TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação do Solo

Por:   •  16/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

Pedologia

Pedologia é a ciência que estuda o solo, sua forma, origem, classificação e propriedades.

O manto do intemperismo geralmente evolui, em suas porções mais superficiais, através dos processos pedogenéticos, para a formação dos solos.

Solos

Os produtos friáveis e móveis formados na superfície da Terra como resultado da desagregação e decomposição das rochas pela ação do intemperismo podem não ser imediatamente erodidos e transportados pelos agentes da dinâmica externa (ventos, gelo, água) para bacias de sedimentação continentais ou marinhas. Quando formados em regiões planas ou de relevo suave ou, ainda, quando estão protegidos por cobertura vegetal sofrem pouco a ação da erosão, sobretudo a erosão física ou mecânica. Nessa situação, o saprolito evolui através reorganizações estruturais efetuadas por processos pedogenéticos, dando origem aos solos.

O solo é considerado como o produto do intemperismo, do remanejamento e da organização das camadas superiores da crosta terrestre, sob ação da atmosfera, da hidrosfera, da biosfera e das trocas de energia envolvidas.

Para um saprolito tornar-se um solo, é preciso, em primeiro lugar, que nesse meio a alimentação mineral dos organismos vivos autótrofos e, em particular, dos vegetais superiores, esteja assegurada.

Formação do solo

Na porção mais superficial do perfil de alteração, o saprolito, sob a ação os fatores que controlam a alteração intempérica, sofre profundas e importantes modificações, caracterizadas por:

  • Perda de matéria, provocada pela lixiviação tanto física (em partículas) quanto química (em solução);
  • Adição de matéria, proveniente de fontes externas, incluindo matéria orgânica de origem animal ou vegetal, poeiras minerais vindas da atmosfera e sais minerais trazidos por fluxo ascendente de solução;
  • Translocação de matéria, isto é, remobilização através dos fluxos de soluções no interior do perfil (movimentos verticais e laterais) ou pela ação da fauna; e
  • Transformação da matéria, em contato com os produtos da decomposição post mortem da matéria vegetal e animal.

O solo é formado a partir da ação do clima e de organismos que atuam sobre um material de origem, no caso as rochas, que ocupam determinada paisagem ou relevo, durante certo período de tempo.

[pic 1]

Durante seu desenvolvimento o solo sofre ação de diversos processos de formação como perdas, transformações, transportes e adições. Estes são responsáveis pela transformação da rocha em solo.

[pic 2]

Fatores de formação do solo

[pic 3]

 

  • Material de origem – é a matéria prima que deu origem ao solo, podendo este ser de origem mineral (rochas e sedimentos) ou orgânica (resíduos vegetais).
  • Clima – influencia a formação do solo através da temperatura e da precipitação. Para a formação do solo, é necessário que a água esteja em estado líquido, assim locais muito frio ou muito quente, como os desertos, dificulta a formação do solo.
  • Organismos vivos – são os organismos que vivem no solo, como, por exemplo, minhocas, vegetais, insetos, fungos, bactérias, entre outros. Esses organismos têm papel importante na formação do solo, pois possibilitam a transformação dos constituintes orgânicos e minerais.
  • Relevo – Dependendo do tipo de relevo (plano, inclinado ou abaciado) a guarda  chuva pode entrar no solo (infiltração), escoar pela superfície (ocasionando erosão) ou se acumulando (formando banhados).
  • Tempo - O tempo que um solo leva para se formar depende do tipo de rocha, do clima e do relevo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (322.9 Kb)   docx (556.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com