localidade encontrasse na fase de consolidação/maturidade do ciclo de vida de produtos turísticos. Os estágios de ciclo de vida deste produto são exploração, investimento, desenvolvimento, consolidação, estagnação, declínio, e talvez, rejuvenescimento.

No primeiro estagio temos uma exploração das atroçoes turísticas da localidade por um número pequeno de exploradores motivados pelas aventuras de locais com pouco contato do homem. No segundo estágio entra os moradores locais com investimentos, proporcionando um pouco de infraestrutura aos turistas, tendo nessa fase um aumento da procura pela região.

O terceiro estágio podemos caracteriza-lo pelo investimento externo e o marketing. Então, serão desenvolvidas atrações naturais e culturais e essas atrações serão complementadas com equipamentos artificiais importados. Haverá mudanças na aparência física da destinação turística que não necessariamente serão aprovadas pela população local. Nesse momento criamos o turismo comercial, aonde teremos um publico mais refinado com outras exigências, assim os recursos locais não comportam as exigências do público alvo.

No quarto estágio temos a consolidação/maturidade do turismo na região, neste momento teremos uma redução no número de turistas. Uma parcela da economia já local já está atrelada ao turismo. Com a redução do numero de turista começa o descontentamento da população local pelas grandes obras feitas. Na fase de estagnação e o momento aonde a lucratividade baixa, os equipamentos estão sucateados, neste momento o publico alvo pode mudar sendo esperado o turismo em massa.

No sexto estágio, o estágio de declínio, a destinação não será capaz de competir com novas atrações e, desta forma, tenderá a perder sua posição no mercado turístico, ambos espacialmente e numericamente. Essa destinação não atrairá mais os turistas que viajam de férias por longos períodos, mas a quantidades de turistas no final de semana crescerá se for acessível a um grande número de pessoas.

O ressurgimento parte de duas maneiras, a criação de atrações pelo homem ou reaproveitamento dos recursos da região de outra maneira. Sendo assim, para serem competitivas no mercado de turismo, as destinações turísticas devem sempre renovar sua oferta, seus atrativos, oferecendo novas experiências aos turistas, provocar o desejo da descoberta. Assim, observando as tendências do turismo mundial e se adequando para não sair de um mercado altamente competitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com