TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa sobre fechaduras biometricas

Por:   •  6/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 9

CEFET – MG - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE MINAS GERAIS

Engenharia de Controle e Automação

SUBSTITUIÇÃO DO MODELO CONVENCIONAL DE FECHADURAS POR SISTEMA DE BIOMETRIA

Leopoldina

07/2015

SUBSTITUIÇÃO DO MODELO CONVENCIONAL DE FECHADURAS POR SISTEMA DE BIOMETRIA

        

VITOR GARCIA MONTES CLEMENTE

                 Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, como requisito parcial para elaboração da monografia ou projeto experimental de conclusão do curso de graduação em ....

     

Leopoldina

07 - 2015

SUMARIO:

1 – Introdução……………………………………………...4

2 – Objetivo…………………………………………………4

3 – Justificativa……………………………………………..6

4 – Revisão teórica…………………………………………7

5 – Metodologia…………………………………………….9

6 – Cronograma…………………………………………….10

7 – Bibliografia……………………………………………...11

1 – INTRODUÇÃO:

        Hoje em dia, com cada vez mais a tecnologia avançando, sistemas onde tecnologias que já podem ser consideradas do passado serem substituídas por tecnologias mais atuais vem sendo cada vez mais comum, e com isso ganhamos um certo aumento na segurança pessoal de cada um.

        As fechaduras convencionais, onde ainda é necessário carregar aquele monte de chaves no bolso, podem se tornar coisa do passado sendo substituída por essa nova tecnologia que vem crescendo ultimamente no mercado, o sistema de biometria, utilizando-se de um método que pode ser considerado bem mais seguro do que as chaves, o seu próprio dedo é capaz de trancar ou abrir sua casa, com uma maior segurança aonde apenas quem for cadastrado no banco de dados do sistema terá a digital reconhecida e liberará o acesso à residência com a leitura de sua digital.

        

        

2 – OBJETIVO:

        Não que seja um grande problema, mais é um pouco chato ficar andando com aquele monte de chaves no bolso, e também hoje em dia com tanto avanço em tecnologia, e com o aumento da insegurança no mundo em que vivemos hoje, toda tecnologia que chega prometendo uma maior segurança para seus usuários é bem-vinda.

        Com um sistema que chega a ser ate um pouco simples comparado a tudo o que temos hoje em dia, utilizando-se de uma fechadura eletrônica programada em conjunto de um sistema biométrico, é um sistema eficaz. Com uma segurança consideravelmente maior do que as chaves convencionais, o sistema de biometria começa a chegar no mercado que busca uma maior segurança e tecnologia para o dia a dia.

        É uma tecnologia que como todas as outras têm o seu preço, mais considerando os preços que encontramos em tecnologias de ponta hoje em dia, não é um preço tão caro a se pagar por uma tecnologia que traz um aumento na segurança do dia a dia.

        Não é que o sistema de biométrica sozinho resolveria todo o problema de segurança de uma residência, mas, ele acrescentaria muito para uma maior segurança, traria uma maior tranquilidade para as pessoas saírem de casa sem precisar ter tanto medo de que alguém invada a residência.

        Como exemplo segue abaixo alguns dados do início do ano em uma região de São Paulo.

[1]“A região do Morumbi, em São Paulo, conhecida por abrigar mansões e prédios luxuosos, é a área de preferência de ladrões e assaltantes. Em janeiro deste ano a mídia divulgou a estatística dos assaltos a residências em São Paulo. Foram registradas, nos primeiros quinze dias do ano, 93 ocorrências, ou seja, uma a cada quatro horas. De acordo com a polícia, os crimes são mais comuns entre as 6h e 7h e no início da noite, quando as pessoas estão voltando para suas casas.”[1].

        Como podemos ver, as estáticas comprovam, o assalto a residências, principalmente em condomínio de luxo e mansões, é um número extremamente grande, com um sistema de biometria instalado, não inibiria 100% dos assaltos, mas com certeza, diminuiria drasticamente esse número.

        Com essas estatísticas, vem ficando cada vez mais difícil se falar em casa segura, em um lar seguro, já não temos mais segurança nas ruas, e agora estamos perdendo a que tínhamos em nossas residências também.

        Esse número absurdo se refere ao início do ano, e ele vem crescendo cada vez mais, infelizmente pela impunidade no nosso país, esses assaltantes que entram em residências dificilmente são pegos, com isso eles vem cada vez mais se especializando em burlar a segurança de cada casa, por isso seria interessante o início do uso desse sistema de segurança para vermos se esse número se manteria, pois esse sistema não impediria um assaltante de entrar nas residências, mas, com certeza, seria um grande obstáculo para eles, pois é uma tecnologia que garante uma excelente segurança.

        

3 – JUSTIFICATIVA:

        Esse sistema já existente no mercado, e é muito utilizado na segurança de patrimônios, mas vem crescendo nos últimos tempos em uso de segurança particular em residências.

        É um sistema que está em ascensão no mercado, apesar de o preço não ser o grande atrativo desse sistema, a facilidade e a segurança trazido por ele compensa na hora de decidir um método que dará maior segurança para as residências.

--        Esse sistema de biometria já é um grande conhecido no mercado, hoje em dia as urnas eletrônicas, os bancos e alguns smartphones mais modernos também trazem esse sistema para sua maior segurança, ou seja, sua confiabilidade já é conhecida no mercado há algum tempo, mesmo que em situações diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (186.4 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com