TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FECHADURA ELETRÔNICA

Por:   •  23/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.729 Palavras (15 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 15

FECHADURA ELETRÔNICA

Julio Gaia, Paulo Henrique e Pedro Lucas.

Professor José Jailton Junior

Resumo: Este artigo apresenta um exemplo de utilização de circuitos eletrônicos e programação com arduíno uno, cujo objetivo é projetar uma trava de segurança para portas em geral.

Palavras Chave: Circuitos eletrônicos, programação, arduíno uno e trava de Segurança.

Abstract: This paper presents an example of use of electronics and programming with arduíno uno, whose goal is to design a security lock for doors in general.

I – INTRODUÇÃO

O projeto “fechadura eletrônica” tem a finalidade de implementar uma fechadura de pequeno porte para aderir prática na segurança de qualquer residência ou estabelecimento usando tecnologia. A sofisticada fechadura tem como vantagem a implementação da chave de segurança em códigos numéricos escolhido pelo usuário, o qual restringe o controle de entrada apenas para pessoas autorizadas com máxima segurança e praticidade, pois descarta de chave convencional impossibilitando assim o risco, de perdas, extravios, furtos etc.

II – DESENVOLVIMENTO

A fechadura eletrônica é um projeto criado a partir do uso de madeira, parafusos, ferrolho comum, fios (jumpers), botão (chave momentânea), circuito integrado, resistores (10k), um motor de passo e um arduíno uno.  

A madeira e os parafusos foram utilizados para a projeção de uma estrutura totalmente adaptada para receber com precisão e exatidão cada componente em seus respectivos lugares na estrutura, e assim atribuir eficácia na finalidade do projeto.

O ferrolho comum também foi adaptado para exercer uma função de trava, o qual apresentava em uma das suas laterais um artifício com dentes de engrenagem (régua dentada), que fazia associação com a engrenagem metálica encontrada no eixo do motor de passo. Conforme é alterado o sentido de rotação do eixo do motor a trava move-se para lados opostos, travando e destravando.

Os fios e resistores, por sua vez foram utilizados pra fazer as ligações entre os componentes do projeto. Os resistores em especifico exercem sua função, que é proteger o circuito de cargas elétricas acima do limite da tensão de cada componente.

O botão (chave momentânea) fica localizado no protoboard, quando pressionado ativa a função fechar a porta, alternando a rotação do eixo do motor.

O motor de passo, geralmente encontrado em impressoras, foi utilizado como componente principal associado com a trava adaptada, cujo objetivo de todo projeto foi controlar sua rotação usando o arduíno uno. Esse tipo de motor pode ser controlado através do ângulo de rotação, velocidade, posição e sincronismo, partindo do principio de funcionamento que é a indução das bobinas para a atração do imã fixo no eixo. Por esse motivo o motor de passo nos proporciona precisão e exatidão, logo foi escolhido como componente principal do projeto em questão. Para entender o funcionamento desse motor é preciso saber que há dois tipos: unipolar e bipolar de diferentes estruturas, sendo essas, três: Relutância variável, Imã permanente e Híbrido. O motor “Stepping motor m425p-7” usado no projeto “fechadura eletrônica”, é do tipo Unipolar e estrutura Imã permanente.

[pic 1]

        A imagem acima mostra detalhadamente o motor usado no projeto. O imã fixo no eixo, gira conforme a variação das cargas das quatro bobinas que são induzidas uma a uma, com o polo magnético de polo Sul. De modo que o N (norte) do imã se alinha com a bobina induzida. Dessa forma haverá um giro do eixo, uma vez que as bobinas sejam ativadas sequencialmente, podendo ser em sentido horário ou anti-horário.

[pic 2]

        A imagem acima simula o giro completo feito pelo eixo do rotor onde se encontra o imã N/S fixo. Conforme alterna a bobina induzida (azul) o imã altera sua posição, alinhando-se sempre com a bobina que está carregada.

O arduíno, assim como as outras modalidades de micro controladores tem a função de armazenar em sua memória a programação em linguagem C, desenvolvida em seu próprio aplicativo, para controlar componentes conectados em suas portas digitais de 0 a 13, sendo esses componentes de entrada ou de saída.

A programação lógica foi primordial para aderir uma função no sistema, a qual faz a ligação entre o programador e o projeto através de linhas de comandos em uma determinada linguagem.

A linguagem C foi usada para programar o arduíno uno. Encontram-se abaixo os algoritmos seguidos de comentários, explicando a função de cada um deles.

#include //Importação da biblioteca Stepper.h, usada para controlar o motor de passo.

const int passos = 30; // Define o número de passos para o motor.

int botao=0;

int bitEntrada; // Recebe bits da entrada serial.

boolean porta=false; // Verifica a condição da porta.

Stepper myStepper(passos, 8, 9, 10, 11); // Inicializa a biblioteca Stepper, definindo os pinos 8 a 11.

void setup() {

myStepper.setSpeed(100); // Define a velocidade de rotação para 100 RPM.

Serial.begin(9600);// Inicializa a porta serial.

}

void loop() {

botao=digitalRead(3); // Lê o status do botao no pino digital 3.

if(Serial.available()>0){ // Se a porta serial estiver abilitada :

bitEntrada = Serial.read(); // bitEntrada recebe a leitura .

if(bitEntrada = 1){ // Se o bit for igual a "1" ou seja, o usuário digitou a senha corretamente.

    myStepper.step(passos); //O motor realizará o número de passos já definido, e então, abrirá a fechadura.

}

}

if(botao==HIGH && porta == false){ //Se o botão está pressionado (porta fechada)  e a fechadura fechada.

myStepper.step(0); // O motor não rotacional.

}

else if(botao==LOW){ // Se o botão não está pressionado (porta aberta).

porta = true ;

}if(botao==HIGH && porta == true){ // Se o botão estiver pressionado (porta fechada) e a fechadura aberta.

myStepper.step(-passos); // Motor gira com o mesmo número de passos, mas em sentido contrário.

porta = false ;

}

 else{ // Qualquer outra condição, motor parado.

myStepper.step(0);

}

}

        A criação da interface que irá interagir com o usuário, foi programada usando a linguem Java. Para isso foi necessário a instalação do JDK, compilador Java e o NetBeans 8.1, IDE usada para descrição das linhas de código. A interface é composta por uma janela, que contém um campo de senha em branco, dígitos de 0 a 9, botão X (apagar) e botão OK. Além disso, também foi necessário fazer a conexão NetBeans Java com a IDE de desenvolvimento do arduíno. Abaixo está descrito os códigos de conexão e os códigos que aderiram uma determinada função para cada botão da interface.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (325.8 Kb)   docx (187 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com