TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNÇÃO QUADRÁTICA

Por:   •  12/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.863 Palavras (16 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 16

AUTARQUIA MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE GOIANA – AMESG FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROFESSOR DIRSON MACIEL DE BARROS – FADIMAB[pic 1]

FUNÇÃO QUADRÁTICA – HISTÓRICO E APLICAÇÕES

José Ferreira de Souza

Fadimab

Joséferreirasousa39@gmail.com

João Paulo da Silva Santos

Fadimab

jplitys@bol.com.br

Orientador

Resumo

A presente pesquisa está diretamente vinculada ao Trabalho de Conclusão de   Curso – TCC realizado ao longo do curso de graduação em matemática ministrado pela FADMAB (Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros) em Goiana-PE.  É uma pesquisa de cunho bibliográfico e teve como objetivo. Estudar, discutir, definir, identificar a função quadrática através do gráfico e conhecer sua história através dos tempos e suas aplicações no cotidiano. Para isto, buscou-se nas literaturas atuais, entender sua origem e as posições das concavidades da parábola se é voltada para cima ou para baixo, através da construção gráfica no plano cartesiano e representá-la se é ou não uma função quadrática. Os referenciais teóricos abordados nesta investigação instigaram a fazer uma revisão de artigos, revistas e dissertações e outras literaturas vinculadas a temática em estudo.

Palavras-Chaves:função quadrática,histórico e aplicações.

Abstract

The present research is directly related to the Work of Completion of Course - TCC carried out during the course of graduation in mathematics taught by FADMAB (Faculty of Sciences and Technology Professor Dirson Maciel de Barros) in Goiana-PE.It is a bibliographic research and aimed to. Study, discuss, define, identify the quadratic function through the graph and know its history through the times and their applications in everyday life.For this, we sought in current literatures to understand their origin and the positions of the concavities of the parabola if it is turned up or down, through the graphical construction in the Cartesian plane represents it whether or not it is a quadratic function.The theoretical references addressed in this investigation instigated a review of articles, journals and dissertations and other literature related to the subject under study.

Key words:quadratic function, history and applications.

1. Introdução

Neste trabalho pretende-se analisar de forma sucinta a inserção do conhecimento de funções no ensino da educação básica brasileira, apresentaremos considerações sobre algumas pesquisas desenvolvidas na Educação Matemática, relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem da álgebra e mais especificamente da função quadrática. Nosso objetivo maior é conhecer sua história através dos tempos, definir, identificar a função quadrática através do gráfico e relacioná-la no seu cotidiano. O intento é propiciar aos leitores, uma visão mais ampla sobre o nosso tema e também sobre as investigações já desenvolvidas nessa área de conhecimento.

A função quadrática é um dos conteúdos da matemática que muitas vezes é trabalhado pela maioria dos professores apenas com aulas expositivas através de quadro e giz. Onde o aluno, tem pouca participação na aula. Isso pode tornar a aula menos interessante para o aluno, dependendo da metodologia que está sendo vivenciada pelo professor. Por esse e outros motivos, pode tornar a aprendizagem de função um obstáculo epistemológico para a formação do conceito pelo aluno.                 Portanto, faz-se necessário que o professor trabalhe uma metodologia alternativa no sentido de fomentar a curiosidade do aluno fazendo com que ele possa sentir-se mais envolvido no processo de construção de conhecimento.

           Quando um método de ensino, é utilizado da maneira correta em uma sala de aula, torna o conteúdo que está sendo abordado menos cansativo e mais atraente, além de contribuir positivamente no desenvolvimento cognitivo do aprendiz visto que o mesmo vai desenvolver seu mecanismo de aprendizagem com mais facilidade.

Atividade lúdica na sala de aula como jogos, desafios, bingos e olimpíadas envolvendo questões com função quadrática, são atividades que permitem que o aluno pratique conceitos apresentados e desperta nele o sentimento de responsabilidade pelo que foi feito. Produzir ferramentas e utilizá-las para auxiliar na aprendizagem é uma aplicação e também uma abordagem dinâmica e interativa que pode remeter na mudança da concepção errônea que as pessoas têm de que o ensino da matemática é cansativo e desestimulante.

Haus et al (2016, p. 2) comentam que prática pedagógica utilizando jogos ou outros recursos diferenciados da aula tradicional, pode fazer com que a aquisição do conhecimento seja efetivada com real objetivo do processo de ensino e aprendizagem. Corroborando com os autores, acredita-se que as dificuldades que os professores têm de trabalhar com metodologia diferenciada, recorrem a cursos de formação continuada buscando uma metodologia que propicie um maior interesse e o aprendizado por parte dos estudantes. Por outro lado, a falta de interesse dos alunos também ocorre pelo modo abstrato como a Matemática é ensinada, sem relação com o cotidiano isso pode interferir também na aprendizagem de alguns conteúdos.

De acordo com as orientações curriculares, o estudo das funções – posição do gráfico, coordenadas do ponto de máximo/mínimo, zeros da função – deve ser realizado de forma que o aluno consiga estabelecer as relações entre o“aspecto” do gráfico e os coeficientes de sua expressão algébrica. Ou seja, […] é a identificação do gráfico da função quadrática com a curva parábola e os pontos de máximo e mínimo dessas funções (BRASIL, 2006, p. 73) ainda de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs),

[...] a prática de resolução de problema estimula os alunos a buscar explicações e finalidades para as coisas, discutindo questões relativas à utilidade da Matemática, como ela foi construída, como pode construir para a solução tanto de problemas do cotidiano como de problemas ligados à investigação científica. Desse modo, o aluno pode identificar os conhecimentos matemáticos como meios que o auxiliam a compreender e atuar no mundo (BRASIL, 1998 p. 62-63).

As Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) vem apresentar um conjunto de reflexões que alimente a prática docente e que levem em consideração os diferentes propósitos da formação matemática na educação básica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (242.6 Kb)   docx (680.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com