TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FACULDADE PITÁGORAS DE IMPERATRIZ

Por:   •  2/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE PITÁGORAS DE IMPERATRIZ

ENGENHARIA CIVIL – NOTURNO

3° PERÍODO

Caio Italo Pereira Saraiva

David de Sousa Almeida

Paulo Vinicius Nascimento Santos

Sérgio Henrique Furtado de Miranda Junior

Alexsandro Silva Ribeiro

Jucivan

Ray Silva

RELATÓRIO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL

REALIZADA EM LABORATÓRIO

RELATÓRIO III – PAINEL HIDROSTÁTICO

Imperatriz - MA

2018

RELATÓRIO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL

REALIZADA EM LABORATÓRIO

RELATÓRIO III – PAINEL HIDROSTÁTICO

Relatório sobre as atividades experimentais desenvolvidas em laboratório a respeito do uso dos conceitos dehidrostática e suas definições e como aplicá-las.

Imperatriz-MA, 03 de novembro de 2018.

________________________________________

Prof. Jheimison

                      Se observamos as propriedades de um líquido em equilíbrio estático, estas propriedades podem ser estendidas aos demais fluidos. Chamamos hidrostática a ciência que estuda os líquidos em equilíbrio estático.

                      Fluido é uma substância que tem a capacidade de escoar. Quando um fluido é submetido a uma força tangencial, deforma-se de modo contínuo, ou seja, quando colocado em um recipiente qualquer, o fluido adquire o seu formato. Podemos considerar como fluidos líquidos e gases. Particularmente, ao falarmos em fluidos líquidos, devemos falar em sua viscosidade, que é a atrito existente entre suas moléculas durante um movimento. Quanto menor a viscosidade, mais fácil o escoamento do fluido. A unidade de pressão no SI é o Pascal (Pa), que é o nome adotado para N/m². Matematicamente, a pressão média é igual ao quociente da resultante das forças perpendiculares à superfície de aplicação e a área desta superfície.

[pic 1]

Sendo:

P  =  Pressão (Pa)

F  =  Força (N)

A = Área (m²)

                      Quando comparamos dois corpos formados por materiais diferentes, mas com um mesmo volume, quando dizemos que um deles é mais pesado que o outro, na verdade estamos nos referindo a sua densidade. A afirmação correta seria que um corpo é mais denso que o outro.

A unidade de densidade no SI é kg/m³.

A densidade é a grandeza que relaciona a massa de um corpo ao seu volume.

[pic 2]

Onde:

D = Densidade (kg/m³)

m = Massa (kg)

V = Volume (m³)

                      Blaise Pascal (1623 - 1662) em seu "Tratado sobre o Equilíbrio dos Líquidos" (1663), aborda o seu princípio da seguinte forma: "se produzirmos uma variação de pressão num ponto de um líquido em equilíbrio, essa variação se transmite a todo o líquido, ou seja, todos os pontos do líquido, sofrem a mesma variação de pressão."

                       

                      Já o Princípio de Arquimedes, que conceitua que um corpo inteiro ou parcialmente submerso em um fluido sofre um empuxo que é igual ao peso do fluido deslocado.

Sistema I

                      O experimento tem início ajustando a artéria central na posição de 200mm após feito esse processo de ajuste, utilizou-se a seringa com prolongador para introduzir 6ml de água na artéria central.

                      Após esse procedimento foi inserido 3ml de água nos manômetros laterais do painel I cujo a altura registrada de 30mm em ambos, posteriormente fechamos a entrada ‘’C’’ resultando no acréscimo de 1 atm de pressão ao sistema em seguida a artéria central foi ajustada para a posição de 300mm afim de analisar os efeitos da pressão hidrostática exercida nos manômetros laterais esquerdo e direito do painel I. Feito isso, novas alturas foram registradas sendo 10mm(A1; A2) e 60mm(B1;B2) com isso a pressão interna no sistema 1 foi alterada, os cálculos para determinar esta nova pressão são demonstrados a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com